31.10.09

E SE UM AVIÃO AMARASSE NA SUA PISCINA…?


Estávamos a 12 de Novembro de 1933, ano em que a maioria dos leitores deste blogue e da população mundial nem ainda pensava vir a ser espermatozóides, quanto mais chegar a seres humanos deste emocionante e perigoso III Milénio.

Um hidroavião “Lockheed Sirius Tingmissartoq" amarou inesperadamente no rio Minho, fronteira geográfica, natural, de Portugal com a Galiza (Espanha).

Os aldeões de Friestas, no concelho de Valença, na margem esquerda do rio, e os galegos da margem direita, correram ao local e deram de caras com um desconhecido que era o herói mundial da aviação que fez a primeira travessia do Oceano Atlântico entre o condado de Nassau (USA) e Paris (França), sozinho, sem escalas, uma viagem que durou 33 horas e 30 minutos, nos dias 20 e 21 de Maio de 1927, utilizando um avião com o nome de “”The Spirit of Saint Louis”.

Os altominhotos nunca tinham visto um avião, nem tampouco falavam a “língua americana” (Inglesa) de Charles Lindbergh e da sua esposa Anne Morrow que o acompanhava.

Os friestenses receberam muito bem, com a maior hospitalidade reconhecida àquela gente nortenha de religiosidade muito suevo-católica, e prestaram os primeiros cuidados aos inesperados visitantes.

A notícia, como não podia deixar de ser, apareceu no dia seguinte no jornal “A Ordem” do Porto, a segunda maior cidade portuguesa.

O herói norte-americano viajava dos USA para França numa missão de reconhecimento aéreo ao serviço da PANAM, com a finalidade de criar uma rota comercial entre os dois países. Mas ao passar pelo Alto Minho, noroeste de Portugal, começou a faltar o combustível ao seu avião e teve de pousar de emergência no belo rio internacional.

E todos os anos, no dia 12 de Novembro, os friestenses comemoram o “seu” herói da História da Aviação junto a um memorial da autoria de Alípio Nunes, um filho da terra, inaugurada nos anos 90 em granito e ferro.

Charles Lindberg foi admirador de Adolf Hitler, o grande monstro alemão da Humanidade do século XX, causador da II Grande Guerra Mundial, e esteve ao seu lado na inauguração dos Jogos Olímpicos de Berlim (1936), tendo por isso vivido repudiado pelos seus compatriotas norte-americanos até 1944, ano em que finalmente o perdoaram., mas não totalmente. É muito feio ser amigo de um ditador e sentarmo-nos ao lado de um louco racista que criou o Nazismo, chamado Hitler, o político que mandou matar em câmaras de gás e queimar em fornos milhões de Judeus e outros cidadãos da Europa.

Olhando para o tráfego aéreo comercial, militar, particular e espacial que existe pelos nossos céus atmosféricos, Você já alguma vez pensou que uma “coisinha destas” pode cair, inesperadamente, na sua piscina? Então comece a pensar, não esquecendo os fragmentos que se vão soltando dos perigosos satélites mortos que andam ao redor do nosso planeta. Lá em cima… olhe!



Texto de Marques Pereira
Foto: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros.


24.10.09

35 Anos de Sucesso.



Hoje, realmente escrevo uma matéria para o nosso blog no qual está envolvido no mínimo uma gama de emoções. A principal delas é descrever com fidelidade todos os passos que realizei para participar desta comemoração. Comemoração compartilhada com muita gente de todos os recantos do país e principalmente com aqueles que participam do sentimento luso brasileiro.

Parti daqui juntamente com minha esposa ao Recife , onde pegamos um avião com destino a São Paulo a maior e mais desenvolvida cidade do Brasil. Alem de uma viagem de descanso e talvez algumas compras, estávamos com o objetivo maior de participar do show lá na “Casa de Portugal”.

Afinal era para mim a oportunidade depois de tantos anos de conhecer o anfitrião da festa , ídolo de toda uma geração , o cantor Roberto Leal. Tinha previamente planejado também encontrar e conhecer também outros membros da Comunidade “Roberto Leal sempre”. Ao chegar no aeroporto de Guarulhos, já lá contactei com a Neusa Reis(Uma das coordenadoras da comunidade) e também fervorosa admiradora do cantor. Como era um fim de semana, onde se realizava o Grande Premio Brasil de formula 1, havia certa dificuldades em hotéis de São Paulo, mas enfim recebi a informação de que estava tudo correto e confirmada as nossas reservas. Resolvido isto, aproveitamos já ali para irmos ao Shopping da Av. Paulista onde almoçamos e planejamos a nossa ida a Casa de Portugal. Afinal estávamos ali para participar do evento.
A Neusa teve a oportunidade nesta mesma noite de assistir aos ensaios finais do espetáculo, e me reportou sobre a forma carinhosa e amável de toda a equipe do cantor. Nesta altura o Roberto Leal já sabia que os membros da comunidade estariam presentes para o almoço do domingo 18 de outubro, e disse-lhe que se sentia lisonjeado com a nossa presença.
Tive a oportunidade de conhecer a Evanilde, a vencedora do concurso, cujo premio era a ida ao Show. Natural de Contagem nas Minas Gerais, também não escondia a satisfação de estar presente em tudo aquilo.


A partir daí, reservamos o sábado, para circular pela maior cidade da America do sul, onde destacamos nossa ida a Estação da Luz, onde se encontra o museu da língua portuguesa. Estava assim cada vez mais se aproximando o domingo tão esperado e já enchia de expectativa todo nosso grupo.
Finalmente amanheceu aquele domingo. O dia estava nublado e a temperatura estava extremamente amena para esta época do ano. Por volta das 11 da manhã. o telefone toca. Já eram os demais também ansiosos. Nos encontramos no saguão do hotel onde pegamos um Taxi para a avenida Liberdade, onde fica a Casa de Portugal.
Ao entrarmos, logo percebe-se que ali estava um pedacinho de Portugal,e minha esposa me lembrou ate do cheiro que há tempos não sentia. Tudo muito bonito e organizado, com as mesas impecavelmente postas. O cardápio trazia o bacalhau à moda do Marquês, vinho trás-montano, bagaceira, , batatas espanadeiras, toucinho do céu. Tudo de acordo a atender o mais requintado paladar.

Estávamos realmente no mais perfeito clima luso brasileiro, onde víamos familais inteiras a espera do inicio do espetáculo. E que espetáculo. A performance do cantor foi tão especial, que muitos comentaram que aquele deveria ter sido o momento da gravação do DVD no Brasil. A seleção das musicas foi especial para o Brasil, onde foram lembrados novos e antigos sucessos, não deixando de destacar os atuais do CD lançado recentemente em Portugal. Como se tratava de um show comemorativo, confirmou-se as declarações de amor pelo Brasil, bem como as revelações do seu esforço para ser reconhecido lá em Portugal, o que já aconteceu por ter sido premiado como um dos melhores trabalhos de música popular pela crônica e critica portuguesa.




Assim é o Roberto, onde apresenta o show das lagrimas, da alegria e da emoção. Tudo isto compartilhado por seu fiel publico. Este mesmo que escreve neste momento, ficou emocionado quando depois do espetáculo foi recebido pessoalmente pelo cantor. Alias, quero registrar que o Roberto pacientemente recebeu a todos em seu camarim e especialmente ao nosso grupo fez as seguintes declarações que aqui transcrevo como forma de conseguir concluir este meu texto:

Meu amor pelo Brasil vem exatamente desse grande amor que tem pela gente. Nós não temos fronteiras, e o tempo passa e vocês me provam todos os dias que nada morre, tudo se renova, tudo renasce e nós estamos renascendo. Porque deus espera todo o tempo que façamos o que for preciso. O que mais amamos e que mais gostamos está dentro do coração. E se dentro do coração você reserva um pouco para o Roberto Leal, com atitudes como esta de virem de tão longe,é a maior recompensa. Isto nos tira todo o cansaço, todas as frustrações e conserva as coisas dentro do coração. Isto nos faz muito mais feliz, porque é a auto estima da nossa alma. Não estou dizendo para ser simpático, mas isto é o que faz a grande diferença. A vida é tão curta e é tudo é tão rápido, e o que não acaba é este amor que se prolonga a vida inteira. Esta e a outra.”



Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Paulo e Carmen Medeiros e Neusa Reis
Agradecimentos: Buffet Marquês, Casa de Portugal de São Paulo, Neusa Reis e a todos que contribuiram de alguma forma com nossa participação no evento
Webmaster: Paula Medeiros

19.10.09

MAITÊ PROENÇA VEIO A PORTUGAL ACHINCALHAR OS PORTUGUESES E A HISTÓRIA DO PAÍS QUE É O PAI DO BRASIL


A actriz brasileira Miatê Proença foi infeliz, feia e mostrou a sua ignorância e estupidez sobre a História de Portugal, o país europeu que descobriu e deu nome, fronteiras e uma Língua ao imenso território ao Brasil em que também ela nasceu como paulista de Ubatuba, com sangue português do avô Augusto Gallo a correr-lhe nas veias, e lhe deu cidadania e nacionalidade.

Maitê foi ingrata e indigna da estima e admiração que os Portugueses tinham por ela. Eu próprio me sentia encantado pelos seus olhos azuis que também são verdes e que agora com acentuada miopia viram tão mal o meu país e os meus compatriotas. Que não volte nunca mais a Portugal!
Os leitores deste blogue que não viram esta “gata velha e gozona” a achincalhar Portugal e os Portugueses, procurem vê-la em:

Este vídeo foi para o ar no programa “Saia Justa” do canal brasileiro GNT. A actriz e escritora (?) Maitê Proença estava em Portugal por causa de uma peça teatral e aproveitou o seu momento para realizar esta trampa malcheirosa , que acabou a cuspir numa fonte do sagrado e histórico Mosteiro dos Jerónimos, onde Pedro Álvares Cabral rezou antes de partir para o “milagre” oceânico da Descoberta do Brasil.

Um português reagiu assim, na Internet, à “obra-prima” de sacanagem de Maitê Proença:

“Todo o vídeo é uma agressão e ofensa a Portugal e aos Portugueses.
Começa por ir a Sintra para mostrar uma porta de uma casa aparentemente comum com o 3 virado para a direita, sem perceber o significado esotérico. Faz gozação com os Portugueses, pois diz que aquilo demonstra que está em Portugal e “os caras” nem sabem colocar direito um algarismo numa porta.

Foi a Sintra, que tem imensos monumentos, castelos e palácios, para gozar com tudo que tem o mais belo e turístico cantinho romântico e natural do distrito de Lisboa.

Depois goza com o Tejo ser, para os Portugueses, o mar, quando na realidade ela está junto ao Estuário doTejo, onde o rio desagua no Atlântico e ambos se confundem.

Fala também de Salazar, do qual ela não sabe nada, imaginando que, por ter sido um ditador, foi igual aos grandes assassinos da Humanidade que foram Hitler e Mussolini durante a II Grande Guerra Mundial.

Goza com o túmulo de Camões, pai da Língua dos Portugueses, Brasileiros, Angolanos, Moçambicanos, Sãotomenses, Caboverdianos,Guineenses e Timorenses.
Goza com o maravilhoso estilo arquitectónico manuelino, enfatizando o Manuel utilizado nas piadinhas brasileiras sobre os Portugueses.

Eu acho que ela vai ter muita vergonha quando souber das reacções dos portugueses ao vídeo e vai pensar duas vezes antes de voltar a falar do país e dos seus habitantes.
Ela foi infame, só revelam ignorância e rancor, talvez “dor de cotovelo”. para assistir às suas peças de teatro em Portugal.

O que vale a Maitê Proença é que o povo português é o mais simpático e sereno do mundo.“

Que mais escrever sobre este impensado e injusto “ataque malicioso” de Maitê Proença Gallo a Portugal e aos Portugueses?

