18.4.09

Mossoró- Rio Grande do Norte




O município de Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, com cerca de 250 mil habitantes, está localizada na região Oeste, a 270 km de Natal e 260 km de Fortaleza (CE).A exploração de Petróleo, a extração de sal e a produção de frutas irrigadas são as principais atividades eonômica da cidade, que ainda atrai turistas pelas suas águas termais e eventos de fatos históricos e festas juninas.

Os eventos culturais e juninos têm o apoio da prefeitura, que tornou a cidade um centro de cultura popular. Já as águas termais do Thermas Hotel têm propriedades terapêuticas e são ótimas para relaxar.

O Mossoró Cidade Junina ocorre no mês de junho. Já é o maior festejo junino do Estado. Durante todo o mês de junho a prefeitura promove uma série de shows com artistas locais e atrações nacionais.Ainda em junho, paralelo aos festejos juninos, em frente a Igreja São Vicente, é realizado de quinta-feira a domingo a partir das 21 horas o espetáculo “Chuva de Balas no País de Mossoró”, que mostra a expulsão do bando de Lampião da cidade. Música e teatro se unem nesse espetáculo com cerca de 50 personagens no palco.

O Auto da Liberdade, encenado na Estação das Artes, de 26 a 29 de setembro, é um espetáculo teatral e musical Inspirado em quatro fatos históricos da cidade. O auto mostra a saga dos movimentos libertários e de vanguarda da cidade : o Motim das Mulheres (1875); a Abolição da Escravatura (1883); a Resistência ao bando de o “Lampião” (1927); e o primeiro Voto Feminino da América Latina (1928). O auto conta com cerca de 2.500 atores e figurantes, sendo considerado um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre do mundo.Em dezembro, a cidade celebra a sua padroeira Santa Luzia, com procissão e oratório contando a vida da santa protetora dos olhos

A cidade de Mossoró se apóia nas tradições e num passado ilustrado de histórias que demonstram resistência, para espelhar um futuro promissor. Antecipou-se à libertação da escravatura, combateu o bando do cangaceiro Lampião e foi berço da primeira eleitora da América Latina.

A fruticultura tropical irrigada é um dos filões da economia de Mossoró que exporta seus produtos para mercados consumidores mais exigentes, como a Comunidade Europeia, Estados Unidos e Japão. O destaque fica com o melão. O Rio Grande do Norte é responsável por 90% da produção brasileira da fruta que é exportada.Sal, petróleo e agroindústria são referenciais da economia de Mossoró.

A vocação industrial extrativista de Mossoró a coloca hoje no pódio como principal produtora de sal e de petróleo (em área terrestre do país). Contribui com 50% da produção salineira do país e mais de 3.500 poços de petróleo, produzindo 47 mil barris/dia, colocam o município como o segundo do país. O primeiro em terra. Mossoró tem ainda uma unidade fabril de cimento.Mossoró começa a se viabilizar como pólo ceramista do Rio Grande do Norte. A empresa catarinense Itagres Revestimentos Cerâmicos já começou a construir sua filial na cidade, que vai se chamar Porcelanatti Revestimentos Cerâmnicos.

A segunda empresa do pólo será a Cerâmica Porto Rico, que já assinou protocolo de intenções com a Prefeitura de Mossoró.A carcinicultura (criação de camarões em cativeiros) está atraindo grupos nacionais e estrangeiros que vêem um mercado promissor na região salineira de Mossoró.Pelos dados do Núcleo do SEBRAE, o Município tem cadastradas 400 indústrias nos diversos ramos de atividade.
Texto: Turismo de Mossoró
Webmaster: Paula Medeiros

11.4.09

TAXAS IMORAIS DECRETADAS PELO PAPA LEÃO X


Uma das coisas que os papas da Igreja Católica sempre souberam fazer foi colher o dinheiro dos outros e acumulá-lo para riqueza pessoal, dos seus familiares, bajuladores da corte eclesiástica e da sua religião.

A Taxa Camarae foi uma lista de taxas aplicadas a quem cometesse pecados para ser perdoado e ir para o Céu. O cinismo é a característica essencial deste pacote de colecta do Poder religioso de então sobre os submetidos tementes a Deus.

Eis algumas dessas taxas cuja lista foi feita pelo papa Leão X, no ano de 1517, para conseguir dinheiro para iniciar a construção da Basílica de S. Pedro:

1. O eclesiástico que cometa o pecado da carne, seja com freiras, seja com primas, sobrinhas ou afilhadas suas, ou seja, por fim, com qualquer outra mulher, será absolvido, mediante o pagamento de 67 libras e 12 soldos.
Como acontece hoje, quem tem dinheiro Deus e a Justiça absolvem o criminoso.
2. Se o eclesiástico, além do pecado da fornicação, quiser ser absolvido do pecado contra a natureza ou de bestialidade, deve pagar 219 libras e 15 soldos. Mas se tiver apenas cometido pecado contra a natureza com crianças ou com animais e não com mulheres, pagará unicamente 131 libras e 15 soldos.
Que Justiça “divina” é esta que dá menos valor aos pecados cometidos em crianças?
3. O sacerdote que desflorar uma virgem, pagará 2 libras e 8 soldos.
Se fosse um leigo, quanto pagaria? O dobro, o triplo, ou iria sem julgamento para o Inferno que eram as prisões daquele tempo?
4. A religiosa que quiser alcançar a dignidade de abadessa, depois de se ter entregue a um ou mais homens, simultânea ou sucessivamente, quer dentro quer fora do seu convento, pagará 131 libras e 15 soldos.
A honra também tinha um preço para a limpar. Haveria moral e decência na vida clerical masculina e feminina?
5. Os sacerdotes que quiserem viver maritalmente com parentes pagarão 76 libras e 1 soldo.
Não se queixem, bispos e padres do reinado do Papa Leão X; hoje os “velhos” do Vaticano não deixam ninguém casar com alguém, mas sempre vão fechando os olhos aos que cometem o “pecado” de ser mulher, homem e ter sexualidade.
Para além disto, a referida Taxa Camarae permitia que quem cometesse o assassínio de um filho pudesse ir para o céu, desde que pagasse uma taxa muito módica quando comparada com as anteriores.
Como o leitor está a pensar, muito bem, assim: “Com papas destes a reinar no Vaticano, é preferível continuar a viver na Terra e desistir da ida para o Céu para onde foi o Papa Leão X, o qual será mais um a andar por lá a cobrar aos bem-aventurados mortos?”.

Texto: Marques Pereira
Foto: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros

4.4.09

Lula e suas contradições


Em dezembro, escrevi no nosso blog que via com temeridade as palavras do presidente Lula em que dizia que o Brasil era praticamente imune a crise Internacional. Segundo ele o que era um verdadeiro “Tsunami” para o mundo aqui no Brasil era uma “Marolinha”.

E ele foi mais alem, induziu seus aliados descamisados a consumir a vontade, pois assim este ato proporcionaria mais empregos. O que levaria ao presidente tanta confiança seria confiança mesmo ou um jogo de cena. Seria sem duvida mais um ato eleitoreiro em um momento que nos aproximamos das eleições presidenciais no Brasil. Lula quer a todo custo fazer seu sucessor.

Apesar da crise não está por aqui com aspectos tão graves como na Europa,mas o momento exige pelo menos muita cautela. Mas, o senhor Lula da Silva começou a baixar impostos (os mais altos do mundo) sem observaras conseqüências em nosso país.

Na verdade o que vejo é se tratar de um ato populista e que tem como conseqüência fazer as receitas caírem. Os municípios mais pobres (Norte e Nordeste do Brasil) que sobrevivem com o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), já não conseguem pagar suas despesas mais básicas. Aí , por ironia os mais pobres estão sendo penalizados.

É necessário fazer saber que nenhuma crise se vence decretos ou medidas criadas em gabinetes. Se assim fosse, a Europa e os Estados Unidos não estariam nas condições atuais.

O que na verdade acontece é que o presidente quis passar a imagem de “bonzinho” para a imprensa Internacional. O mundo não sabe de outros detalhes como suas bolsas sociais que na verdade é mesmo o maior programa de compra de votos do mundo, isto sem também falar em outras idéias como as quotas de vagas para negros e índios nas Universidades Públicas, o que é uma enorme contradição, pois temos o país mais miscigenado do mundo.

Que me desculpem seus asseclas, mais para quem pensa tudo isto, é um pouco demais, não acham?
Texto: Paulo Medeiros
Foto: Cartoon de Diogo Salles
Webmaster: Paula Medeiros