31.7.10

Estamos preparados?

Passado estes dias eufóricos de copa do mundo, me parece que as coisas já caminham para normalidade. As paixão exacerbada da época começa a ser esquecida e todos já voltam ao quotidiano.

Foi bom ter a Espanha como campeã do mundo (se bem que queria que fosse Portugal),afinal agora temos um Ibérico no seleto grupo de campeões.

Aqui no Brasil já começaram as conversas e principalmente as grandes especulações sobre as nossas responsabilidades em organizar os dois maiores eventos esportivos do planeta nos próximos 4 anos, e que são as olimpíadas de verão e a campeonato mundial de futebol.

O que mais já se fala , é relativo aos gastos e principalmente em se resolver alguns problemas já crônicos de nossa sociedade, e que todos já sabemos e o mundo também. O maior deles é a segurança publica, mas já vos digo que será resolvido, não no nosso dia-a-dia, mas durante o evento pois o governo não vai querer ter sua imagem rabiscada num evento de tamanha grandeza..

Fora isto, a princípio temos de resolver o nosso primeiro problema de entrada que são os nossos aeroportos, que apesar de bons , muitos deles estão com sua capacidade de funcionamento quase estagnada. Isto se deve ao fato de se ter sempre priorizado a malha rodoviária em detrimento dos outros meios de transporte. Prova disto é a nossa malha ferroviária, quase inexistente, um absurdo em um país com tão grandes distancias. Aliás , o Brasileiro já nem se lembra o que é transporte ferroviário, principalmente aqui pelo nordeste, a exceção de alguns trens (comboios) urbanos.

Outra grande preocupação é se será usado dinheiro publico nas construções. A idéia é que não, mas lá no fim do túnel sabe-se que termina saindo muita coisa. O brasileiro é assim, gosta sempre de passar uma imagem sempre bonita das coisas. O momento também esta sendo favorável, pois como já dissemos em vários artigos, o Brasil tem melhorado muito, não graças ao Governo Lula, mas sim a uma serie de acontecimentos que concorreram para que isto acontecesse.

Bem, detalhes a parte , o que importa é que reúne-se aqui condições de mostrar ao mundo que somos capazes, e temos a obrigação de fazer um bom papel nas olimpíadas, e sermos novamente os campeões do mundo de futebol.





Já temos um novo treinador, Mano Menezes , que é muito bom, mas o povão quer mesmo é o Felipão, e eu também imagino que daqui pra lá , ela estará a frente do selecionado. Caso isto não aconteça será mais um gaucho comandando o nosso futebol. O que estou achando interessante é que o plano é dar prioridade aos que estão no Brasil, e começar a fazer uma renovação levando em conta nossas características e qualidades que nos fizeram tantas vezes vencedores. Outra coisa a nosso favor é o retorno de muitos atletas e treinadores brasileiros, e isto além de melhorar o nosso campeonato, aumenta muito a nossa auto estima. Exemplo disto é o possível retorno ainda este ano, do Deco, expoente da seleção portuguesa, vai voltar também.

Na verdade nos preparamos com todos os cuidados para não haver uma nova versão de 1950, e evitar se mais uma tristeza ao nosso povo.

Prá Frente Brasil!

Texto: Paulo Medeiros
Fotos: A.N.I
Webmaster: Paula Medeiros

24.7.10

MAIS UMA REVOLUÇÃO EM MARCHA

Esta é a história de uma Revolução que está em curso por quase todo o mundo industrializado, confirmando que na vida tudo é mutável e que os humanos têm de acompanhar as mudanças se não quiserem ficar perdidos e esquecidos lá atrás, uns a perecer na solidão e no abandono, outros iludidos a rezar a Nada e à sua corte de abençoados, santificados e inventados que não fazem milagres nem podem evitar o progresso dos países e a evolução da Humanidade para outros patamares da Vida.

Carlos Lacerda escreveu este texto e nós não resistimos a publicá-lo nesta página da “Lusitânia Perdida”, considerando a sua utilidade para uma reflexão oportuna:



Está a acontecer na nossa rua e à nossa volta, e ainda não percebemos que a Revolução já começou.


As pessoas andam um bocado distraídas. Não deram conta que há cerca de 3 meses começou a Revolução. Não me refiro a nenhuma figura de estilo, nem escrevo em sentido figurado. Falo mesmo da Revolução a sério e em curso que estamos a viver, mas da qual andamos distraídos (desprevenidos) e não demos conta do que vai implicar. Mas falo, seguramente, duma Revolução.


Há cerca de 3 ou 4 meses começaram a dar-se alterações profundas, e de nível global, em 10 dos principais factores que sustentam a sociedade actual. Num processo rápido e radical, que resultará em algo novo, diferente e porventura traumático, com resultados visíveis dentro de 6 a 12 meses e que irá mudar as nossas sociedades e a nossa forma de vida nos próximos 15 ou 20anos.

Tal como ocorreu noutros períodos da História recente. No status político-industrial saído da Europa da pós-guerra. Nas alterações induzidas pelo Vietname e Woodstock em Maio de 68 (além e aquém Atlântico), ou na crise do petróleo de 1973.


Estamos a viver uma transformação radical, tanto ou mais profunda do que qualquer uma destas.


Façamos um rápido balanço da mudança e do que está a acontecer a estes “10 Factores”:

1 -A Crise Financeira Mundial: desde há tempos que o Sistema Financeiro Mundial está à beira do colapso (leia-se “bancarrota”) e só se tem aguentado porque os 4 grandes Bancos Centrais mundiais - FED, BCE, Banco do Japão e o Tesouro Britânico - têm injectado (eufemismo que quer dizer: “emprestado virtualmente à taxa zero”) montantes astronómicos e inimagináveis no Sistema Bancário Mundial, sem o qual este já teria ruído como um castelo de cartas. Ainda ninguém sabe o que virá, ou como irá acabar esta história.


2 -A Crise do Petróleo: Desde há tempos que o petróleo entrou na espiral de preços. Não há a mínima teoria de como irá terminar. Duas coisas são porém claras: primeiro, o petróleo jamais voltará aos níveis de 2007 (ou seja, a alta de preço é adquirida e definitiva!) e começarão rapidamente a fazer sentir-se os efeitos dos custos de energia. Por exemplo, quem utiliza frequentemente o avião, assistiu a uma subida no preço dos bilhetes. É escusado referir as enormes implicações sociais deste factor: basta lembrar que. por exemplo, toda a indústria de férias e turismo de massas para as classes médias (que, por exemplo, em Portugal ou Espanha representa 15% do PIB) irá virtualmente desaparecer em 12 meses. Acabarão as viagens de avião baratas e as férias massivas«.

3 -A Contracção da Mobilidade: fortemente afectados pelos preços do petróleo, os transportes de mercadorias irão sofrer contracção profunda e as trocas físicas comerciais (que sempre implicam transporte) irão sofrer fortíssima retracção, com as óbvias consequências nas indústrias a montante e na interpenetração económica mundial.

4 -A Imigração: a Europa absorveu nos últimos 4 anos cerca de 40 milhões de imigrantes, num movimento incessante e anacrónico (os imigrantes são precisos para fazer os trabalhos não rentáveis, mas mudam radicalmente a composição social de países-chave como a Alemanha, a Espanha, a Inglaterra ou a Itália). Este movimento irá previsivelmente manter-se nos próximos 5 ou 6 anos! A Europa terá em breve mais de 85 milhões de imigrantes!


5 -A Destruição da Classe Média: quem tem oportunidade de circular um pouco pela Europa apercebe-se que o movimento de destruição das classes médias (que julgávamos estar apenas a acontecer em Portugal) está de facto a “varrer” o Velho Continente! Em Espanha, na Holanda, na Inglaterra ou mesmo em França os problemas das classes médias são comuns e (descontados alguns matizes e diferente gradação) as pessoas estão endividadas, a perder rendimentos, a perder força social e capacidade de intervenção.

6 -A Europa Morreu: embora ainda estejam a projectar o cerimonial do enterro, todos os euro-políticos perceberam que a Europa, moribunda, já não tem projecto, já não tem razão de ser, que já não tem liderança e que já não consegue definir quaisquer objectivos num “caldo” de 27 países com poucos ou nenhuns traços comuns. Já nenhum cidadão europeu acredita na Europa, nem dela espera coisa importante para a sua vida ou o seu futuro. O “Requiem” pela Europa já se deu na Irlanda.


