31.10.08

ANTÔNIO DE OLIVEIRA SALAZAR


Como todo espaço democrático deve ser, abro aqui no Lusitânia Perdida para este português que odiado por muitos e adorado por alguns, ainda se faz presente nos dias atuais.

Muitos leitores no Brasil me indagaram porque quase não se fala dele. Sei que para os participantes e colaboradores portugueses de nosso blog o seu nome é sinônimo de atraso e de um tempo de um Portugal principalmente sem liberdade.

Mas, venho através da necessidade jornalística e com o compromisso de estudar a historia venho tentar entender os fatos de antes do 25 de Abril

Com outros lusitanos que conversei, ele aparece como um nacionalista, que manteve ou tentou manter um império com força e amor a sua terra e com a principal característica de morrer no poder e assim mesmo pobre.

Antonio de Oliveira Salazar, nasceu em Vimieiro (Santa Comba Dão) em 1889 e faleceu em Lisboa em 27/07 1970. Foi ministro das finanças, foi fundador da União Nacional e também do Estado Novo ( 1933-1974).

Nacionalista ao extremo, teve de conviver com a grande maioria dos problemas do século XX, tais como: segunda guerra, e principalmente as guerras coloniais.
Embora tenha levado o país a um equilíbrio em determinado tempo, foi considerado um ditador algoz.

Com o fim da segunda guerra, e com as dificuldades econômicas, a comunidade internacional defendia o fim da colonização e Salazar praticou uma política isolacionista

Sob o lema “ orgulhosamente sós”. Esta era uma de suas características, ser auto-suficiente.

Para entender, basta ver algumas frases que o caracterizaram.

“A guerra foi por toda parte feita com liberdade possível e autoridade necessária.“

“Para cada braço uma enxada, para cada família seu lar, para cada boca seu pão.”

“Instrução aos mais capazes, lugar aos mais competentes, trabalho a todos eis o essencial.”
“Quem não é patriota, não pode ser português.”


Assim, ele teve o seu tempo, e o seu momento. O que traz curiosidade, é que nos tempos atuais, cada vez mais aparecem mais simpatizantes e jovens que não sabem nem exatamente explicar a causa. Basta dar uma olhada nas comunidades do Orkut na internet na maioria das vezes ligados a comandos de extrema direita.

Muitos deles afirmam que se fosse com ele Portugal não estaria hoje com a delinqüência, nem com tantos estrangeiros. E aí não sei o que seria dos meu compatriotas que hoje vivem no país, mas também, talvez não fosse o país mero balneário europeu.

Prefiro ver o caso através da ótica da neutralidade, e assim de sã consciência realizo apenas a pesquisa histórica.
Se há espaço para suas idéias nos dias atuais, cabe a sociedade portuguesa decidir, mas tenho de admitir que o homem fez parte da historia e teve a vida consagrada a nação . Como dizem, cometeu erros, é claro, pois era humano. Mas os princípios pelo qual lutou imagino que pensou serem justos.


Nota: Há algum tempo atrás fiz um levantamento histórico sobre o ex-presidente. Hoje republico principalmente devido a pedidos de muitos brasileiros que desconhecem quase totalmente sobre o “Salazarismo”. Nas comunidades do ORKUT na internet relacionadas sobre Portugal, quase sempre se vê muitos admiradores do antigo regime, mas que também sempre sofrem acusações de desmandos e até xenofobia. Resumidamente há correntes e idéias contraditórias, mas observo que tanto na defesa e como nas acusações tudo segue sempre a dois eixos. O primeiro deles, pertence aos que são totalmente contrários ao Salazar, e que participaram com veemência do 25 de Abril. Estes defendem sempre, que o país saiu do atraso secular e conquistaram novos e desenvolvidos caminhos. Por outro eixo, os defensores do antigo regime afirmam que eram mais pobres , mas o Portugal era senhor do próprio nariz, e que a sociedade não estaria com tantos delinqüentes e que a descolonização seria de forma mais respeitosa para com seus cidadãos.
Na óptica de muitos brasileiros, há certa simpatia com a historia do antigo regime, devido principalmente porque eles respeitavam muito Brasil, e também para exemplificar, após o 25 de abril veio para o Brasil o Marcelo Caetano, inclusive professor de universidade no Rio de Janeiro, onde viveu ate sua morte.Sua promessa foi a de jamais voltar ao seu país.

Mesmo em minhas andanças por Portugal, procurei sempre não me envolver na questão e procurei sempre entender os fatos. Infelizmente não estive em Portugal antes de 1974, mas me recordo bem que naquela época era sonho de muitos portugueses viver no Brasil, e todos em busca de uma vida melhor.

Deixemos que a história julgue!
Texto: Paulo Medeiros
Foto: Cortesia
Webmaster:Paula Medeiros

25.10.08

CORPO FEMININO: A BELEZA É TUDO?



