29.12.08

Feliz 2009




Nestes últimos dias de 2008, o mundo segue numa perspectiva não muito confiável, e com parâmetros similares ao que ocorreu nos anos 30 do século passado.
A crise mundial tem preocupado muito, principalmente a Europeus e Norte-Americanos e já se nota uma queda substancial na vida das pessoas destes países. Por aqui, abaixo do Equador, ainda não se sente muito, e chegamos a ver com temeridade , o presidente Lula pedir para que a população não se preocupe e compre o que for possível. Muitos de nossos leitores poderá ate dar risadas, mas é o que a televisão vem mostrando.
Populismo ou não, o que temos de fazer é como se diz no Brasil, vamos tocar a bola para frente e torcer para que tudo dê certo, e que o ano novo venha repleto de muita alegria e que se realizem a maioria dos nossos desejos.

Ao leitor amigo e que nos acompanha sempre, desejamos tudo isto e muito mais, e que continuemos nossa parceria determinada de podermos construir uma Lusitânia Perdida.

Texto : Paulo Medeiros

Foto: Ano Novo no Rio de Janeiro

Webmaster: Paula Medeiros





20.12.08

NATAL –QUANDO NASCEU JESUS DE NAZARÉ?




No “mundo” das religiões nada nos surpreende, tudo é imaginação, quase nada é verdade, excepto as crenças, práticas e acções de cada pessoa.

A Religião, como sabem os que vivem com os pés bem assentes na Terra, dá para criar todas as ilusões e mentiras, até para esconder as verdades que são a Terra girar em volta do Sol e de Madalena ter sido a mulher, amante e esposa de Cristo.

Os católicos sempre têm vivido com o ensinamento de que Jesus, nascido dos corpos e do amor do casal José e Maria, habitantes da pobre aldeia judaica de Nazaré, na grande Palestina de então, se deu a 25 de Dezembro de um ano até hoje desconhecido.

Os cristãos-ortodoxos, religiosos que seguem os ritos fundamentais do Cristianismo, festejam a data do nascimento do Menino Jesus a 7 de Janeiro.

E recentemente apareceu um investigador independente australiano, astrónomo, Dave Reneke, afirmando que a estrela de Natal referida na Bíblia (Evangelho de Mateus), que guiou os três reis magos até à manjedoura de Belém, surgiu em 17 de Junho, seis meses antes de 25 de Dezembro. Só lhe faltou determinar o dia e o ano do nascimento, ou Dave Reneke deixou isso para cada religião cristã marcar a data conforme a imaginação dos seus líderes? Parece que sim, pois como referi atrás a Igreja Cristã Ortodoxa crê que o judeu Jesus feito Deus pela Igreja Católica nasceu a 7 de Janeiro.

Resta-nos a certeza de que o Natal de Jesus é a grande festa do encontro de famílias na Europa e na América.

Para todas as pessoas que encontram e dão o Amor e a Paz ensinados por Jesus de Nazaré, desejamos um santo, pacífico, feliz, alegre, prendado, doce e bem mastigado Natal! E que seja o prelúdio para um 2009 melhor, próspero, com saúde!

E, se se lembrarem religiosamente do Menino, não esqueçam que Ele, já adulto e auto-denominado Filho de Deus, pediu: “Deixai vir a mim as crianças”…











Texto de Marques Pereira
Fotos: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros

13.12.08

Conflito de Roraima


A questão de Roraima se confunde com a soberania Nacional. Toda a área de fronteira esta na mãos indígenas , mas apenas como pano de fundo para as tais ONGs internacionais que ameaçam em muito nossa soberania. Este assunto está em evidencia neste momento pois o Superior Tribunal de Justiça esta neste momento julgando se os índios têm todo este direito, tão contestado pelos agricultores. Vale lembrar quês os indígenas não são tão inocentes assim, pois para exemplificar no ano passado eles receberam mais de um milhão de reais, para que os fios de alta tensão da Eletrobrás passassem por suas terras.
Todo nosso país, sempre viveu em harmonia racial, e este fato na verdade é um jogo de interesses por nossas riquezas naturais.
O jornalista Alexandre Garcia, um dos mais renomados do país, apresenta um resumo bastante interessante:
O jornalista Alexandre Garcia, da Rede Globo, disse nesta quarta-feira, 10, em seu editorial no programa Bom Dia Brasil, que o conflito que se configura em Roraima devido a Operação Upatakon III, pode ser comparado ao que aconteceu em Canudos-PE, na prisão de Antonio Conselheiro. Confira o relato feito pelo jornalista e veja o vídeo do Bom Dia Brasil.
“A liminar do Supremo pode ter evitado um banho de sangue entre brasileiros. Talvez não seja exagero comparar com o de Canudos. E chama a atenção para a gravidade do que acontece na fronteira Norte.
Os arrozeiros defendem seus interesses, apoiados por aliados indígenas, com os quais convivem em parceria, que gera alimentos para os índios. Mas também se tornaram agentes de defesa da integridade territorial e da soberania nacional. Acontece que esta e outras reservas estão na fronteira do Brasil com Guiana, Venezuela e Colômbia, e podem se tornar territórios autônomos sob a proteção da ONU (Organização das Nações Unidas).
Em setembro o Brasil assinou nas Nações Unidas a Declaração da ONU sobre Direitos dos Povos Indígenas, ainda não referendada pelo Senado. A Declaração dá direitos justos e cerceia a presença do próprio Estado em seu território. Estando na fronteira, territórios assim podem ser risco à soberania e à integridade territorial.
O governo federal já sentiu que não pode chamar o Exército para intervir no conflito. Os militares consideram que só renunciando ao juramento pétreo de defesa à soberania nacional e à integridade territorial teriam de intervir no caso.
A situação é grave. Cerca de mil resistentes, metade agricultores, metade indígenas, estão preparados com tática de guerrilha para receber a polícia. Quatro pontes e uma balsa foram interditadas, pistas de pouso foram bloqueadas com tambores e a disposição expressa por arrozeiros e seus aliados índios é defender a terra ou morrer.
De 1.747.000 hectares da reserva, os arrozeiros usam 100.000 hectares. Menos de 6% é o bolo dessa discórdia.
O governador de Roraima, ao recorrer ao Supremo, buscou a solução mais sensata. Vai “permitir que se pare para pensar na gravidade da questão e no interesse nacional em jogo”.
Para vocês leitores do estrangeiro, aqui estão algumas informações sobre o estado de Roraima:
Está situado na região Norte do país (Brasil) e tem como limites a Venezuela, Guiana, Pará e Amazonas. Ocupa uma área aproximada de 224,3 mil km2, tendo como sua capital a cidade de Boa Vista. Possui 1.922 quilômetros de fronteiras, a maior parte ocupada por terras indígenas. Quando foi descoberta pelos portugueses (em meados do século XVIII), Roraima era habitada especialmente por esses indígenas. Roraima aceita a identidade mestiça, tendo O Dia do Mestiço como data oficial no estado.
Sendo o estado mais ao norte do Brasil, seus pontos no extremo norte são o rio Uailã e o Monte Caburaí.
Roraima atualmente enfrenta um problema de invasão de terras indígenas por grileiros e madeireiros, também enfrenta (como todo o país) uma destruição dos recursos naturais com ocupações clandestinas, desmatamento e poluição de rios.
Há uma constante luta com estes indígenas pela preservação de suas terras, aqui está um exemplo:
O coordenador do Conselho Indígena de Roraima, o índio macuxi Jacir José de Souza, afirma que os 16 mil Índios que vivem na reserva Raposa Serra do Sol estão organizados para pressionar o governo federal a homologar as terras de forma contínua.
Segundo Débora Duprat, que coordena a 6ª Câmara do Ministério Público Federal, responsável pelas causas que envolvem as comunidades indígenas, o direito às terras não pode ser questionado aos índios. Na opinião da procuradora, uma pequena parcela da elite do estado está conseguindo reverter o foco das discussões.
"O direito à identidade é de fluição imediata. Não se pode protelar ou ficar ao sabor dos interesses da vez”, disse.
Este que vos escreve nunca esteve em Roraima. Lá na distante fronteira Norte, se mostra como é difícil harmonizar um país com a dimensão que tem.
Seja lá como for o Brasil há de vencer!

Texto: Paulo Medeiros e Paula Medeiros
Foto: ANI
Webmaster: Paula Medeiros

6.12.08

BR-230: A RODOVIA TRANSAMAZÓNICA QUE COMEÇA NA PARAÍBA




Esta grande estrada com 2300 quilómetros de comprimento sempre me fascinou, mas não sei explicar porquê. Terá sido por abrir “caminhos de civilização” a uma imensa Amazónia selvagem, ou por eu ser um q.b. “selvagem civilizado”?

Curiosamente, a rodovia Trans-Amazônica não começa na Amazónia, nas sim no extremo ocidental do mapa do Brasil, em Cabedelo, principal porto marítimo paraibano, no Oceano Atlântico, essencial para a vida e o comércio do estado da Paraiba, no nordeste brasileiro, distando seis quilómetros da linda cidade “onde o Sol nasce primeiro” de João Pessoa, o brasileiro que em sua homenagem foi colocado na bandeira negra e vermelha do estado um histórico “Eu NEGO” apoio ao general-presidente Washington Luís, 13º presidente do Brasil e último da “República Velha”, causando em 1930 uma revolução nacional vencedora sob o comando de Getúlio Vargas.

Cabedelo ainda conserva a Fortaleza de Santa Catarina construída pelos Portugueses em 1597 e o nome foi-lhe dado em homenagem a Dona Catarina, duquesa de Bragança, avó do 21º rei de Portugal D. João IV (1640).

Quem mandou iniciar a construção desta estrada, ora asfaltada, ora em terra batida, foi o presidente Emílio Garrastazu Médici, tendo sido inaugurada em 30 de Agosto de 1972.

Era para chegar até às fronteiras do Peru e Ecuador, mas penso que ainda não terá chegado lá por serem muitas as dificuldades e obrigar a um enorme dispêndio financeiro.

Diversos ecologistas brasileiros e estrangeiros consideram esta estrada como um atentado ao “pulmão do mundo” que é a Amazónia. E todos sabemos quantos crimes ecológicos estão ainda a serem cometidos nesta selva que vai perdendo a virgindade para satisfazer a gula do Homem, o progresso e as riquezas comerciais e industriais que todos procuram para fazer mais dinheiro mesmo que seja a adoentar e matar o planeta.

É uma “estrada de aventura” para os possuidores de viaturas com tracção às quatro rodas (jeeps), veículos “off.road”, até porque entre Outubro e Março é quase impraticável.

Saindo de Cabedelo, a transamazônica passa por Patos, Picos, Floriano, Pastos Bons, Balsas, Estreito, Araguatins, Marabá, Altamira, Itaituba, Jacareacanga, Humaitá, Labrea, Boa Vista e o município de Benjamim Constant próximo da fronteira com o Peru, que já existia em 1750 na foz do rio Javari, afluente do peruano e brasileiro Solimões, onde se localiza a aldeia índia dos Ticunas fundada pelos Jesuítas.

A BR-230 atravessa os estados de Paraíba, Piauí, Maranhão, Paraná e Amazónia.

Na foto abaixo o Forte de Santa Catarina:









Texto: Marques Pereira
Foto: A.N.I
Webmaster: Paula Medeiros