29.11.08

A Luta Para Permanecer no Cargo


Para que nosso leitor compreenda, este assunto está bastante comentado aqui no nordeste do Brasil. Numa decisão histórica o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil cassou o mandato do governador de meu estado, o da Paraíba.

Para que o leitor conheça mais, segue um pequeno relato do Sr. Cássio da Cunha Lima:

É formado em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Filho de Ronaldo Cunha Lima (PSDB), que governou o estado de 1991 a 1994 e de Maria da Glória Rodrigues Cunha Lima. Tem três irmãos: Ronaldo Filho, Glauce e Savigny.

É casado com Sílvia Almeida Cunha Lima e tem três filhos: Diogo, Marcela e Pedro.

Em: 1988: É eleito prefeito de Campina Grande pela 1ª vez com 53.720 votos, 52,3% do total. Na prefeitura, durante seu governo foram construídos o Ginásio de Esporte "O Meninão", "Museu Vivo da Ciência", reformou a Maternidade, transformando-a em "Instituto de Saúde Elpídio de Almeida" (ISEA), e ampliou significativamente o índice de saneamento básico da cidade.

2002: Renuncia ao cargo de prefeito de Campina Grande para candidatar-se a governador da Paraíba pelo PSDB, sendo eleito no segundo turno com 889.922 votos (51,35%), derrotando Roberto Paulino do PMDB. No primeiro turno obteve 752.297 votos.

2003: Toma posse como governador da Paraíba.

2006: Cássio é candidato à reeleição, derrotando no segundo turno o senador e ex-governador José Maranhão do PMDB com 1.003.102 votos (51,35% dos votos). Torna-se o primeiro político paraibano a ultrapassar a marca de um milhão de votos numa eleição. No primeiro turno, também vencido por Cássio, obteve 943.922 votos.

2007: É cassado pelo TRE/PB, no dia 30 de julho de 2007 acusado de usar um programa social da Fundação de Ação Comunitária (FAC) em benefício de sua candidatura à reeleição durante o período eleitoral de 2006, Dois dias depois, o TSE concede uma liminar que lhe garante no cargo de governador até o julgamento final do processo no TSE. Em 10 de dezembro de 2007, Cássio é novamente cassado pelo TRE por suposto uso eleitoreiro do Jornal estatal A União também durante a campanha eleitoral de 2006. Atráves de uma nova uma liminar, consegue permanecer no cargo.

2008: Tem a sua cassação pelo "Caso FAC" no TRE, confirmada por unanimidade dos votos no TSE em 20 de novembro. Apesar disso, consegue uma nova liminar, por cinco votos a dois, tendo assim tem o direito de ficar no poder até que saia o resultado final do processo.

Em toda historia contemporânea, nunca havia acontecido algo semelhante. Politicamente a Paraíba, é um dos menores estados do Brasil, ma sempre insurgiu em momentos difíceis de nossa historia contra causas perdidas. Foi assim em 1930, foi assim até quando era colônia, ao expulsar holandeses, quando os reforços de Lisboa nunca chegavam.

O momento atual é outro, mas mais uma vez temos características diferentes, pois temos um dos poucos governadores que não faz parte da base aliada do Governo Lula.

A acusação dos perdedores foi, que houve compra de votos na campanha eleitoral, baseado nas ações sociais do governo. Nada nunca ficou comprovado, mas mesmo assim o processo que se iniciou na justiça estadual, foi confirmado em Brasília. O julgamento foi um dos mais rápidos da historia, quase que cerceando os princípios de defesa. Mais de um milhão de brasileiros teve sua escolha preterida por sete juízes.

Trataram o assunto, como se tivessem retirando um simples sindico de um edifício residencial. Terminado o julgamento, iniciou-se uma verdadeira batalha jurídica que depois de tanta repercussão conseguiu que o tribunal aceitasse uma ação cautelar que permite o governador no cargo até não haver mais nenhum recurso. Ressurge assim, a esperança que se possa restabelecer a injustiça.

Argumentos é o que não faltam, mas destaco as observações magníficas do jornalista Carlos Chagas:

“O Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, por abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Concorrendo a mais um mandato, o governador teria distribuído 35 mil cheques no valor de 3,5 milhões de reais para obras assistenciais de sua administração. Não vamos entrar no mérito da decisão do TSE. Se a lei estabelece que não pode, então não pode mesmo. Só que tem um problema. Naquele ano outros governantes concorreram à reeleição no exercício de seus mandatos. Inclusive um especial, o presidente Lula. A pergunta que não quer calar é se durante a campanha, permanecendo no governo, o grande companheiro mandou sustar a distribuição do bolsa-família para os milhões de beneficiados? Não mandou nem interrompeu. Tratou-se, então, do mesmo uso eleitoral de um programa assistencial. Alguém teve coragem de solicitar a cassação do mandato do Lula? Mas as situações não seriam exatamente iguais? A conclusão não pode ser contra o presidente da República por haver implantado um programa fundamental para as populações menos favorecidas. Suspender a distribuição do auxílio equivaleria à maldade pura. Por que, então, terá sido um ato de justiça contra o governador Cássio Cunha Lima a cassação de seu mandato?"


Texto: Paulo Medeiros
Foto: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros

22.11.08

MASSACRE FOI, HUMILHAÇÃO NÃO…


Em Portugal assim se falou em “Português do Futebol” após a retumbante vitória do Brasil no jogo disputado em Gama, na periferia de Brasília, moderna capital brasileira.

Se os “canarinhos”, começando a perder por 0-1, acabaram o jogo a ganhar por 6-2, isso se deve a 90 minutos de exibição da vaidade do Cristiano Ronaldo que mais parecia a “topmodel” Gisele Bündchen a desfilar para as milhares de moças bonitas que foram vê-lo e aproveitar o evento para apoiar a equipa brasileira na recuperação que tiveram de fazer para evitar o que parecia, mas não foi, mais uma derrota frente ao “pai” Portugal.

Rendida à máscula beleza do Ronaldo, o resto da equipa dos “tugas” aproveitou por ver também a magia dos jogadores brasileiros do Brasil, não os de Portugal, e tão distraídos e “fora do trabalho” que lhes competia fazer no jogo, optaram por passar pela vergonha de quebrarem um “record” de 53 anos sem sofre seis golos.

Eu penso que Luís Felipe Scolari faz falta na selecção nacional de Portugal e isso muito se sentiu neste jogo, pois o “major” Carlos Queiroz não tem o “ar de sargentão” para mandar e obrigar a trabalhar este “onze de calões” que poderiam ter humilhado Portugal, se este jogo fosse a sério e não um particular que serviu de treino para os jogos de classificação que faltam realizar para o Mundial-2010 na África do Sul.

Que mais poderei dizer acerca deste facto futebolístico que deu uma noite e o dia seguinte de alegria para os brasileiros?

Eu continuo a ser um indesmentível e “doente” admirador do futebol criativo, empolgante e vitorioso praticado pelo Brasil.


Texto de Marques Pereira
Foto: A.N.I.
Webmaster: Paula Danielle Medeiros

15.11.08

O mundo é outro.


Realmente o mundo não é mais o mesmo. Muita coisa que antes era praticamente impossível, já esta acontecendo e sem duvida este senhor, eleito presidente da nação mais poderosa do mundo, é um exemplo disto. Não falo apenas baseado nas conotações racistas, mas sim pelo fato de ter alcançado de forma magistral o poder e além do mais democraticamente.

Nem no Brasil ainda não tivemos um presidente negro, onde essa possibilidade seria teoricamente mais fácil. O importante é absorvermos a idéia que a raça é humana e não tem cor. O ilustre senador foi eleito porque uma vasta parcela dos norte-americanos o vê como aquele que vai lhes tirar da crise.

Esta crise praticamente desmontou o dito mundo civilizado. O acontecimento esta sendo devastador para as economias, principalmente norte-americana e européia.Já se vêem declarações publicas que já é mesmo uma recessão .

Num mundo globalizado como o nosso, a praga pode correr longas distancias em pouco tempo .

Uma pergunta surge, porque tudo aconteceu tão rápido? Será que foi tão inesperado assim? Lembro-me do Dr. Leonel Brizola quando em suas oratórias falava muito do efeito mola, ou seja, literalmente tudo que aperta em cima de uma mola pode perdurar por algum tempo, mas quando se solta normalmente é um desastre.

Esse pessoal tem que saber que o básico é diminuir a distancia entre pobres e ricos. Ainda vamos ver acabar esta historia que se denominam países de 1º e terceiro mundo. Tem de se acabar com esta historia de filantropia barata e que não leva a nada. Um dia hão de desconfiar que há gente que vive abaixo da linha do equador.

Ao leitor pode parecer um desabafo de um pseudo jornalista em busca de destaque. Não é nada disto, se trata da minha responsabilidade de tentar modificar um pouco as coisas e principalmente de acreditar que se tanta coisa tem mudado, nos também temos a responsabilidade de realizar nossa parte. O mundo já começa a perceber que existimos , basta ver os participantes do grupo dos vinte. Observe que já aparecem os emergentes....

Voltando ao senador, o mesmo nasceu em Honolulu (Havaí) em agosto de 1961, filho de pai queniano e mãe americana precisamente do estado do Kansas. Sua apoteótica carreira política iniciou-se com a eleição ao senado de Illinois. É formado em ciências políticas pela universidade de Columbia e Direito pela Universidade de Harvard. Na eleição recente tornou-se o 44º presidente dos Estados unidos da América, fato que deixaria em êxtase o falecido Martin Luther King, parecido ao que aconteceu ao pastor J. Jackson.

Assim, concluímos que as relações de confiança se baseiam muito mais na esperança e na quebra de tabus que durante grande parte da historia não se imaginava modificar. Se vai dar certo não se sabe, mas definitivamente o mundo não é o mesmo!


Texto: Paulo Medeiros
Webmaster: Paula Medeiros

8.11.08

IRMÃ DULCE – O ANJO BOM DA BAHÍA



Toda a gente é naturalmente religiosa, mas uns são mais isso do que outros. Ser religioso pressupõe, em princípio, ser uma pessoa que se submete a uma religião, doutrina, deus, santo, fé, levar uma vida de amor, bondade, caridade, serviço ao próximo e possuir uma moral elevada, actualizada e não parada no tempo

A maioria dos religiosos é passiva; limita-se a rezar para si diante de imagens de barro e papel que possui em casa ou procura nas igrejas e santuários. Estes religiosos, mesmo os que dão uma moeda de vez em quando a um pedinte, não cumprem a lei fundamental cristã do serviço de Amor ao próximo.

Muitos militam pela sua instituição religiosa ou religião, têm muita conversa de bla-blá, lengalengas e imaginação, mas também eles e elas não cumprem o dever de amor e solidariedade com o próximo que sofre. São os “religiosos da treta” e da ilusão religiosa organizada. E nada mais são no conteúdo religioso e nos actos pessoais.

Outros dizem-se “pessoa de fé” porque vão à missa, rezam, trazem um símbolo religioso ao peito, frequentam grupos excursionistas que andam pelos santuários e locais sagrados deste mundo, adoram um santo de barro ou têm fé numa coisa, como, por exemplo, o corredor brasileiro Filipe Massa de automobilismo F1, da Ferrari, que adora religiosamente umas cuecas já velhas que veste nas corridas em que entra.

Poucos são os que se dedicam à prática do Bem e fazem serviço voluntário, sentimental e religioso de Amor ao próximo.

A brasileira Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nascida em 1914 e falecida a 13 de Março de 1992 em Salvador da Baía, levou a sua pura e autêntica religiosidade cristã-católica ao ponto de se tornar na caridosa freira missionária Irmã Dulce, uma santa mulher que dedicou toda a sua vida aos pobres, mendigos e outros necessitados da terra onde nasceu.

Santas e santos são isto, pessoas de Bem e do Deus autêntico, não os bonecos e bonecas de papel e cerâmica inventados e “santificados” a que o povinho e os clérigos ávidos de apresentar serviço imaginaram e passaram a adorar como “santos”, como antes de Jesus e Maomé faziam os Pagãos romanos e gregos até à chegada dos cristãos israelitas a Roma.

Entre o povo baiano a Maria Rita Pontes ficou conhecida por “Bom Anjo da Bahía”, tendo realizado e deixado uma vasta obra assistencial aos pobres, doentes, abandonados e infelizes da sociedade e da vida.

O Papa João Paulo II e a Irmã Teresa de Calcutá visitaram-na no Brasil para ver o Hospital de Santo António, o Centro Educacional Santo António que ministra cursos profissionalizantes a jovens da rua, e o Círculo Operário da Bahía que é uma escola de ofícios, espaço de cultura e recreação humana do povo humilde.

Como é destes religiosos e pessoas santas que eu gosto e admiro, que dedicam toda a sua vida à caridade, escrevi este comentário. Os missionários e as missionárias, os que realizam a missão de Amor ao próximo na Terra onde ninguém vai, são os que autenticamente praticam a Religião. Os outros deviam confessar aos deuses respectivos ter vergonha de si próprios por dizerem “Sou uma pessoa de Fé”, “Sou cristão”, “Sou católica”, “Sou religioso/religiosa praticante”, que são isto e aquilo no vasto leque de opções que há na Religião.


Texto: MARQUES PEREIRA
Fotos: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros