31.12.09

FELIZ ANO NOVO


Terminamos mais um ano, e estaremos terminando mais uma década. Muitas coisas ocorreram, o mundo está mais diferente. Continuamos a cometer os nossos erros, mas o que importa é a esperança. Esperança que novos dias hão de vir, e se confiarmos nisto muito se poderá fazer.

O nosso Blog continua a fazer e contribuir com a aproximação de pensamentos , de idéias , de diferenças culturais de nosso mundo lusófono, mas que carrega com emoção a certeza do dever cumprido e principalmente de tentar transmitir ideais novos sem esquecer do passado glorioso.

Tentamos passar aos mais jovens nossa experiência, e nosso aprendizado acumulado em tantos verões e temos a certeza de estarmos no caminho certo.

Dos dois diferentes lados do Atlântico, eu e o Marques Pereira procuramos levar o nosso leitor não só o nosso pensamento, mas principalmente tentamos induzi-lo a pensar.

UM FELIZ ANO NOVO!

Dedico hoje estas palavras a amigos leitores que além de amigos, sendo uns mais antigos ou outros mais recentes, de alguma forma contribuem com o nosso objetivo de escrever ainda mais.

Impossível seria enumerar todos, mas quero destacar alguns:

Marques Pereira ( Portugal)

Roberto Medeiros ( Portugal)(Irmão)

Neide e Fernando Castro (Massachusetts- USA)

Marconi e Jerusa Cavalcante (Mossoró-RN- Brasil)

Fernando e Carla Cardoso (Estremoz –Portugal)

Juvenal Nunes (Castelo Branco –Portugal)

Lucienio Teixeira (Campina Grande –PB-Brasil)

Eduardo e Hilma Torres Galvão( Recife- PE-Brasil)

Wilson Ricardo Galdino (Ouro Velho-PB- Brasil)

Audenice Chaves (Camalaú-PB-Brasil)

Neusa Reis (São Luis-MA- Brasil)

Aline Savariz e Jesus Machuca (Malaga- Espanha).

Texto: Paulo Medeiros

Foto: ANI

Webmaster: Paula Medeiros

19.12.09

BOM NATAL E MELHOR ANO EM 2010!

O “Pai Natal”não tem nada a ver com a religiosidade do nascimento de Jesus de Nazaré, mas é uma figura imaginada do norte da Europa, na Lapónia nórdica, que tem mais popularidade que o Menino judeu nos países europeus e norte-americanos.

Enquanto o Menino Jesus é aquele que cresceu e o transformaram no Homem-Deus do Catolicismo, o “Pai Natal” é uma imagem comercial muito explorada para vender presentes para os adultos e brinquedos para as crianças. Nele não se vê Amor nem caridade, ao contrário do que encontramos nas senhoras que são a imagem maior e a vida da Igreja, as verdadeiras mensageiras do espírito cristão do Natal de Jesus de Nazaré.

Mas eu não vim aqui falar do Menino Jesus nem do Pai Natal. O pouco que escrevo hoje é feito com estas palavras que têm muito de mim:

BOM NATAL E MELHOR ANO EM 2010!

É o que do meu coração cristão desejo aos leitores desta “Lusitânia Perdida”, mas ainda viva e com voz para opinar com o sentido de Liberdade, intervenção e participação que o Jesus adulto nos ensinou.

Texto e foto: Marques Pereira

Webmaster: Paula Medeiros


12.12.09

Lula e Zelaya


Em toda sua historia, o Brasil sempre teve uma característica em suas relações internacionais, a de nunca interferir em assuntos internos de outros países e principalmente manteve sua constante neutralidade.

Sempre foi assim até nos mais delicados assuntos, por exemplo quando do conflito da guerra das Malvinas, bem como do reconhecimento do governo do MPLA em Angola.

O que vemos desde a entrada do governo Lula da Silva, vemos verdadeiras trapalhadas e que podem nos levar ao ridículo perante a comunidade internacional, cujo ápice sem a menor duvida se deve a este apoio ao presidente deposto de Honduras o Sr. Manuel Zelaya.

Para que o nosso leitor compreenda, vamos fazer um pequeno resumo sobre a historia recente deste pequeno país da America Central. O Sr Manuel Zelaya, foi eleito presidente em novembro de 2005. Apesar de aparentemente ser de direita, seu governo apresentou características de esquerda , principalmente com sua aproximação com O presidente Chavez da Venezuela. A constituição de Honduras não permite a re-eleição e o Sr. Zelaya articulava uma consulta popular para se perpetuar no poder. Assim o que aconteceu, por sua desobediência a constituição do pais , o mesmo foi deposto pelo exercito de seu pais, e o presidente do congresso assumiu o poder até a realização das eleições. Tudo seguiria normal, se depois de algum tempo e em plenas negociações o presidente deposto não tivesse retornado ao país esse refugiado na embaixada brasileira.

Com este episodio o que se viu , foi o envolvimento de nosso país em um desgastante processo no qual só quem tem a perder é o Brasil por se expor em um assunto que não é nosso e que não nos traz nenhum bônus diplomático.

O que se vê é que na pratica é que mesmo que veladamente em alguns momentos o governo “Lula” tende em se alinhar ao Chavez, Morales da Bolívia e simpatizantes, bem como a ânsia e a ganância de obter uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU.

O nosso leitor pode ter uma certeza o Presidente Lula só não tenta se perpetuar também no poder porque nossa constituição não permite, e ainda não ousou modificar devido estarmos muito atentos e vigilantes. O Lula posa de democrata, no caso de Honduras , mas é extremamente contraditório quando convida o presidente Mahmoud Ahmadinejad do Irã e reconhece seu governo , quando sabemos a forma em que ganhou as eleições em seu país.

Uma verdadeira trapalhada!

Texto: Paulo Medeiros
Fotos: ANI
Webmaster:Paula Medeiros

5.12.09

UM OLHAR DE LOBO DO ALTO MINHO

Os meus conterrâneos e todos os aldeões dos montes do norte de Portugal não gostam dos lobos. Eu gosto e admiro-os desde criança, quando na minha aldeia, aos quatro anos, a minha mãe me apanhou a cinco metros de um “canis lupus” a falar com ele e o nosso cão, “Lírio”, preso a uma corrente, a ladrar ferozmente à porta da casa rústica que habitávamos.

Nós, homens e mulheres, temos algo das características genéticas dos lobos e das lobas, como a inteligência, coragem, independência, espírito de família, grupo, luta e sofrimento. E até gostamos de comer a carne dos animais que eles caçam para sobreviver, como coelhos, lebres, ovelhas, cabras, vacas, suínos, galinhas e perus pelo Natal.

Por quê, então, ainda há gente a não gostar dos lobos?

Penso que o motivo é porque vêem neles uns irmãos e vizinhos que roubam aquilo que gostam de comer, lhes fazem concorrência e até medo.

Não há que ter medo dos lobos, porque eles é que têm medo de nós por sermos os maiores e mais violentos predadores da Terra.



Portugal é o 34.º melhor país para viver e temos o 35.º país menos corrupto. Tendo em conta que no mundo existem quase 200 nações, se não estamos de parabéns também é exagero haver pânico. Até porque a corrupção faz parte da natureza humana e os portugueses não são excepção. Os corruptos ficam mais ricos e os outros ficam mais pobres. –Leonídio Paulo Ferreira, in DN.


OPOSIÇÃO DERROTOU O GOVERNO ao chumbar na Assembleia da República diplomas fiscais e impedindo a entrada em vigor do Código Contributivo, beneficiando empresas e prestadores de trabalho a recibo verde e prejudicando o Estado num valor estimado de mil milhões de euros que tanta falta lhe vão fazer para diminuir o défice financeiro. Como irá o Governo baixar a volumosa dívida pública de Portugal? Estará a ser montado na AR um “Governo da Deputação”? Não será esta uma boa oportunidade de utilizar o novo Tratado de Lisboa e a UE colocar em Portugal uns “ditadores” que limpem esta “república das bananas” da lama suja, corrupção e da possível ingovernabilidade que surgiu com este facto político? O povo-povo português vai sofrer mais, porque a situação começa a estar mais negra e pode levar o Governo PS a declarar ao Presidente da República que “não pode governar” contra a Oposição da Direita “laranja-azul”, a qual parece pretender arruinar a vida do Estado e do País.

TEMPO POLÍTICO DE HOJE: PS 38,5%. PSD 26,9%. CDS/PP 12,7%. PC 7,7%. A oposição, porque o PS perdeu a maioria, tornou-se arrogante e “peixeira” na forma de se dirigir o Governo. A nossa Assembleia da República continua a ser um teatro de espectáculos por vezes muito reles.

PSD ESTÁ A CAMINHAR PARA UM LENTO SUICÍDIO. Afirmou Pinto Balsemão, militante “laranja” nº 1. O PSD há muito que está feito num “partido de cacos” e agora enveredou pela prática de uma política de paralisação do País. A jornalista Cláudia Cardoso comentou na RTP/Antena-1 Açores: “Balsemão soprou as 35 velas dum partido moribundo e esmurrou o bolo a seguir”.

SE UM PAÍS TÃO PEQUENO TEM 16 MINISTROS 38 Secretários de Estado e 230 deputados nacionais, ninguém se pode admirar que para abrir e tapar um buraco em Portugal sejam necessários 16 trabalhadores. Esta foto pode servir para mostrar que não estamos na Europa nem nos USA do trabalho. E estes empregados não devem ser altominhotos nascidos de 1960 para trás, pois nesse tempo nós começávamos a aprender a trabalhar aos quatro anos tomando conta dos bácoros e das perdezes.


SALÁRIO MÍNIMO: SÓCRATES PROPÕE AOS PATRÕES 475 EUROS PARA 2010. Os patrões das empresas grandes, médias, pequenas e minis não querem. As centrais sindicais acham razoável, mas os trabalhadores que não, que é pouco. Portugal continua a ser o país europeu que pior paga aos trabalhadores que trabalham, mas paga bem aos calões que pouco ou nada produzem.

FUTEBOL: BENFICA E SPORTING FIRMES NA 2ª DIVISÃO EUROPEIA disputam os 16 avos da “Copa Europa UEFA League”. Na fase final do Campeonato do Mundo a realizar na África do Sul com 32 equipas divididas por 8 séries de quatro, os “tugas” vão jogar na 1ª. fase com Brasil, Coreia do Norte e Costa do Marfim, sendo o nosso primeiro jogo com os africanos a 15 de Junho. As nossas equipas vão outra vez “medir forças” entre si, com Portugal reforçado por três brasileiros (Deco, Pepe e Liedson) que o Brasil nunca aproveitou. Será que irão passar à fase seguinte? Esperemos para ver com alegria ou sentir uma enorme desolação.

NATAL ESTÁ A CHEGAR NÃO SÓ PARA AS CRIANCINHAS. Para os jovens e idosos que ainda sonham ter uma noite de Natal com uma “boneca” assim vestida ao rigor natalício para viver e gozar com ternura, alegria e felicidade esta época que deve ser mais uma de caloroso amor à próxima, olhem só que gostusura. Mas nada de dar beijos à menina, por causa da gripe A...



Texto de Marques Pereira

Fotos: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros