29.3.08

DENGUE


Há algum tempo atrás divulgamos aqui em nosso blogue tudo que nos foi possível acerca da febre amarela. O mesmo mosquito, é o que transmite a dengue. Chama-se Aeds aegypt, Este mosquito é talvez hoje o maior inimigo da população brasileira. Este , chegou ao Brasil, através dos navios negreiros e nesta vastidão tropical encontrou um ambiente bastante favorável.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal

Existem 4 tipos de vírus da dengue, Den 1, Den2,Den3, Den4. Esta diversidade, é que provoca uma enormidade de problemas, pois o paciente que contrai a do tipo 1 por exemplo, o seu organismo forma anticorpos para este tipo, entretanto sendo infectado por outro tipo, o desequilíbrio aumenta a possibilidade de desenvolver a forma mais perigosa que é a dengue hemorrágico
Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
Particularmente, tenho trabalhado bastante a frente de equipes na prevenção da doença. A tarefa não é fácil, pois depende de muitos fatores, mas a proliferação do mosquito tem uma característica muito especial, ou seja o mosquito se prolifera preferencialmente em água limpa. Aqui no nordeste do Brasil, quase toda a gente tem o hábito de armazenar água em casa, em caixas, depósitos etc. Assim, o mosquito encontra lugar para seus criadouros. A pulverização ambiental só é ágil para os insetos em suspensão , mas não atua nos criadouros. Este ano, aqui tivemos chuvas acima da media e assim mais água acumulada. O trabalho junto a população visa conscientizar justamente estes detalhes.
Assim a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
O leitor da Europa, deve pensar que o combate não é fácil e para exemplificar, posso por exemplo dizer, no inverno em Portugal e Espanha é comum se encontrar piscinas abandonadas. Se por ai, tivessem o mosquito em proliferação seria um desastre.
Do ponto de vista médico, os serviços de saúde devem estar preparados para tratar e bem todos os que apresentem sintomas, e quem sabe voltemos a controlar esta epidemia, que hoje esta mais restrita ao Rio de janeiro.
Para finalizar tenho a dizer o slogan:
O Brasil não pode ser derrotado por um mosquito!.

Foto: Ministério da Saúde
Texto: Paulo Medeiros
Webmaster: Paula Medeiros

22.3.08

BRASIL NEGA TERRA AO POVO SEM TERRA


Há imagens que dizem mais do que as palavras.

Esta fotografia foi feita por Luiz Vasconcelos (in “A Crítica”) em Manaus-Amazónia, no norte do Brasil. E o que mostra? Será necessário descrever a coragem e o medo de uma força policial superblindada, mais parecendo fantasmas de uma carga militar dos históricos legionários Romanos contra duas indígenas amazónicas, uma indefesa mãe geneticamente brasileira a ser agredida com um bastão na cabeça e uma criança nua ao seu colo?

Nós, Portugueses de ontem e de hoje, vemos o Brasil como um grandioso território onde existe a maior nação do Sul da América, a qual ainda tem milhares e milhares de hectares de terras por desbravar e cultivar.

Então, por que motivo os políticos negam terra a milhões de camponeses sem terra, obrigando-os a viver na fome e na miséria? Sim, à gente pobre da terra! Não àqueles “sem terra” politico-oportunistas que depois de conseguirem um pedaço dela do Estado a vendem e regressam com as mãos a abanar e palavras de ordem à frente da luta de inspirados marxistas que se acoitam no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) para manipular partidariamente a desgraça, a miséria e a pobreza de milhares de brasileiros sem esperança e sem ninguém que os ajude a ter aquilo a que têm direito: terra.

Uma senhora brasileira, descendente de emigrantes, enviou-me este texto de Evaristo Eduardo de Miranda (in livro “Quando o Amazonas Corria para o Pacífico” –Editora Vozes) que diz algo sobre a história da Amazónia e me deixou a pensar se valeu a pena os Portugueses garantirem ao Brasil a posse desta terra imensa, fértil e necessária para dar ao planeta o ar que ele precisa para viver e que não está a ser rapartida por aqueles a quem pertencia e dela necessitam para sobreviver…

"Todos defendem a Amazónia, mas ainda se ignora a violenta história da presença humana nela, antes da chegada dos Portugueses.

Poucos entendem como esse território espanhol passou ao domínio português.

Parece "natural" ela pertencer ao Brasil. Nunca foi. Os espanhóis descobriram a América (aqui acredito que seja ressaltada a figura de Cristóvão Colombo, o descobridor da América em 1492, e foram os primeiros europeus a chegar à Amazônia.

Pelo Tratado de Tordesilhas eles, os Espanhóis, eram senhores da região de fato e direito. A bacia amazônica estava em seus domínios. O que os impediu de ocupar a Amazónia?
Os espanhóis instalaram-se no estuário do Prata, entre Argentina e Uruguai, à grande distância da metrópole.Criaram bases na Venezuela e na costa pacífica. Mas não conseguiram ocupar o rio das Amazonas.

Como foi esta região de milhões de quilômetros quadrados, descoberta por espanhóis e em seu legítimo domínio, incorporada ao Brasil? Graças a Portugal.
Não foi obra do acaso. Longe de ser aleatórios, os caminhos utilizados pela Coroa Portuguesa para conquistar esse território foram recheados de estratégia política, heróicas surpresas, aventuras religiosas e muita persistência. Eles deixaram marcas no território da Amazônia, como por exemplo, no nome das cidades.
Por todo o Brasil, cidades e acidentes geográficos têm nomes vinculados ao santo do dia da fundação ou descoberta da baía de Todos os Santos. S. Sebastião do Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, rio São Francisco, etc..
Na Amazônia, não; ali as cidades reproduzem um mapa de Portugal. Seus nomes, por decisão política da Coroa. espelham localidades portuguesas como Belém, Bragança, Viseu, Barcelos, Airão Óbidos, Alenquer, Breves (cidade marajoara), Almeirim, Porto de Moz, Santarém, Alter do Chão, Aveiro, Chaves, Melgaço. Oeiras, Ourém… Estes nomes são como marcos difíceis de apagar na geografia simbólica de Amazónia luso-brasileira.
Se parece difícil cuidar hoje da Amazônia, cabe-nos lembrar que muito mais árdua e difícil foi a tarefa de nossos ancestrais Portugueses para conquistá-la e mantê-la no território nacional.
Viva Portugal"!
A terminar este comentário deixo aos Brasileiros este tema para reflexão: Porque estão a permitir o abate e a desertificação progressiva da Amazónia para que os garimpeiros e os grandes fazendeiros tirem ganhos da terra e enriqueçam à custa dela, não permitindo o mesmo aos rurais sem terra?

O que estão a fazer os políticos, Deus e os outros deuses, santos, igrejas e seitas religiosas que mantêm o povinho brasileiro manso, obediente, humilhado, explorado, a acender velas, lançar preces ao Céu e confinado à sua triste e miserável condição humana?

Não me deixem chegar à confirmação de que para o autêntico povo-povo do Brasil a escravatura ainda não foi abolida, deixada de praticar, exterminada.

O que o faz pensar a si a impressionante, chocante e real foto publicada acima?


Texto de MARQUES PEREIRA
Webmaster: Paula Medeiros

15.3.08

Estranho amor








Não me acostumarei

Em tempo algum,

Com a sabedoria

De longe de você

Viver eu...

Nunca...



Comentário: quem nunca se apaixonou que se cale, pois não viveu. Em especial a paixão carnal, sexual e tão próxima/longe do amor dos filósofos. Em muitas ocasiões nos sentimos presos a paixões e aqui, quase sempre, não funciona, tanto a inteligência quanto a razão... Eis então que, vale mais os sentidos do que a tradução destes; vale mais os sons que sua inteligibilidade; por fim, vale menos a luz do que as brumas.

Somos tudo isto, quando abrimos espaço à razão ou quando nos fechamos ao tsunami de endorfinas causado pelas paixões.

É bom vivê-las, mas ao seu tempo também é bom o desvencilhar paulatino delas conforme avançamos à beira de nossos horizontes. E tomara que tanto estes quanto aquelas se permeiem: em espaços e arrebatamentos novos!

É isso!



Texto: Luciênio Teixeira

Webmaster: Paula Medeiros

8.3.08

HOJE, 8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Não é preciso ser-se inteligente para saber e reconhecer que a Mulher é o ser mais importante da Humanidade.

Não é a Mulher a mãe e a construtora da Humanidade?

Não é por isto que os homens que fundaram e movimentam as religiões têm mantido a Mulher na maior das marginalidades e exploração humanas? E por quê? Esses homens que nos têm lançado ilusões, mentiras e procedimentos morais para a cabeça têm medo da Mulher e por isso as querem ajoelhadas, submissas, rezando ao que não existe para além da Atmosfera, essa coisa a que chamam “céu” e na realidade é o Espaço, a quase totalmente desconhecida dimensão do Universo.

Quando no dia 8 de Março de 1857, em Nova Iorque (USA), as mulheres que trabalhavam 16 horas por dia numa fábrica de têxteis e vestuário se revoltaram com uma greve contra o patronato, sendo reprimidas com cargas policiais que feriram e mataram 130 num fogo, a Mulher recordou ao mundo que existia e era uma força de trabalho a respeitar.

Neste tempo, nestas fábricas do início do Capitalismo selvagem “Made in USA”, até utilizavam crianças a partir dos 5 anos para produzir bens de consumo.

Quantas filhas infantis os patrões não deixaram ser crianças nem ir à escola?

A Mulher acordou e hoje caminha para o topo da Humanidade, porque a Mulher é mais inteligente, mais trabalhadora, mais resistente ao sofrimento, mais capaz de compreender e amar o Ser Humano.

Louvemos e adoremos a Mulher, porque ela é a essência do Mundo Humano!



Texto: MARQUES PEREIRA
Foto: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros