27.9.08

ARMAS E MILITARES NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DO BRASIL


Antes do 5 de Outubro de 2008 chegar ao Brasil (nesta data recorda-se em Portugal a Proclamação da República em 1910 e o fim da Monarquia), as eleições municipais tiveram uma campanha eleitoral violenta com assassinatos, tendo o Governo socialista de Lula da Silva sido obrigado a enviar militares fortemente armados para o meio da população, a fim de proteger os candidatos e os cidadãos brasileiros.

Isto são os sinais da Moderna Democracia ou de uma população desesperada com a vida de pobreza, furiosa por ver uns muito ricos e outros a passar fome, revoltada com a perda de qualidade de vida da classe média devido ao comportamento corrupto de muitos políticos que se “estão cagando” para o seu dever de servir honestamente e bem os eleitores que acreditaram ingenuamente nas suas “cantigas de embalar”?

Democracia é Liberdade; não deve ser a libertinagem “democrática” dos insatisfeitos, pobres, desempregados, injustiçados, abandonados pela Política, enganados e submetidos à subserviência pela Religião, oportunistas, gandulos e bandidos a pulular na maior Nação sul-americana.

Em Democracia tudo deve ser resolvido através da discussão dos problemas e reivindicações, do diálogo, participação, cedências, respeito pela Liberdade e opções dos outros.

As armas e os militares devem ser banidos de todas as eleições nas democracias. Que eles também votem, também, mas inibam-se de impor pelas armas a sua presença contra a Liberdade de cada um manifestar as suas paixões partidárias.

Deixem para as polícias a intervenção contra os cidadãos que desrespeitarem as leis e o comportamento civil democrático nestas actos fundamentais da Democracia!

Deixem as polícias manter ou repor a ordem pública e os políticos fazer a Democracia com o Povo!

Os candidatos a prefeitos e vereadores dos 5 567 municípios brasileiros devem conter-se e evitar as desordens e os conflitos violentos originados pelas paixões do povo-povo.

No “país do futebol”, o Brasil, as eleições não devem ser encaradas e realizadas como os exacerbados 90 minutos de um jogo realizado num estádio qualquer.

Haja paz, pois só através do voto bem pensado os corruptos municipais podem ser afastados da governação democrática de um município. É o que pensamos; é o que se quer sentir e ver no Brasil.

A única arma que existe em Democracia é o voto em Liberdade! Sabiam?


Texto de MARQUES PEREIRA
Foto: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros




20.9.08

Violência em Portugal


Venho observando atentamente e com apreensão os desdobramentos do assunto que é o aumento da violência em Portugal.

É notório que a cada ano a coisa vai piorando e quando adicionamos os problemas econômicos a questão ganha um contorno muito maior. Paralelo a tudo isto a sociedade naturalmente corre em busca de culpados e normalmente o primeiro que encontra cujo lado é mais fraco, esse será o grande culpado.

Como conhecedor e admirador das terras lusitanas, tenho a dizer que tudo aquilo sempre foi próximo a uma grande ilha de tranqüilidade. Há poucos anos se podia andar e transitar com toda tranqüilidade até nas grandes cidades. Mas a entrada do país na comunidade européia, a partir de 1986, fez que junto ao progresso econômico, viesse também as mazelas que o acompanham. Começaram a chegar estrangeiros de todas as partes bem como um incremento do trafico internacional de drogas. Ai o que aconteceu, o país não estava preparado suficientemente para os novos tempos e a bandidagem começou a se aproveitar , incluídos ai os bandidos brasileiros que normalmente são muito cruéis até mesmo em seu país .

Bem, na pratica sabemos que o fator violência nunca está sozinho, sabe-se que segue em conjunto com a decadência da própria sociedade; e quando a inoperância é superior aos limites da normalidade, começa a se instalar o caos.
Em Portugal cresce o aumento do desemprego, o declínio da educação e pouco se faz em pelo menos amenizar os seus malefícios. O sistema penitenciário, não esta fazendo muita diferença de muitas cidades sul americanas e para exemplificar temos a Cadeia central do Porto
Visitada pelo Conselho da Europa cinco vezes em dez anos, apresenta casos de superlotação, condições de vida não higiênicas, níveis elevados de intimidação e violência entre reclusos, facilidade de acesso a droga e pessoal insuficiente. Após a visita mais recente, é reconhecido que "foram feitos certos esforços para resolver algumas deficiências constatadas". Porém, a missão mostra-se "preocupada ao notar que tais deficiências, se bem que ligeiramente atenuadas, ainda persistem".