Eu sei que a beleza do corpo não é tudo numa mulher. Mas há quem não veja mais do que é natural, maquilhado, alterado esteticamente ou do que está à vista dos olhos.

É evidente que a beleza e ser bonita e risonha é muito importante e aproximativo em todas as relações humanas, amigáveis, sentimentais e profissionais com os homens. Mas o saber conversar e os bons conhecimentos sobre os diversos assuntos relativos à Humanidade e tudo o que se relaciona com ela faz das mulheres umas criaturas mais admiradas e desejadas pelos homens que não vivem somente para o namoro e o sexo.

A inteligência e o saber são o mais relevante nas mulheres, pois aliado a estes dois predicados pessoais surge a auto-estima e as restantes “virtudes” de ser feminina.

Quanto à opinião de alguns outros, leia-se o que escreveu sobre as mulheres o brasileiro Paulo Coelho:


“Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção.

Não temos a menor idéia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação é visual, isso quer dizer que se a mulher tem forma de guitarra está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros -é uma questão de proporções, não de medidas.

As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheinhas, femininas. Essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundo. As magrinhas que desfilam nas passarelas seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são todos gays e odeiam as mulheres; e com elas competem. Suas modas são retas e sem formas: e agridem o corpo que eles odeiam porque não podem tê-los.

Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura. A elegância e o bom trato, são equivalentes a mil “viagras”.

A maquiagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a dos homens. Os cabelos, quanto mais tratados, melhor.

As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas... Porque razão as cobrem com calças longas? Para que as confundam conosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas é como ter o melhor sofá embalado no sótão.

É essa a lei da Natureza que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulêmica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranqüila e cheia de saúde.

Entendam de uma vez! Tratem de agradar a nós e não a vocês, porque nunca terão uma referência objetiva do quanto são lindas. Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda.

As jovens são lindas, mas as de 40 para cima são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o Atlântico a nado.

O corpo muda, cresce. Não podem pensar sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se auto-destruindo.

Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em Setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade, sem sabotagem e sem sofrer; quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza.

Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos “em formol” ou num spa. Viveram!

O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos.
Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se!

A beleza é tudo isto.”


Texto de MARQUES PEREIRA
Foto: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros




18.10.08

Vinho do Nordeste Brasileiro


Para todos que acompanham o nosso Blog, principalmente em Portugal, é digno de registro o aumento do consumo de vinhos no nordeste brasileiro. O outrora sempre seco sertão nordestino , graças a irrigação do São Francisco consegue mover negócios que hoje ultrapassam os milhões de reais . Claro que ainda é muito pouco, pois 90% do que é produzido no Brasil ainda esta no estado do Rio Grande do Sul, mas com o incremento dos 10% extras e oriundos do nordeste é de deixar boquiaberto qualquer historiador recente.

Toda a produção nordestina se concentra na região entre a Bahia e Pernambuco. O Oasis do “velho Chico”, criou um aglomerado de vinhedos que inclusive já muda alguns hábitos, dentre eles beber o vinho
.
Como se sabe nunca foi forte esta tradição no Brasil, onde a bebida nacional é a cerveja, e o consumo per capita quase nunca conseguia atingir 3 garrafas ano. Situação bem diferente de nossos visinhos Chile e Argentina, que chegam a consumir quase 30 litros por ano.

Essa onda nordestina segue os exemplos de outros países com climas similares como a África do sul, Austrália etc. De olho neste mercado emergente, foi que a vinícola portuguesa Dão Sul resolveu investir 4 milhões de dólares em maquinário ultra-moderno para utilizar em seus 5 mil acres de propriedades compradas em 2005.

Segundo os especialistas, além da irrigação o diferencial são às 12 horas de sol o ano inteiro, o que proporciona 5 safras de uvas para um período de 2 anos.

Os meus tempos de Europa me proporcionaram, aprender muita coisa com meus amigos de Portugal, o que foi transformando e tornando o meu paladar cada vez mais exigente. Assim jamais ousaria querer comparar alguma coisa com o que temos disponível na Europa, mas a pequena mudança dos hábitos aqui já proporciona em tempos de crise se comprar um tinto do São Francisco de boa qualidade.. E isto além de salutar demonstra também que é possível quando organizados mudar-se os costumes.

Outro aspecto também importante é que as camadas mais humildes em geral por desconhecimento e por falta de produtos de qualidade no Brasil , sempre relacionavam a bebida a dores de cabeça e muita ressaca. Lembro-me que quando criança, os adultos só compravam na Semana Santa e era comum , levar junto comprimidos de analgésicos.
E isto já mudou.. Já se incorpora a idéia dos benefícios a saúde proporcionada por esta bebida, e já há reservas de qualidade.

Para os que gostam de detalhes técnicos, as parreiras do São Francisco são irrigadas pelo sistema de gotejamento com a água do rio de mesmo nome. São plantadas as variedades Shiraz e Cabernet Sauvignion, que na verdade são as mais indicadas para o clima tropical seco.

