28.10.06

UMA SENTENÇA JUDICIAL NO BRASIL DE 1833



Mais do que o conteúdo desta história de um crime que continua a ser repugnante e cobarde, o que pretendo trazer hoje aqui é a forma como se escrevia a Língua Portuguesa no Brasil, em pleno século XVIX (19).
Mas sempre vou avisando que, considerando o crescente número de violações sexuais e atentados ao pudor feminino que ainda existe em muitas mulheres, mesmo naquelas que se dizem “iguais aos homens”, é bom que os “cabras” brasileiros e os que não o são fiquem de sobreaviso, pois esta justiça (que ainda está viva e é praticada pela Lei de uma religião), eventualmente poderá voltar ao nordeste do Brasil onde Deus fecha os olhos, mas ninguém sabe se vai continuar a perdoar aos “garanhões” que usam a violência em tais situações de amor à próxima.
Feita a introdução e tendo deixado escrito um “aviso à navegação”, vamos ao texto que é a transcrição de uma sentença aplicada por um juiz de Porto da Folha (Sergipe) em 15 de Outubro de 1833, cujo original se encontra guardado no Instituto Histórico de Alagoas, a qual condenou um homem a ser capado.
"O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant'Ana, quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de tocaia em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta à dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazer a lume; e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas della de fora e ao Deus dará. Elle não conseguiu matrimonio porque ella gritou e veio em amparo della Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leises que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova.
CONSIDERO:QUE o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ella e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar, porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana; QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quiz também fazer conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas; QUE Manoel Duda é um sujetio perigoso e que não tiver uma cousa que atenue a perigançadele, amanhan está metendo medo até nos homens.
CONDENO o cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa. Nomeio carrasco o carcereiro.
Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.
Manoel Fernandes dos Santos, Juiz de Direito da Vila de Porto da Folha (Sergipe), 15 de Outubro de 1833.".
Repare-se que o juiz apenas referiu a ofendida como “mulher do Xico Bento”, o que salienta que até a católica Justiça da época considerava as mulheres um ser inferior, escravas do homem, pois não estamos a ver que ele estivesse a “proteger a honra” da abrafolada e conxanbrada com chumbregâncias do Manoel Duda, até porque mencionou na sentença o nome das donzelas Quitéria e Clarinha com quem o criminoso também tentou fazer comxanbranas…
Sergipe é um estado federado brasileiro com a capital em Aracaju (veja-se a foto acima), banhado pelo Oceano Atlântico, estando inserido na região do Nordeste e tendo como vizinhos Alagoas e Bahia.

Tem uma população próxima dos dois milhões de habitantes distribuídos por 75 municipios, alguns com nomes bonitos como Areia Branca, Divina Pastora, Ilha das Flores, Lagarto, Malhada dos Bois, Moita Bonita, Pedra Mole, Siriri e Umbaúba.

A sua economia assenta na extracção de petróleo, gás natural, agricultura e pecuária.

Na sua História aparecem, inicialmente, os Jesuítas (1575) e o fundador Cristóvão de Barros (1590, tendo antes 1571/75 sido governador do Rio de Janeiro) que venceu os piratas franceses e pacificou os indígenas sergipanos, tendo dado o seu nome à primeira capital do estado (São Cristóvão); posteriormente (1637) surgiram os Holandeses que viriam a ser expulsos pelos Portugueses em 1645.

Religiosamente, o nome de “santa” mais curioso é o da Nossa Senhora dos Homens Pretos que tem residência numa igreja em São Cristóvão, na actualidade a 4ª cidade mais antiga do Brasil e a mais velha de Sergipe, a qual está à espera que o Governo Federal reeleito chefiado por Lula da Silva, o “Presidente do Povão da Pobreza”, restitua à sua população a vida boa que já teve, apostando no turismo que pode oferecer lindas paisagens, vetustos monumentos, arte, gastronomia variada e uma heróica História para dar a conhecer aos brasileiros e portugueses de hoje, amanhã e sempre.



Texto: Marques Pereira
Fotos: autores N.I.
Webmaster: Paula Medeiros

20.10.06

A FRONTEIRA INJUSTA


Em qualquer situação, quando não se procura ser tolerante ou se ultrapassamos os limites deste, chegamos a esquecer a razão.

Acredito muito na idéia que nunca podemos fazer conclusões a respeito de algo, sem antes observarmos um todo que envolve uma situação.

A foto acima retrata a que ponto chegou às relações entre brasileiros e a opinião pública portuguesa. Nunca pensem que o que está escrito, é um fato isolado.

É a mais pura verdade na descrição do que representa hoje, os brasileiros, na sociedade portuguesa. A chegada indiscriminada de brasileiros principalmente sem formação, e devidamente acompanhados das prostitutas e marginais de mesma nacionalidade, era presumível que se ia chegar a isto.

O problema é que o assunto nunca foi devidamente tratado.

Se por um lado, o êxodo brasileiro é injustificável principalmente por ser um país de tantas potencialidades, por outro lado a incompetência portuguesa de controlar criteriosamente suas fronteiras contribuiu e muito para chegar-se a isto.

Na pratica do dia-a-dia, digo que mesmo com excessos a sociedade lusitana tem razão, pois nunca se viu uma criminalidade tão grande e freqüente em Portugal como agora.

Minha tristeza é que a intolerância e certa xenofobia punem injustamente os bons brasileiros, os descendentes e os amantes de nossa pátria irmã. Particularmente, aumenta minha ira da também incompetência dos políticos do Brasil, que levou nosso país a um descrédito tão grande e a ponto de levar os nossos jovens a imigração.

Em minha opinião o mal está feito, e não há como repor.

Séculos de cumplicidades, podem ser jogados ao lixo pela incapacidade humana dos dias atuais.

Como sempre digo, e agora com muito mais veemência: quisera eu com a mesma alegria beber uma taça de vinho numa tasca Alentejana bem como tomar uma cervejinha gelada numa praia do nordeste brasileiro.



Texto: Paulo Medeiros
Revisão: Paulinha Medeiros
Foto: Brasileiro anônimo

Dedico este texto aos amantes de Portugal, e ao mesmo tempo espero chamar a atenção das autoridades para estabelecer critérios justos nas fronteiras de Portugal, onde marginais estão a passar e pessoas de bem estão sendo humilhadas. Os brasileiros da foto acima, são cidadãos de bem, que estavam a caminho de Londres para assistir uma apresentação da cantora Madona. Ficaram retidos por mais de 8 horas no aeroporto de Lisboa. O resto, creio que dispensa comentários.....

14.10.06

JESUS: SE TU VOLTARES, OS DE ROMA MATAM-TE OUTRA VEZ...


Olá, Jesus de Nazaré, filho de Maria e José!
Nós falamos e escrevemos-Te, mas tu não podes responder
Porque te mataram há cerca de 2000 anos...

Tiraram-Te a vida, mas deixaste vivas as tuas palavras da doutrina do Amor
Que não foste Tu que as escrevestes
Mas afirmam e escreveram que de tais ideias de Paz foste o autor.

Sim, quando as palavras não morrem com os enterrados
Nenhum homem, mulher, santos, santas ou deuses amados
Nunca serão calados!

Tu nasceste judeu e filho dos pobres nazarenos José e Maria
E nos Evangelhos fizeram de Ti um deus, o Messias.

Deus, dizem “eles”, fez a Vida e a Morte e ao 7º. dia descansou
E a prová-lo é que Deus te abandonou
Na cruz em que a religião dos judeus Te matou...

Lembras-Te, nesse momento, de teres perguntado ao teu Pai do Céu:
Deus, porque me abandonaste?
Mas ele não Te respondeu
E Tu crucificado e morto ficaste.

As tuas palavras são a Tua ressurreição
E a prática do teu Amor é a vida e a salvação!

Na nova religião que fizeram da tua luta e sofrimento
Deram ao teu corpo um misterioso desaparecimento
E disseram: foi para o Céu e sentaram-O à direita de Deus
Mas eu acredito que vives na Terra à esquerda Dele!

No céu para além da Atmosfera não existem nem vivem deuses
É um Universo negro com milhares de astros longínquos a brilhar
Onde não será descoberto Deus e o seu altar
Porque o Paraíso, o Céu e o Inferno da Terra lugares são
Com cada vez mais indiferença, pobreza e escravidão
Mais injustiça, doenças e exploração.