Mais nada, ou apenas: Perdoou-te, Maitê, porque sou amigo do Brasil e de muitos brasileiros, sou cristão-progressista, admirava-te como actriz de telenovelas e achava que tinhas uns olhos lindos. Mas não voltes mais a Portugal, pois já não vês bem e podes dizer mais asneiras e calinadas históricas que desvalorizam a tua carreira artística e podem aumentar em nós, Portugueses, a ideia de que tu tens uma estúpida aversão por Portugal…

Texto de Marques Pereira
Foto: A.N.I. / Blog Maitê Proença
Wabmaster: Paula Medeiros

11.10.09

Raiç / Raiz


Este é o nome do mais novo CD do cantor Roberto Leal. Seu lançamento ocorreu no ultimo dia 09 de setembro no MAXIME em Lisboa, em sessão concorridíssima principalmente para os que tiveram o privilegio de estar presente. Como o próprio Roberto diz este novo trabalho, trata de percorrer novos e importantes caminhos dentro da musica. Uma atitude de coragem depois de 37 anos de carreira vitoriosa principalmente no Brasil.

E, como em tudo na sua vida, tomada a decisão, assumiu as conseqüências na totalidade e assumiu em simultâneo que, como sempre, o que estava a fazer teria que ser feito da forma mais objetiva e profissional, o resultado teria que ser perfeito, tão perfeito como se o Roberto tivesse vindo a interpretar música tradicional portuguesa desde sempre.

Os resultados falam pelo Artista! Canto da Terra, o disco de 2007, mereceu as melhores críticas e foi considerado por alguns como o melhor disco de Música Portuguesa desse ano.
Com repertório pesquisado com o mesmo carinho e dedicação, com a gravação feita pela mesma equipe, com o mesmo cuidado nas adaptações e nos arranjos, Raiç vai ser mais um marco na Música Tradicional Portuguesa.

Novamente com todo este sucesso, é que no próximo dia 18 deste mês, mais precisamente no próximo domingo, o cantor estará de volta ao Brasil para se apresentar na Casa de Portugal em São Paulo. Será a oportunidade de reunir os membros da comunidade luso-brasileira e muito especialmente os membros da comunidade do Roberto Leal sempre. Assim e mediante todos estes fatos é que este que escreve estas linhas estará presente no evento, transformando a distancia de cerca 2500 Km em apenas um detalhe.






Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Comunidade Roberto Leal Sempre
Webmaster: Paula Medeiros

3.10.09

PORTUGAL DEPOIS DAS ELEIÇÕES




Portugal viveu dois tempos aproximados de eleições para uma nova Assembleia da República e de novos e velhos autarcas para as câmaras e freguesias. Muita propaganda de papel, rádio, televisão, toda a espécie de comunicação social e política. Até cansou, como as missas de domingo sempre iguais cansam os católicos fartos de ouvir sempre as mesma ladainhas e tretas nas eucaristias que deviam ser um espaço de vozes livres, deste tempo, progressistas.

O povo deixou arrastar-se pelas paixões políticas. Foi uma festa e um caudal de mentiras, simulações, acusações e golpismos, todos à procura de um lugar no Poder. A Política tem de ser espalhafatosa e turbulenta como é em surdina e hipocrisia a Religião na luta pelo Poder do Homem sobre os homens e as mulheres que se deixam dominar por “eles” e lhes entregam a Liberdade de viver em paz, alegria e felicidade?

Os que governavam, os sociais-democratas do Partido Socialista (PS), voltaram a ganhar as eleições, mas com a perda de 25 deputados e da maioria absoluta. É a consequência política de quem fez reformas administrativas no Governo, teve de pagar as volumosas dívidas dos dois governos de Direita anteriores (PSD+CDS), baixar o défice orçamental para o permitido pela União Europeia e ter de suportar os efeitos do desemprego de 630 mil desempregados devido à crise económica e financeira provocada pelo estouro do Capitalismo USA.

Os que geriram os municípios e as freguesias, muitos foram reeleitos e outros chegaram ao poder autárquico. Alguns foram eleitos pela última vez, pois o Poder dos deputados nacionais (Assembleia da República) concluiu que a “eternidade” nos lugares políticos dá-à-luz ditadores. Nas câmaras tais mandatos dão “grandes benefícios” pessoais e boas aposentações, havendo em curso casos de corrupção e outros em julgamentos demorados nos tribunais.

Hoje só tratamos aqui das Eleições Legislativas para a Assembleia da República (Parlamento) e damos mais algumas notícias de Portugal, onde a banditismo que as fronteiras do Brasil continuam a deixar passar para a Europa não tem sido notícia de TV e jornais nas ultimas semanas, mas em Espanha foi apanhada há dias um “máfia” que vendia bilhetes de identidade portugueses a brasileiros.

P.S. “DEU BODA” AOS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO. Todos se banquetearam com deputados (25) da maioria socialista, mas o PS ganhou as eleições sem contar ainda com os votos dos emigrantes. O PS colheu 2 068 665 votos (36,56% e 96 deputados). O PSD, que queria meter os portugueses nas mãos de uma velha política com 69 anos e com “ideias salazaristas”, recebeu 1 646 097 votos (29,09%) e 78 deputados. O CDS/PP foi elevado a 3ª força política ao obter do eleitorado da Direita 592 064 votos (10,46%) e 21 deputados. O BE encaixou com natural alegria 557 109 votos (9,85%) e 16 deputados. O PC, que continua a esconder-se sob a coligação CDU, passou para o último lugar dos nossos grandes da política partidária com 446 174 votos (7,88%). É verdade, sim, que todos ganharam, inclusive o PS que deixou de ter a maioria parlamentar que lhe permitiu dispor durante quatro anos de um Governo que teve tempo para fazer quase todas as reformas necessárias para Portugal evoluir, modernizar-se, criar mais ricos, descobrir que há mais pobres e ter de gastar mais com o apoio social a reformados com pensões de miséria e marginalizados pela nossa tão católica, fatimista, justa e caridosa sociedade. O PSD apenas ganhou nos distritos de Aveiro (35%-PS 34%), Bragança (41%-PS 33%), Vila Real (41%-PS 36%), Viseu (37%-PS 35% e Leiria (35%-PS 30%). O comunista MRPP também ganhou, ao classificar-se como o “campeão dos pequenos partidos”, com mais de 50 mil votos, pelo que vai receber do Estado 290 mil euros. Em 2005 o PS ganhou maioritariamente um Portugal “levado à falência” pelo PSD e até 2008 teve de recuperar o défice orçamental deixado pela “laranjas” e suportar elevado peso social e empresarial de uma crise económica mundial de que só agora as nações ricas e pobres começaram a recuperar. Estas eleições legislativas tiveram 22 círculos eleitorais onde puderam votar 9 337 415 inscritos (não estão incluídos os eleitores emigrados que elevam este número para 9 490 680, segundo o DR de 31 de Julho), mas apenas cumpriram o seu dever cívico e democrático 5 658 787, o que corresponde a 60,6% de votantes em 15 partidos e 39,4% de abstencionistas. Estas eleições custaram ao Estado 11 milhões de euros, indo a maior fatia para as televisões e rádios que transmitiram a propaganda dos partidos.

ELEITORES FANTASMAS” TERÃO SIDO 930 MIL segundo um estudo elaborado por Luís Humberto Teixeira e José António Bourdain. Esta situação é uma vergonha administrativa para qualquer governo. E nas autárquicas, quantos serão os mortos e eleitores inscritos para votar em mais de um caderno eleitoral? Cuidado! Usar os mortos ou votar duas vezes é crime punível com prisão.

CAVACO QUIS DAR UMA AJUDA AO PSD ao antecipar o anúncio da vinda a Portugal do papa Ratzinger (Bento XVI) para presidir às cerimónias do 13 de Maio em Fátima. A Igreja Católica não gostou da atitude do PR, pois a notícia devia ser dada conjuntamente pela Presidência da República e o Patriarcado. Os bispos sentiram-se “traídos” pelo protagonismo e oportunismo eleitoralista “laranja” de Cavaco Silva.

P.R. FALOU AO PAÍS APÓS AS ELEIÇÕES na tentativa de limpar uma inventona de escutas telefónicas no palácio presidencial, vinda de um seu assessor e conselheiro, com o fim de prejudicar o PS nas eleições e beneficiar o partido dele, o PSD, mas “o tiro rebentou-lhe na cara”. Este caso poderá ter aberto uma dissimulada guerra entre o PR e o novo Governo PS. Cavaco Silva, ao contrário do que tem vindo a afirmar, não é o Presidente de todos os Portugueses, pois 49,6% dos votos entrados na eleição presidencial de 2006 foram para Manuel Alegre (1125077), Mário Soares (778781), Jerónimo de Sousa (466507), Francisco Louçã (288261) e Garcia Pereira (23622).

O CAVAQUISMO TEM DE ACABAR NO PSD –afirmou Marco António, líder do PSD/Porto. Quando eles falam assim entre si do estilo de política do companheiro deles que está a exercer o mandato de Presidente da República, nem vale a pena dizer o que pensa agora a maioria do povo português, pois isso seria “atirar mais lenha” para o fogo “laranja” que já cheira muito a lacraus queimados.

PAULO PORTAS COMPROU DOIS SUBMARINOS ALEMÃES e o Estado, então governado pelo Governo PSD/CDS-PP), foi burlado em 34 milhões de euros. Os submarinos ainda não foram entregues a Portugal. O MP, após averiguações da PJ, fez sete arguidos alemães e três portugueses. Mas a cópia do contrato de compra dos ditos submersíveis está desaparecida… Paulo Portas era o ministro da Defesa, condecorado por Bush por mandar soldados portugueses para o Iraque, que após terminar o seu mandato levou consigo milhares de cópias de documentos de Estado.

JUSTO DAR O RENDIMENTO MÍNIMO a quem não quer trabalhar? A pergunta continua a ser feita pelo CDS/PP, que agora é a terceira força política de Portugal saída das recentes eleições. Há muitos vadios, ladrões, vendedores da droga e calões a viver à custa de quem trabalha e paga impostos. Este subsídio deve ser atribuído a quem precisa, não aos oportunistas e chulos da pobreza social em Portugal ou no Brasil.

UM CARTAZ DO CDS/PP QUE DEVE FAZER PENSAR os tribunais e quem faz as leis anti-crime: "Por que é que os criminosos têm mais direitos que os polícias?". Em Portugal, os criminosos de toda a espécie nunca tiveram a vida e a liberdade tão facilitadas. Mas os cidadãos bem comportados, cumpridores das leis, por atirarem fogo num gatuno apanhado em flagrante são presos, julgados e condenados.

GRIPE A (H1N1): PRIMEIRA MORTE EM PORTUGAL aconteceu no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e atingiu o candidato do CDS/PP à Câmara de Ourém, Diogo Castelino Alvim, 49 anos, advogado. Só na penúltima semana de Setembro foram conhecidos mais 2 213 casos de infectados pelo vírus H1N1, totalizando então, desde Maio, mais de 12 700 casos.

DOIS BARCOS TÍPICOS CHOCARAM E TRÊS PESSOAS que iam trabalhar perderam a vida num canal da turística Ria de Aveiro, no centro de Portugal.

TRÊS MORREM INTOXICADOS A FAZER VINHO devido aos gases acumulados na sua adega caseira em Rio de Galinhas (Amalaguês-Coimbra).

RIO DE JANEIRO VAI ORGANIZAR OS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016 porque na América do Sul nunca tal evento desportivo foi realizado. Madrid, cidade-capital de Espanha, aqui ao lado de Portugal, dentro da Península Ibérica que um dia ainda virá a ser novamente a Ibéria, ficou em segundo lugar. Parabéns, Brasil! Parabéns, cariocas! Preparai-vos, brasileiros, para esta festa desportiva em que todo o mundo terá os olhos no Brasil e nas suas gentes e culturas!







Texto de Marques Pereira
Foto: A.N.I. e
Webmaster: Paula Danielle Medeiros