É uma pena muito grande que tais acontecimentos sigam a acontecer, mas a formula para solucionar nem bem sabemos se existe, pois se assim fosse aqui no Brasil já teríamos posto em pratica. Mas uma certeza tenho, o que a pratica da vida me ensinou, e sabemos que aqui as coisas começaram assim e hoje chegou onde chegou.
Espero que os portugueses não deixem acontecer, ou seja criar-se um novo Brasil na Europa. Já há noticias de comandos criminosos exatamente como nos morros do Rio de Janeiro, só que localizados bem próximo à Setúbal.

Nem aqui nem lá , homens de bem podem ficar de braços cruzados.


Texto: Paulo Medeiros
Foto: ANI- Zona da Musgueira -Lisboa
Webmaster: Paula Medeiros





13.9.08

LADRÃO MATADOR BRASILEIRO PRESO EM PORTUGAL


Em 20 de Agosto, na cidade de Setúbal, que dista 42 quilómetros a sul de Lisboa, conhecida por ter umas das baías mais lindas do mundo e a bela Serra da Arrábida, dois brasileiros assaltaram uma ourivesaria e um deles matou o proprietário com dois tiros.

O ladrão matador, Edvaldo Rodrigues, um escurinho de 20 anos de idade, foi recentemente preso.

Este criminoso já tinha recebido ordem de expulsão de Portugal, o que não cumpriu porque estava a ser procurado no Brasil por também ter matado, durante um roubo, dois jovens de 14 e 16 anos.

Não é o único caso de brasileiros fugitivos que vêm para Portugal roubar, vigarizar e matar portugueses. A polícia de fronteiras e emigração está a ser frouxa, mas ainda há políticos e jornalistas do Brasil que comentam e criticam o Governo de “pôr barreiras” à entrada de brasileiros em Portugal.

É evidente que o Brasil não é um “País de Delinquentes”, mas está a “exportar” muitos ladrões, vigaristas, assassinos, vendedores de “banha de cobra religiosa”, prostitutas e homossexuais que, como já aqui foi comentado antes, estão a sujar o bom nome do Homem e Mulher brasileiros, pelo que as fronteiras do Brasil deviam fazer uma triagem da gente que sai para a Europa, particularmente via Portugal.

As notícias que estão a chegar a Portugal também são preocupantes, pois a Democracia está a ser posta em perigo no Brasil com a onda de homicídios (8 candidatos assassinados até 12 de Setembro) durante a campanha eleitoral para as eleições municipais, o que obrigou o Governo Lula a fazer intervir o exército brasileiro, dando ao mundo uma imagem de guerra convencional contra os criminosos de rua.

Está cada vez mais inseguro e perigoso viver em Portugal e no Brasil, pelos que os respectivos governos deverão aumentar a repressão ao crime e agravar a prisão das cambadas criminosas que estão a espalhar o medo, o roubo e a morte por ambos os países.

Texto de Marques Pereira.
Foto: José Correia, in “CM”
Webmaster: Paula Medeiros



6.9.08

CANTO DA TERRA


Este é o nome do mais recente trabalho do cantor português Roberto Leal. Aparentemente, este fato poderia passar despercebido se fosse apresentado por qualquer outro artista. Entretanto, cria conotações espetaculares em se tratando do expoente Trás-montano.
Canto da terra realmente divulga a música de Trás-os-montes para o mundo, bem como divulga o mirandês que é a segunda língua oficial de Portugal. Isto mesmo! A segunda língua oficial de Portugal. O que antes fora denominado de dialeto, atualmente tem outro status.
Sim, e voltando às conotações especiais, tenho a dizer que mais uma vez o Roberto divulga a cultura portuguesa como ninguém e neste caso especialmente à sua própria terra.
Lembro-me com certo espanto o contra-senso que há em Portugal em tratar o cantor como brasileiro. A crítica e a mídia, do outro lado do oceano, nunca o respeitaram como devia e observo hoje que apenas melhorou o relacionamento.
Claro que tratar como brasileiro não é nada desmerecedor, muito pelo contrário.
É antes de tudo uma honra para nós. Me refiro principalmente ao desconhecimento do trabalho do artista em sua divulgação no estrangeiro em defesa de tudo que é português e onde é notória sua popularidade e com um enorme contributo na divulgação da cultura lusitana.
Não é à toa que no Brasil ele é mais conhecido pela população em geral do que Dona Amália Rodrigues. Não é à toa também que nos Estados Unidos, mas precisamente no estado de New Hampshire , em que se comemora o Roberto Leal’s Day.
Assim estas palavras que escrevo, espero que causem algum efeito por quem possa ser lido, pois tornou-se um objetivo nosso nas comunidades do Orkut na internet(comunidades do Roberto Leal) salvaguardar e defender seu trabalho e ao mesmo tempo procurar difundir sua capacidade inédita de grande artista e um exemplo para os que falam o português.
Em breve divulgaremos aqui uma entrevista concedida na Marinha Grande
Texto: Paulo Medeiros
Webmaster: Paula Medeiros