26.9.09

Contradições Brasileiras




Em jornais, revistas, documentários e principalmente propagandas [políticas] ouvimos dizer que para melhorar nosso país devemos primeiro investir em educação. Isso é fato! O desenvolvimento de uma nação não reside apenas no fato deste apresentar recursos (sejam naturais ou financeiros), é só olharmos para o continente africano e/ou o europeu.

Não posso dizer que nada se é feito para mudar a situação brasileira, nem que não há políticos que tentem. Apenas vejo que algumas dessas mudanças são para o agrado de muitos e não para o avanço de todos.

Um exemplo bastante recente em nosso país foi a criação de cotas, sociais e raciais, para a dita “inclusão” daqueles que sempre foram desfavorecidos. Nunca compreendi o que realmente significam estas cotas, não entendo como os próprios políticos, aqueles que têm entre um de seus trabalhos zelarem por seu país, admitem que a educação oferecida por eles é falha. Não seria mais coerente mudar essa educação em vez de forçarem as instituições a aceitar aqueles que eles mesmos dizem que não foram bem preparados ou que não estão tão bem preparados que outros? Não entendo como as cotas raciais (que também são falhas) vão incluir aqueles que já foram excluídos. Até onde eu sei, estamos no século XXI e a escravidão não acabou semana passada. Sei que preconceito existe, mas não sei como isso vai mudar o pensamento dos que já assim pensam há décadas.

Seria cópia terminar um texto como vários outros que aí existem? Dizendo que a educação é essencial? Não sei. Mas sei aquilo que vejo no meu dia-a-dia, sei que uma educação é capaz de fazer pessoas pensarem diferente, ver a realidade de forma distinta, entender e melhorar a sociedade. O errado não é só a exclusão, mas também o que faz a exclusão. A educação é e sempre será o melhor meio de mudar a sociedade.


Texto: Paula Medeiros
Webmaster: Paula Medeiros
Imagem: Paula Medeiros

19.9.09

ELEIÇÕES EM PORTUGAL:EU NÃO VOTO NA VELHA SENHORA!



Eu não voto numa velha de 69 anos para governar o meu País e explorar, como antigamente, os Portugueses!

Uma velha católica que não assume a sua situação civil de divorciada há 19 anos, usando aliança de casada para passar despercebida perante Deus e “não ser feia” no meio da sociedade conservadora.

As velhas são boas para ser avós, ocupar os bancos das igrejas, praticar caridade, fazer turismo religioso, gozar a velhice em paz .

As velhas não têm capacidade mental e física para administrar um País, nem para governar uma Nação que precisa de evoluir humanamente e arriscar tecnologicamente rumo ao Futuro que começa amanhã todos os dias

Eu recuso-me a voltar ao passado da ditadura salazarista ou outra coisa política parecida!

Eu não voto na líder do PSD que sugeriu, recentemente, suspender o exercício político da Democracia e da Liberdade dos cidadãos.

Eu não voto numa líder que “cortou as pernas” ao militante mais promissor do PSD, Pedro Passos Coelho, por se opor a ela nas eleições internas do seu partido.

Eu não aceito que uma política medíocre e ex-governante de baixa prestação, que está ao serviço dos interesses dos grandes empresários, bancos e ricos, provoque um conflito económico e de má vizinhança com a Espanha, de onde nos vem quase tudo o que comemos, porque a Velha Senhora cavaquista não quer o TGV a passar as nossas fronteiras para a Europa através do território espanhol.

Eu não voto em Manuela Ferreira Leite nem no seu PSD, um partido liberal-capitalista e insocial que mais parece um “ninho de lacraus” a destruírem-se uns aos outros e com alguns deles arguidos, devido a fraudes e outros crimes, à espera de serem julgados pela Justiça.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DIZ QUE PS VAI GANHAR as eleições do dia 27 e que José Sócrates tem mais capacidades para vencer a crise, segundo uma sondagem de opinião dos eleitores.

CÂMARA DO PSD AGRACIOU JOSÉ SÓCRATES com a “Medalha de Ouro da Cidade de Santarém”, presidida pelo mediático “laranja” Moita Flores.

MANUELA PROMETE BAIXAR O CUSTO DO TRABALHO nas empresas. Isto quer dizer que o salário mínimo nacional (SMN) dos trabalhadores será, com ela a governar, ainda mais pobre, para que o “custo do trabalho” nas empresas seja menor e dê mais lucros aos patrões. As confederações da Indústria e Turismo já vieram dizer que não querem que o salário mínimo seja aumentado em 2010. Quando se dá às empresas tira-se aos trabalhadores e às famílias, como fez Cavaco e se viu nos últimos anos do seu mandato em que muitas mães e esposas se viram obrigadas a ir vender sexo como as putas nas bermas das estradas, para os seus filhos não morrerem de fome.

MELHORES ESCOLAS, EDUCAÇÃO E PROFESSORES
que trabalhem e ensinem tem sido uma política do Governo PS que viu no exemplo da Finlândia, um país com cinco milhões de habitantes no meio de um deserto de neve, a fórmula de evoluir e ter uma vida melhor para todos. Mas há partidos da Oposição, particularmente o PC, o PSD e o CDS/PP que se opõem à revolução para melhor que José Sócrates tem feito no Ensino. E o PSD prometeu que, se ganhar as eleições, vai dar maior autonomia às escolas e deixar os professores voltar a fazer a bagunçada que fez de Portugal o país do pior Ensino da Europa. O Governo PS decidiu passar este ano a escolaridade obrigatória até ao 12º ano e a idade pré-escolar das crianças aos cinco. Um povo ignorante desperdiça os seus recursos e empobrece. Um povo ignorante vive das suas ilusões e deixa-se iludir e escravizar por “eles”, ao ponto de andar de joelhos a rezar e a bater palmas aos que andam a sugar a sua vida.

CAVACO, PSD, CDS/PP CONTRA CASADOS DE FACTO
que são a maioria das famílias jovens. Já não se lembram de que Sá Carneiro morreu não divorciado da sua mulher legítima que abandonou e aos seus cinco filhos, unindo-se de facto à sueca Snu Abecassis, divorciada, mãe de três filhos. E esquecem-se de outros “laranjas” na mesma ou parecida situação civil. Cedendo à influência da Igreja Católica, os políticos da Direita estão a prejudicar a vida de homens e mulheres para os obrigarem a terem um estado civil que caiu em desuso na Europa. Tristes e infelizes serão, toda a vida, as pessoas deste País que se deixarem dominar pelo conservadorismo clerical e pela hipocrisia moral da Direita. “Os bispos rejubilaram com esta decisão, que não é só triste: é escabrosa. Está ferida de insensibilidade, de desprezo pela mobilidade da sociedade humana, de abstrusa teimosia na defesa de um Portugal velho, supersticioso, paralisado, de mentalidade pacóvia” –opinou Baptista-Bastos.

AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM PORTUGAL SÃO NO DIA 27 DE SETEMBRO estando a meio o corso da propaganda eleitoral de rua, comícios, televisão, rádio, jornais, almoçaradas, jantaradas e promessas partidárias. É um espectáculo de maledicência, mentira e assalto ao Poder num vale tudo de alguns para ganharem um lugar onde possam explorar a vida e o dinheiro dos impostos de muitos à custa dos seus votos. É assim a Política, é assim a Religião, é assim o Capitalismo…





Texto de Marques Pereira
Foto: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros

12.9.09

Seleção Luso Brasileira de futebol


Esta semana nunca este assunto esteve tão em evidencia. A seleção nacional de futebol de Portugal praticamente renasceu das cinzas, quando sua desclassificação já era considerada como certa.
Tudo seria normal, até porque o time de Portugal é um dos melhores da Europa e possui o melhor jogador da atualidade (Cristiano Ronaldo). Entretanto, nas semanas que antecederam aos jogos , ocorreu a naturalização de mais um brasileiro, o Liedson jogador do Sporting de Lisboa.
Assim, a equipe portuguesa passaria a contar com três brasileiros naturalizados. O Deco, Pepe e o Liedson.
A imprensa portuguesa deu destaque ao assunto e recomeçou a polêmica. Basicamente os portugueses se perguntam se há mesmo a necessidade, pois se sentido patriótico deixa a desejar, dentro das quatro linhas o trio foi o responsável pelo renascimento do selecionado português.
Nas duas ultimas partidas, o empate diante da Dinamarca, e a vitoria contra a Hungria, todos os gols foram feitos pelos brasileiros.
A grande maioria dos argumentos que são contrários a presença de estrangeiros, deve-se ao fato puramente emocional, pois na verdade quando um cidadão passa a ter outra nacionalidade, é porque há um profundo relacionamento com a terra de adoção. Estes jamais deixarão de ser brasileiros, porém são novos portugueses naquilo que estão a construir. Assim não vejo maiores problemas.
Sei que os brasileiros também teriam igual comportamento, embora digam que não, e até me recordo quando numa época que tínhamos deficiência com Guarda-redes, se falou na possibilidade de naturalizar o argentino Andrada, aquele que levou o milésimo gol de Pelé. Recordo-me perfeitamente que foi o suficiente para uma grande discussão.