E as religiões teimam hipocritamente em não dizer
Que preferem todos os anos ver-Te a “morrer” e a “renascer”
Numa praxe folclórica da morte-ressurreição.

Estás morto e poucos respeitam a Tua mensagem
Nem muitos daqueles que Te rezam, cantam e merecem.

A tua vida é o Amor que Te veio de um pai e uma mãe viventes de Deus
Por isso não Te encontramos na História de Israel dos teus
Onde Te revoltaste contra os sacerdotes da tua religião
Que tinha a mentalidade de um Deus-opressão
O qual Te levou a lutar por um Deus novo, alegre e com compaixão.

Não denunciaste que os deuses foram todos feitos pela Humanidade
Mas tiveste a coragem de fazer sentir essa Verdade!

Após a Tua morte os teus discípulos sofreram martírios e dor
Para erguer na Europa a Tua igreja da Pobreza e do Amor
Mas essa igreja tornou-se Riqueza e Poder
E contra a Tua doutrina de ser e igual viver
Acumulou ouro, dinheiro, terras, impôs-se a reis, governou nações
E criou exércitos que mataram inocentes cidadãos e aldeões!

Era uma autêntica União Europeia económica e poderosa
Debaixo da capa de Deus tão papista e religiosa
Que até quis ser a única representante de Deus na Terra
Lançando-se na tentativa de destruir as outras religiões com a guerra...

Se tu, Jesus Cristo, a que agora Te chamam Homem-Deus
Ressuscitasses do teu corpo para sempre desaparecido
Os de Roma matar-te-iam outra vez, mas não serias vencido!

Lutarias sempre contra a hierarquia de todos os deuses
Que parados no tempo se deixam dominar pela Política
Deixando o mundo voltar a uma Era desumana e selvagem
Que permite a muitas seitas e às religiões da voragem
Vender a tua Palavra e a tua imagem
Para criar enganos, mentiras, ilusões
E viver em palácios e templos de ostentações!

Agradecemos, nosso Jesus, a tua doutrina de Amor, Justiça e Liberdade
Mas responde-nos com toda a Verdade:
Por que é que as religiões falam do Bem e da Paz
E milhões de mortos as culpam das guerras que Deus faz?

Quanto ao resto que dizem de Ti é imaginação, demência religiosa e conversa
Que aos verdadeiros Cristãos do Amor não interessa...

(Em memória de Albino Luciani (João Paulo I), o Papa do Povo por 33 dias, que apareceu morto, assassinado, no seu quarto do Vaticano, na madrugada de 28 de Setembro de 1978, por querer aplicar as riquezas da Igreja Católica na erradicação da pobreza mundial e ter começado a limpar a Santa Sé dos negócios sujos e corruptos dos clérigos do católico Banco Ambrosiano).

Autor: Marques Pereira (Cristão-católico progressista)
Foto: F.Kay Nietefeld
Webmaster: Paula Medeiros

7.10.06

VENCEU O BOM SENSO



Felizmente, e num sentimento que já começa a contagiar a nação, o povo brasileiro através do voto legítimo e soberano conseguiu levar à eleição presidencial a segunda volta.

É necessário que o leitor europeu entenda o que se passa em nosso país, e que saiba que o atual presidente procura passar uma imagem de bonzinho e trabalhador.

Na verdade, ele é o chefe e o patrocinador de um grupo que apenas pensa no engrandecimento pessoal. É necessário saber que quase todo o seu ministério foi afastado por corrupção.

Dizer que o senhor Lula da Silva representa bem um país das dimensões e potencialidades como o Brasil é uma verdadeira piada. Dizer que o mesmo representa o trabalhador brasileiro é um terrível engano. Muito pelo contrário, toda sua política se baseia nas chamadas bolsas sociais que ele transformou em mecanismo de manobra dos pobres e dos necessitados que votam nele pensando muito mais nas migalhas que recebem do que na escolha política.

A segunda volta significa uma espécie de queda de uma máscara. Todos os segmentos pensantes e políticos deste país estão trabalhando para o esclarecimento do nosso povo e isto concorrerá para que se realidade permitir consigamos a vitória.

Vitória que não tem nem vencedor nem vencidos mas sim o restabelecimento de nossa grandiosidade.

Texto: Paulo Medeiros

Foto: Desconhecido

Montagem gráfica: Paula Medeiros