Assim de momento só me resta convencer e tirar o Marques Pereira de seu aconchego em Portugal e vir provar aqui mais esta faceta do nordeste brasileiro.

Texto: Paulo Medeiros
Foto: Vinícola Miolo do Vale do São Francisco
Webmaster: Paula Medeiros


11.10.08

GANÂNCIA EXCESSIVA ESTOIROU COM O CAPITALISMO


Um acontecimento financeiro está a agitar o mundo, tendo origem nos Estados Unidos da América do Norte como quase tudo que de mal acontece no mundo.

O dinheiro desapareceu dos bancos norte-americanos e este desaparecimento continua por outros centros financeiros do mundo. Quem o arrecadou e o fez sair dos mercados capitalistas? E porque vai ser, mais uma vez, o povo-povo a suportar esta crise, a sofrer, principalmente a classe média?

Olhamos para trás e vemos a América USA a iniciar uma guerra apoiada numa clamorosa mentira do Presidente Bush…

E vemos a especulação que surgiu nos negócios do petróleo que são dominados pelos capitalistas descendentes do Tio Sam, a qual começou a arruinar as economias dos países pobres em matérias-primas essenciais à vida actual.

E vemos os preços dos cereais que subiram ao ponto de porem uma boa parte da Humanidade a “comer fome”…

Estes acontecimentos só têm uma razão de ser: a ganância descontrolada das seitas e cambadas do Deus Dinheiro.

Não será este o momento de o Homem compreender que o dinheiro dá Poder mas não é tudo o que a Humanidade necessita para ser feliz?

Como chegar a esta compreensão do Mundo, se os homens de Deus, embora queiram passar por santos, caridosos e agentes do Bem padecem da mesma ganância que os ateus do Capitalismo?

Dinheiro, dinheiro, dinheiro… Ouro, ouro, ouro… Petróleo, petróleo, petróleo… Terra, terra, terra… E a vida? Não será a vida e a sua saúde o mais importante para o Ser Humano?

Quer os ricos detentores do dinheiro, quer os pobres escravizados, explorados, marginalizados e esquecidos que passam a vida a estender a mão a uma côdea de pão, todos acabam da mesma maneira: mortos e sem terem aproveitado o tempo, nem a inteligência, para compreenderem que o dinheiro que parece ser tudo não serve para morrer feliz e irem para esse prometido e inexistente Céu…

Texto de Marques Pereira
Foto: Rupak de Chowdhuri
Webmaster: Paula Medeiros

4.10.08

Brasil: Eleições municipais 2008


Neste domingo (05 de outubro) se realizam as eleições municipais no Brasil. Serão escolhidos os prefeitos e os vereadores municipais dos mais de cinco mil municípios existentes no país.

É chegado o momento e a oportunidade para se aprovar ou tirar aqueles que não estão ao serviço do povo., principalmente aqueles que se aproveitam para obter favorecimentos pessoais. Aqui no Nordeste brasileiro, embora muita coisa já tenha mudado, ainda há muito no que se educar.
Infelizmente ainda há eleitores que não sabem sequer o nome dos candidatos. E é exatamente este pessoal que mais aprova o Governo Lula da Silva, que se utiliza das famosas bolsas sociais e que nada mais é que um argumento eleitoreiro. Opiniões a parte e para que nosso leitor europeu entenda o processo eleitoral, pelas leis brasileira o voto é obrigatório . Apesar deste aspecto antidemocrático, o objetivo segundo seus idealizadores foi para legitimar os vencedores eleitos. Assim toda a gente acima dos 18 anos de idade é obrigado a votar sob pena de lhes ser aplicadas as punições da lei.
Os que trabalham no processo, também são convocados obrigatoriamente e sem remuneração, embora a justiça eleitoral classifique como dever cívico.
Dia de eleição também signifique dia de lei seca, ou seja, nenhum estabelecimento pode vender bebidas alcoólicas embora toda a gente compre na véspera e leve para casa e a partir daí consuma a vontade.
Na segunda- feira normalmente as repartições publicas consideram ponto facultativo, ou seja é facultado o direito de ir trabalhar ou não e que na pratica ninguém vai.
Os menores de 18 anos que já tenham completado 16 têm o direito a votar embora tenha se criado com isto um paradoxo jurídico, pois o menor não tem responsabilidade jurídica mas pode escolher até o presidente da republica.
Outro detalhe importante, a votação é totalmente eletrônica, e considerada uma das mais ágeis do mundo onde o resultado sai praticamente no mesmo dia e algumas horas após o fechamento da mesma.
Assim este meu Brasil varonil vai seguindo seu caminho na esperança que com o potencial que temos possamos despontar sempre na ponta desta América latina que um dia será reconhecida pelo dito mundo civilizado.

Texto: Paulo Medeiros
Webmaster:Paula Medeiros