Aqui desejo uma boa sorte ao Anderson Luis de Sousa(DECO), o português natural de são Bernardo do Campo , Kepler Lima Ferreira(Pepe), e ao Liedson da Silva Muniz, e que façam o melhor pela seleção das quinas.


Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Blogger
Webmaster: Paula Medeiros


6.9.09

NOMES PESSOAIS DE BRASILEIROS QUE PROVOCAM SORRISOS EM PORTUGAL E NO BRASIL

Em Portugal há regras para dar nomes aos que nasceram em território nacional, mas pelo que se lê a seguir parece que há toda a liberdade em identificar os nascidos no Brasil…

Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida
Acheropita Papazone
Adalgamir Marge
Adegesto Pataca
Adoração Arabites
Aeronauta Barata
Agrícola Beterraba Areia
Agrícola da Terra Fonseca
Alce Barbuda
Aldegunda Carames More
Aleluia Sarango
Alfredo Prazeirozo Texugueiro
Alma de Vera
Amado Amoroso
Amável Pinto
Amazonas Rio do Brasil Pimpão
América do Sul Brasil de Santana
Amin Amou Amado
Amor de Deus Rosales Brasil (feminino)
Anatalino Reguete
Antônio Americano do Brasil Mineiro
Antonio Buceta Agudim
Antonio Camisão
Antonio Dodói
Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado
Antonio Melhorança
Antônio Morrendo das Dores
Antonio Noites e Dias
Antônio P. Testa
Antonio Pechincha
Antônio Querido Fracasso
Antonio Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezessete
Antônio Veado Prematuro
Apurinã da Floresta Brasileira
Araci do Precioso Sangue
Argentino Argenta
Aricléia Café Chá
Armando Nascimento de Jesus
Arquiteclínio Petrocoquínio de Andrade
Asteróide Silverio
Ava Gina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida)
Bananéia Oliveira de Deus
Bandeirante do Brasil Paulistano
Barrigudinha Seleida
Bende Sande Branquinho Maracajá
Benedito Autor da Purificação
Benedito Camurça Aveludado
Benedito Frôscolo Jovino de Almeida Aimbaré Militão de Souza
Baruel de Itaparica Boré Fomi de Tucunduvá
Benigna Jarra
Benvindo Viola
Bispo de Paris
Bizarro Assada
Boaventura Torrada
Bom Filho Persegonha
Brandamente Brasil
Brasil Washington C. A. Júnior
Brígida de Samora Mora
Belderagas Piruégas de
Alfim Cerqueira Borges Cabral
Bucetildes (chamada, pelos familiares, de Dona Tide)
Cafiaspirina Cruz
Capote Valente e Marimbondo da Trindade
Caius Marcius Africanus
Carabino Tiro Certo
Carlos Alberto Santíssimo Sacramento
Cantinho da Vila Alencar da Corte Real Sampaio
Carneiro de Souza e Faro
Caso Raro Yamada
Céu Azul do Sol Poente
Chananeco Vargas da Silva
Chevrolet da Silva Ford
Cincero do Nascimento
Cinconegue Washington Matos
Clarisbadeu Braz da Silva
Colapso Cardíaco da Silva
Comigo é Nove na Garrucha Trouxada
Confessoura Dornelles
Crisoprasso Compasso
Danúbio Tarada Duarte
Darcília Abraços
Carvalho Santinho
Deus Magda Silva
Deus É Infinitamente Misericordioso
Deusarina Venus de Milo
Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco
Dignatario da Ordem Imperial do Cruzeiro
Dilke de La Roque Pinho
Disney Chaplin Milhomem de Souza
Dolores Fuertes de Barriga
Dosolina Piroca Tazinasso
Drágica Broko
Ernesto Segundo da Família Lima
Esdras Esdron Eustaquio Obirapitanga
Esparadrapo Clemente de Sá
Espere em Deus Mateus
Estácio Ponta Fina Amolador
Éter Sulfúrico Amazonino Rios (socorro?)
Excelsa Teresinha do Menino Jesus da Costa e Silva
Faraó do Egito Sousa
Fedir Lenho
Felicidade do Lar Brasileiro
Finólila Piaubilina
Flávio Cavalcante Rei da Televisão
Francisco Notório Milhão
Francisco Zebedeu Sanguessuga
Francisoreia Doroteia Dorida
Fridundino Eulâmpio
Gigle Catabriga
Graciosa Rodela D?alho
Heubler Janota
Hidráulico Oliveira
Himineu Casamenticio das Dores Conjugais
Holofontina Fufucas
Homem Bom da Cunha Souto Maior
Horinando Pedroso Ramos
Hugo Madeira de Lei Aroeiro
Hypotenusa Pereira
Ilegível Inilegível
Inocêncio Coitadinho
Isabel Defensora de Jesus
Izabel Rainha de Portugal
Janeiro Fevereiro de Março Abril
João Bispo de Roma
João Cara de José
João Cólica
João da Mesma Data
João de Deus Fundador do Colto
João Meias de Golveias
João Pensa Bem
João Sem Sobrenome
Joaquim Pinto Molhadinho
José Amâncio e Seus Trinta e Nove
José Casou de Calças Curtas
José Catarrinho
José Machuca
José Maria Guardanapo
José Padre Nosso
José Teodoro Pinto Tapado
José Xixi
Jovelina Ó Rosa Cheirosa
Jotacá Dois Mil e Um Juana Mula
Júlio Santos Pé-Curto
Justiça Maria de Jesus
Lança Perfume Rodometálico de Andrade
Leão Rolando Pedreira
Leda Prazeres Amante
Letsgo Daqui
Liberdade Igualdade
Fraternidade Nova York Rocha
Libertino Africano Nobre
Lindulfo Celidonio Calafange de Tefé
Lynildes Carapunfada Dores Fígado
Magnésia Bisurada do Patrocínio
Manganês Manganésfero Nacional
Manolo Porras y Porras
Manoel de Hora Pontual
Manoel Sovaco de Gambar
Manuel Sola de Sá Pato
Manuelina Terebentina
Capitulina de Jesus Amor Divino
Marciano Verdinho das Antenas Longas
Maria Constança Dores Pança
Maria Cristina do Pinto
Magro Maria da Cruz Rachadinho
Maria da Segunda Distração
Maria de Seu Pereira
Maria Felicidade
Maria Humilde
Maria Máquina
Maria Panela
Maria Passa Cantando
Maria Privada de Jesus
Maria Tributina Prostituta Cataerva
Maria-você-me-mata
Mário de Seu Pereira
Meirelaz Assunção
Mijardina Pinto
Mimaré Índio Brazileiro de Campos
Ministéio Salgado
Naida Navinda Navolta Pereira
Napoleão Estado do Pernambuco
Napoleão Sem Medo e Sem Mácula
Natal Carnaval
Natanael Gosmoguete de Souza
Necrotério Pereira da Silva
Novelo Fedelo
Oceano Atlântico Linhares
Olinda Barba de Jesus
Orlando Modesto Pinto
Orquerio Cassapietra
Otávio Bundasseca
Pacífico Armando Guerra
Padre Filho do Espírito Santo Amém
Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixoto
Paranahyba Pirapitinga Santana
Penha Pedrinha Bonitinha da Silva
Percilina Pretextata
Predileta Protestante
Peta Perpétua de Ceceta
Placenta Maricórnia da Letra Pi
Plácido e Seus Companheiros
Pombinha Guerreira Martins
Primeira Delícia Figueiredo Azevedo
Primavera Verão Outono Inverno
Produto do Amor Conjugal de Marichá e Maribel
Protestado Felix Correa
Radigunda Cercená Vicensi
Remédio Amargo
Renato Pordeus Furtado
Ressurgente Monte Santos
Restos Mortais de Catarina
Rita Marciana Arrotéia
Rocambole Simionato
Rolando Caio da Rocha
Rolando Escadabaixo
Rômulo Reme Remido Rodó
Safira Azul Esverdeada
Sansão Vagina
Sebastião Salgado Doce
Segundo Avelino Peito
Sete Chagas de Jesus e Salve Pátria
Simplício Simplório da Simplicidade Simples
Soraiadite das Duas a Primeira
Telesforo Veras
Tropicão de Almeida
Última Delícia do Casal Carvalho
Último Vaqueiro
Um Dois Três de Oliveira Quatro
Um Mesmo de Almeida
Universo Cândido
Valdir Tirado Grosso
Veneza Americana do Recife
Vicente Mais ou Menos de Souza
Vitória Carne e Osso
Vitimado José de Araújo
Vitor Hugo Tocagaita
Vivelinda Cabrita
Voltaire Rebelado de França
Wanslívia Heitor de Paula
Zélia Tocafundo Pinto

Será que depois de ter tomado conhecimento destes livres nomes brasileiros vai escolher um para o seu próximo filho?

Texto de Marques Pereira (intróito e fecho).
Nomes: recolhidos de um e-mail de um amigo.
Foto: Marques Pereira.