25.7.09

ASSIM VIVIA PORTUGAL EM JULHO DE 2009

Momentos da actualidade vividos em Portugal, num período em que as próximas eleições legislativas, a 27 de Setembro, a gripe A-H1N1 e a revisão constitucional são os temas e a preocupação dominantes. São vividos, porque os acontecimentos, os eventos, os factos e as opiniões sucedem-se à “velocidade da luz”, tão célere é a transcorrência da vida que coloca no passado quem fica para trás por minutos, horas ou no máximo por um dia. Valerá a pena sobreviver assim, a correr, a “não ter tempo” para sonhar e viver em paz, saúde e felicidade como gostaríamos?
Resta-nos Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de futebol do Mundo e o mais caro (96 milhões de euros e 25 mil por dia), agora a jogar no clube espanhol Real Madrid, aqui na Ibéria que já pertenceu metade aos Lusitanos de que descendem os Portugueses…






Os que sonham de dia têm conhecimento de muitas coisas que escapam aos que sonham de noite –Edgar Allan Poe.

BANCO GANHOU 290 MILHÕES COM MANUELA (PSD) quando foi ministra das Finanças do governo que o PSD partilhou com o CDS/PP. Foi o Citigroup, a quem foram oferecidos os impostos devidos ao Estado, para cumprir um défice orçamental de 3% em 2003. Esta negociata “made in PSD” favoreceu o Capitalismo estrangeiro, tendo o Estado aguentado o prejuízo que todos nós ainda estamos a pagar aos milhões por ano. Se ela vier a chefiar o próximo Governo, continuará a fazer estes “negócios laranja” e o povo vai ser mais sugado, esquecido e empobrecido devido às suas ideias, erros e políticas liberais-capitalistas de um PSD indubitavelmente insocial.

MANUELA MINISTRA DUAS VEZES FOI CALAMITOSA. Exprimiu uma mediocridade autoritária, tornando impossível qualquer coabitação com os governados. Ela tem uma absoluta falta de consciência social que a torna extremamente perigosa. –Baptista Bastos, jornalista e escritor.

PELA 1ª VEZ NO ALTO MINHO UMA MULHER é cabeça de lista para as eleições legislativas que se realizam em 27 de Setembro. É Rosalina Martins, natural de Paredes de Coura, no Partido Socialista (PS) de Viana de Castelo. O Alto Minho é uma bela região nortenha de Portugal onde começou a nascer Portugal e sempre existiram grandes matriarcas. Este facto é histórico, pois ali sempre têm reinado, dominado e explorado a vida os machos, os padres e os “santos” do Catolicismo.

MAIS UM “LARANJA” (PSD) ARGUIDO NAS FRAUDES DO BPN. É o quarto: Arlindo de Carvalho, ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva, actual presidente da república portuguesa. O primeiro, Oliveira Costa, acaba de sair da prisão da PJ, tapando a cara com um livro, e ficou “preso” em casa com pulseira electrónica.

DITADOR DA MADEIRA QUER TIRAR O P.C. da vida política portuguesa. Alberto João Jardim, depois de criticado e vaiado pelos democratas portugueses, mas não pelos dirigentes do PSD, veio dizer que aceitaria todas as ideologias na Constituição da República desde que nela também estivesse o Fascismo. O PC já não é o partido totalitarista de cariz soviético que se quis impor e tomar o Poder nos dois anos seguintes ao 25 de Abril de 1974. Os comunistas portugueses do PC (há outros no BE, Verdes, etc.) reduziram-se à sua dimensão eleitoral e até já usam gravata, evoluíram, já não são filhos obedientes e cegos da imperialista ex-URSS. Porém, hipoteticamente, o Comunismo opressor da Liberdade pode regressar. E também o Nazismo de Hitler, o Fascismo de Mussolini, a Inquisição cinzenta, perseguidora e assassina da Igreja Católica. Alberto João Jardim não gosta de Portugal, detesta os portugueses e quer acabar com os comunistas. A seguir deve querer a proibição dos restantes partidos de Esquerda. Depois acabaria com os padres, os negros e os imigrantes. A Assembleia da República devia legislar a reabertura da cadeia política de Peniche e meter lá, até ao fim da vida, este “laranja podre” do PSD, partido onde se esconderam milhares de salazaristas e não condenou esta proposta de Alberto João Jardim. Ele tem ideias ditatoriais fascistas, anti-democráticas e há muito que se comporta como uma besta anti-Liberdade. E é um traidor mental e político da nossa.

TUBARÃO COM DOIS METROS PESCADO NO ALGARVE defronte da praia da Quarteira. Cuidado, veraneantes de praia!

GRIPE A-H1H1: VACINAS VÃO SER GRATUITAS. Os infectados são mais e à data/hora do fecho deste texto eram 194, mas as previsões apontam para 2,5 milhões. Entretanto, a Igreja já está a enfrentar a realidade e ordenou aos padres que lavassem bem as mãos e aconselhassem os frequentadores das missas a tomar medidas de prevenção como evitar cumprimentos, beijos e a ficar em casa se tiverem sintomas gripais. Há companhias aéreas a não deixar viajar passageiros com indícios gripais. Esta gripe já matou pelo mundo 800 pessoas, mas em Portugal ainda não há mortos. Entretanto, a opinião pública já se interroga se esta gripe é uma “pandemia viral” ou uma “pandemia do lucro” lançada por um laboratório norte-americano para vender “Tamiflu”? Seja o que for, o mal está aí e há que combatê-lo para o vencer.

FORAM TRATAR OS OLHOS E SEIS FICARAM CEGOS no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. As estatísticas dizem que em Portugal um em cada 10 utentes dos hospitais sai de lá com outro mal.

HOMOSSEXUAIS IMPEDIDOS DE DAR SANGUE devido ao seu comportamento de risco que pode causar danos à saúde dos utilizadores da sua doação. As mulheres lésbicas não estão abrangidas por esta proibição do Ministério da Saúde, porquê? Elas também podem ser portadoras e transmissoras dos vírus HIV da sida e da Hepatite. E os heterossexuais que percentualmente são os mais infectados? E os bissexuais? Uns gostam de “ir ao…” e outros “vão e levam no…”. Os utentes dos hospitais aplaudem esta proibição, mas ela é “estranha” porque todos os dadores são submetidos a análises de qualidade do seu sangue. Será que os serviços de colheita de sangue do Estado não acreditam nas suas análises? Ou será que a Ciência Médica descobriu que o homossexualismo tem genes contranatura no sangue dos praticantes?

PEDÓFILO DO PORTO CONDENADO A 12 ANOS de prisão por 53 casos de abuso sexual de crianças. O seu nome: Hugo Anacleto. E os da Casa Pia, cujo processo judicial se arrasta há quatro anos e envolve “figuras graúdas” da sociedade lisboeta?...

30,1% DE IMPOSTOS NA FACTURA DA LUZ é quanto pagam os consumidores domésticos portugueses.
MAIS 2183 CRIANÇAS E MUITO MAIS FALECIMENTOS em 2008. A população residente era de 10 627 250. Os imigrantes de África e do Leste Europeu estão a contribuir bem para as estatísticas demográficas portuguesas.

440 277 IMIGRANTES LEGAIS TINHA PORTUGAL em 2008, na maioria brasileiros. E quantos ilegais? Desconhece-se o número de portugueses que foram obrigados pela crise a emigrar para a Europa, África e América. O mundo da globalização é cada vez mais de povos livres e migrantes.

SEXO: “GOSTO DE UM HOMEM QUE ME CONTROLE e não me importo que me atem à cama com lenços de seda. Há algo muito sexy em ser-se submissa ao homem” –Eva Longoria Parker, in jornal inglês “The Sun”. Pois é, mas há homens que dizem que o contrário também é muito bom…

5 DE AGOSTO: COMEÇA A VOLTINHA A PORTUGAL em bicicleta. O início tem um contra-relógio individual de dois klms. na avenida da Liberdade, em Lisboa. Termina em Viseu a 16. Vão ser percorridos 1601 quilómetros de estrada.

BOLA JÁ MEXE NOS RELVADOS em torneios, jogos de pré-temporada e eliminatórias da Taça dos Campeões Europeus e Liga Europa, mas só a partir de 16 de Agosto volta a “alegria dos portugueses” com o regresso dos campeonatos de futebol. Pelo que já se viu dos “três grandes” em jogos de pré-época e de apresentação, antecipamos os nossos parabéns ao FCPorto por “já ter ganho” um campeonato que ainda nem começou e ao Benfica por conseguir “roubar” o 2º lugar ao Sporting.

FOGOS FLORESTAIS ALASTRAM PELO PAÍS e pelo resto da Ibéria e por toda a Europa, tendo morrido bombeiros e sido desalojados habitantes de aldeias serranas e complexos turísticos. O aquecimento global está aí para durar, graças à ganância poluidora e destruidora do planeta pelo Capitalismo. Será que os jovens estão a aproveitar esta “lição, a formar opinião e a lutar contra este flagelo que pode vir a acabar com toda a vida na Terra?

Texto de Marques Pereira
Foto: ANI
Webmaster: Paula Madeiros

18.7.09

Transposição do Rio São Francisco: necessária ou precipitada?


A idéia de transposição do Rio São Francisco, nomeada como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional", existe desde a época de Dom Pedro II como solução aos problemas de seca da região Nordeste e tem orçamento atual de R$ 4,5 bilhões.

O projeto está sendo levado adiante e várias cidades que já receberam a maquinaria necessária, se preparam para as mudanças. Tais mudanças ainda não foram determinadas como positivas ou negativas, visto que não se têm claro os impactos que serão causados pela transposição nem se haverá benefício para toda a população nordestina.

Entre os impactos positivos estão o abastecimento de água, que suprirá as necessidades da população principalmente em época de seca, aumento de trabalho durante o processo de transposição (4 anos), melhor qualidade de água e ajuda com irrigação melhorando as plantações para os agricultores e a qualidade dos alimentos, o que acarretaria um menor índice de doenças.

Haverá também impactos ambientais, onde os ecossistemas próximos ao deslocamento do rio serão afetados de forma negativa, alterando a população de plantas e animais e há um risco de redução da biodiversidade, tanto no rio como em açudes que deixarão de existir ao término do projeto. Ocorrerá um êxodo em direção às águas, que irá mudar a organização social das cidades onde a população emigrou e imigrou.

A reavaliação do projeto e a tentativa de minimizar os problemas são importantes. Assegurar que a transposição seja um marco positivo também é essencial.
Nota: A transposição das águas do Rio São Francisco , é um ambicioso projeto de engenharia do governo brasileiro, cujo objetivo é levar as aguas deste rio para as zonas de seca permanente do nordeste brasileiro
.
Texto: Paula Medeiros
Foto: ANI
Nota e revisão de texto: Paulo Medeiros
webmaster: Paula Medeiros

11.7.09

MINISTRO DEU “CORNOS” AOS DEPUTADOS NUM PAÍS DE TOURADAS



Em casa de discussão política há sempre cenas de “touradas” e outros espectáculos partidários de baixeza comum. Os senhores políticos, engravatados e bem faladores, que nos sorriem em tempo de eleições, afinal também podem ser uns “broncos” em Portugal, no Brasil e pelo resto deste mundo onde há Democracia e Liberdade para pensar, dizer, opinar, irritar ou achincalhar o próximo.

Estes cornos gestuais foram armados na “arena” da Assembleia da República Portuguesa, facto que obrigou o primeiro-ministro José Sócrates a demitir imediatamente o seu ministro da Economia ainda na sede da deputação (Palácio de S. Bento, em Lisboa) onde ainda decorria o debate anual sobre o Estado da Nação.

Manuel Pinho, independente, não militante do PS, que foi administrador do Banco Espírito Santo (BES) e um bom ministro, não gostou da “faena” do comunista Bernardino Soares (que lhe chamou “mentiroso” quanto às dificuldades laborais nas minas de Aljustrel, no Alentejo) e com os dedos indicadores fez e dirigiu-lhe dois “cornos” que colocou na sua própria testa. Não lhe quis chamar-lhe “cornudo”, pois esse gesto faz-se com uma mão apenas, com o polegar a dobrar os dedos do meio e a esticar o indicador e o mínimo.

Bono, vocalista dos U2, faz sempre este gesto aos milhares de jovens e adultos que o vão ver e ouvir aos seus concertos, não se indignando nenhum e até lhe batem palmas.

Surpreendentemente, os deputados, o Presidente da Assembleia da República, o Presidente da República, o Partido Socialista, o Partido (in)Social Democrático, o CDS/Partido Popular, o Partido Comunista e até o “bocas porcas” Alberto João Jardim, (presidente da Região Autónoma da Madeira) ficaram indignados e consideraram esta cena um “episódio muito grave, insólito, lastimável”.

Os deputados portugueses esqueceram-se das “touradas” que têm acontecido no “lugar sagrado” do palácio de S. Bento, na Assembleia da República?

E na Madeira, onde AJ Jardim tem proferido palavras ofensivas como no tempo fascista contra o PR, PM e de incitação à separação da ilha de Portugal?

Nenhum se recordou que “eles” são eleitos pelo povo-povo, mas governam para si próprios e defesa dos interesses das suas cambadas.

A deputação nacional portuguesa não responde às petições dos cidadãos, o que é democraticamente mais grave, vergonhoso, insultuoso, lamentável e de grande indignidade democrática.

Por favor, políticos portugueses em exercício: façam política decente e não tornem este País mais merdoso do que é. Tenham vergonha! Não se esqueçam do Povo-povo que lhes dá os votos, o Poder. E não voltem a ofender os bois, os cabrões e os carneiros servindo-se dos cornos deles, nem que a próxima cena do ridículo parlamentar seja andar ao murro, à dentada ou à cadeirada!

Texto de Marques Pereira
Foto: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros

4.7.09

Gripe A no Brasil


Continuando, principalmente devido aos interesses de nossos leitores, tenho a descrever o avanço da gripe no Brasil.

Embora as autoridades insistam em dizer que não é preocupante a situação no país, particularmente começo a discordar principalmente depois do aumento excessivamente rápido de casos. Estamos já com 680 casos( até este momento) e a principal porta de entrada tem sido através de pessoas que estavam no exterior em viagens. O aumento é muito rápido na fronteira sul, com pessoas vindas da Argentina, onde a pandemia clássica esta claramente descontrolada. A prova disto é que o ministro da Saúde daquele país foi substituído pela Presidenta Cristina Kirchiner.

O aumento lá na Argentina esta preocupante , principalmente depois da noticia de 11 mortes em 48 horas. O crescimento ocorre na região de Buenos Aires.
Outro fator é o fato de começar o inverno no hemisfério sul, isto favorece a disseminação do vírus.

Além de fazer fronteira com o Brasil, nesta época é comum a ida de turistas brasileiros passar as férias de inverno por lá. O ministério da Saúde inclusive já recomenda as pessoas cancelarem estas viagens. Na região de fronteira o caos esta instalado, pois é tentado a todo custo manter o perigo afastado, o que me parece impossível.

Diante destes preocupantes dados e acontecimentos, o único argumento anti-pânico existente é a baixa letalidade do vírus o que de qualquer forma alivia um pouco a situação.

O ministro da saúde do Brasil, José Gomes Temporão, afirmou que o momento agora de utilizar da estratégia de evitar-se a sobrecarga dos hospitais, deixando-os para os casos mais graves.

Quanto a população deve mesmo é evitar ambientes fechados e contatos com pessoas já acometidas e deixar claro que aquelas mascaras tão difundidas pelas imagens que percorrem o mundo, não servem quase nada na proteção.

Aos nossos leitores de Portugal, temos a dizer que por ser verão, a propagação deve ser diminuída, mas os cuidados e vigilância devem ser uma constante, mas os índices de contaminação são ínfimos.

Uma coisa é certa, mesmo com todas dificuldades , a humanidade passará por mais esta dificuldade. E vencerá!

Texto: Paulo Medeiros
Foto: ANI
Webmaster: Paula Medeiros