7 -A China ao assalto: contou-me um profissional do sector que a construção naval ao nível mundial comunicou aos interessados a incapacidade em satisfazer entregas de barcos nos próximos 2 anos, porque todos os estaleiros navais do mundo têm toda a sua capacidade de construção ocupada por encomendas de navios pela China. O gigante asiático vai agora atacar o coração da Indústria europeia e americana. Foram apresentados no mais importante Salão Automóvel mundial os novos carros chineses desenhados por notáveis gabinetes europeus e americanos, Giuggiaro e Pininfarina incluídos. Estes carros chineses são soberbos, réplicas perfeitas de BMWs e de Mercedes (eu já os vi) e vão chegar à Europa entre os 8.000 e os 19.000 euros! E quando falamos de Indústria Automóvel ou Aeroespacial europeia, estamos a falar de centenas de milhar de postos de trabalhos e do maior motor económico, financeiro e tecnológico da nossa sociedade. À beira desta ameaça, a crise do têxtil foi uma brincadeira de crianças.


8 –A Crise Social: As sociedades ocidentais terminaram com o paradigma da sociedade baseada na célula familiar. As pessoas já não se casam, as famílias tradicionais desfazem-se a um ritmo alucinante, as novas gerações não querem laços de projecto comum, os jovens não querem compromissos.


9 -O Ressurgir da Rússia:
para os menos atentos, a Rússia está a evoluir tecnológica, social e economicamente a uma velocidade estonteante. Voltou a encontrar o seu orgulho e tem uma liderança. Em 5 anos ultrapassará a Alemanha.


10 -A Revolução Tecnológica: nos últimos meses o salto dado pela revolução tecnológica (incluindo a biotecnologia, a energia, as comunicações, a nanotecnologia e a integração tecnológica) suplantou tudo o previsto e processou-se a um ritmo 9 vezes superior à média dos últimos 5 anos.


Eis, pois, a Revolução!


Tal como numa conta de multiplicar, estes dez factores estão ligados por um sinal de “vezes” e no fim têm um sinal de “igual”. Mas o resultado é ainda desconhecido e… imprevisível.


Mas uma coisa é certa: as nossas vidas vão mudar radicalmente nos próximos 12 meses e as mudanças marcar-nos-ão (permanecerão) nos próximos 10 ou 15 anos.


Contrariamente a um comentador que muito estimo pelo seu brilho e inteligência (Carlos Magno, programa “Contraditório” da Antena -1, (13 de Junho) eu não acho que o Mundo está “a entrar num crespúsculo” (sic). Espera-nos o Novo, como em todas as Revoluções.”

Um conselho final: é importante estar dentro do Novo. Da Revolução. Ir em frente. Sem medo. Afinal, depois de cada Revolução, o Mundo sempre mudou para melhor, excepto para os que ficam parados no mesmo sítio a comentar que “antigamente vivíamos e agora não sabemos se amanhã estamos vivos”.

Texto de Carlos Lacerda compilado e introduzido por Marques Pereira.

Foto: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros.



17.7.10

O caso do goleiro Bruno


Com grande repercussão no Brasil, o caso do goleiro Bruno se mostra cada vez mais intrigante e revoltante. A população brasileira se mostrou bastante atingida com o brutal assassinato de sua ex-amante Eliza.

Eliza já havia antes procurado a polícia para informar que estava grávida do goleiro e dizer que ele a queria forçar a tomar remédios abortivos. Após o nascimento da criança, Eliza acionou a justiça para pedir o reconhecimento da paternidade e também informou a imprensa das ameaças de morte feitas por Bruno.

O caso

No dia 24 de junho, a polícia recebeu denúncias anônimas dizendo que Eliza havia sido espancada por Bruno e dois amigos dele até a morte no sítio de propriedade do jogador, localizado em Esmeraldas, na Grande Belo Horizonte. Durante a investigação, testemunhas confirmaram à polícia que viram Eliza, o filho e Bruno na propriedade. Na noite do dia 25 de junho, a polícia foi ao local e recebeu a informação de que o bebê apontado como filho do atleta, de 4 meses, estava lá. A atual mulher do goleiro, Dayane Rodrigues do Carmo Souza, negou a presença da criança na propriedade. No entanto, durante depoimento, um dos amigos de Bruno afirmou que havia entregado o menino na casa de uma adolescente no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, onde foi encontrado. Por ter mentido à polícia, Dayane Souza foi presa. Contudo, após conseguir um alvará, foi colocada em liberdade. O bebê foi entregue ao avô materno.

Enquanto a polícia fazia buscas ao corpo de Eliza seguindo denúncias anônimas, em entrevista a uma rádio no dia 6 de julho, um motorista de ônibus disse que seu sobrinho participou do crime e contou em detalhes como Eliza foi assassinada. O menor citado pelo motorista foi apreendido na casa de Bruno no Rio. Ele é primo do goleiro e, em depoimento, admitiu participação no crime. Segundo o delegado-geral do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP) de Minas Gerais, Edson Moreira, o menor apreendido relatou que o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola ou Neném, estrangulou Eliza até a morte e esquartejou seu corpo. Ainda segundo o relato, o ex-policial jogou os restos mortais para seus cães. Segundo o delegado, no dia do crime, o goleiro saiu do sítio com Eliza e voltou sem ela, o que indicaria que o goleiro presenciou a ação.

Fonte: O Dia

Com a indignação por parte dos fãs (e da maior parte da população brasileira), o goleiro Bruno perdeu sua chance de triunfar nos campos brasileiros e quem sabe internacionalmente, e perdeu até mesmo seu sonho de ser goleiro da seleção brasileira na copa de mundo de 2014.

Analises foram feitas, tanto dos fatos como da conduta do goleiro, e tudo indica que ele além de culpado por um crime friamente calculado, ele tenha, por esta razão, indícios de que é provavelmente um psicopata.

Observe as palavras do colunista Augusto Nunes sobre o caso:

“Quando pessoas sem antecedentes criminais cometem um crime e são descobertas, em geral demonstram culpa, vergonha e remorso. Cobrem seus rostos ao serem levadas para depor e esquivam-se do olhar da câmera, pelo qual sentem receber o olhar de toda a sociedade que os reprova. Bruno, o goleiro, não. Em nenhum momento ele demonstra qualquer sinal de culpa ou vergonha. Não esquiva o olhar das câmeras, não cobre o rosto. De roupa laranja de presidiário, passeia altivo, de cabeça erguida.”

Deixo também ao leitor a analise do caso.

Autor: Paula Medeiros

Webmaster: Paula Medeiros

12.7.10

BANDEIRA DO BRASIL DE 2010 PARA 2014

OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS
BRILHOU NO CÉU DA
PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA
IDOLATRADA
SALVÉ, SALVÉ!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE
SE EM TEU FORMOSO CÉU RISONHO E LÍMPIDO
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA
ENTRE OUTRAS MIL
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL
PÁTRIA AMADA
BRASIL!

II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES
NOSSOS BOSQUES TÊM MAIS VIDA
NOSSA VIDA NO TEU SEIO MAIS AMORES.

Ó PÁTRIA AMADA
IDOLATRADA
SALVÉ, SALVE!

BRASIL DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE

VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

Desdobrei a bandeira do Brasil para a colocar no poste da varanda da minha casa, se derrotasse a Holanda e seguisse em frente na disputa da Taça do Mundo de Futebol que se realizou na África do Sul. Mas o Brasil, contra todos os prognósticos e desejo dos brasileiros, perdeu o jogo por 1-2 depois de estar a ganhar por 1-0, deixando-me a impressão de que o futebol sul-americano é o dono da bola e os europeus marcam golos.

Este resultado final foi sentido por mim como o despejar de um balde de água gelada do inverno holandês sobre as cabeças esquentadas pela paixão futebolística dos brasileiros.

Desespero, desilusão, tristeza, lágrimas de adeptos e de alguns jogadores que, estupidamente, ainda pensam que a Religião e os seus ícones e rezas podem fazer o trabalho dos pés, cabeça, empenho, técnica e talento futebolístico deles. Deus nunca jogou futebol nem viu um jogo. Dos santos e santas não há conhecimento de que nem um alguma vez tenham frequentado pessoalmente um estádio e muitos, os inventados e imaginados em gesso e madeira, nunca o poderiam fazer porque nunca foram pessoas.

O futebol jogado no Brasil é mágico, bonito, “romântico”, espectacular, mas começou a deixar-se ultrapassar pela maneira prática e objectiva de jogar na Europa. Os brasileiros perdem muito tempo a divertir-se com a bola em fintas, passes curtos, bola para trás, simulações e “lançamentos para a piscina”.. Os europeus só têm um objectivo: a baliza adversária onde meter a bola é fazer golos e ganhar ou não perder o jogo, construindo as vitórias com passes longos, enérgicos, entrega total e rematando de qualquer ponto próximo ou dentro da grande área.

Infelizmente para as grandes selecções e para os apreciadores do futebol sul-americano, também a Argentina claudicou e foi humilhada frente aos “frios” alemães, vizinho da Holanda, por 4-0. E isto leva-nos a perguntar a Maradona: o que lhe valeram essas preces que fizeram a Deus e ao Céu? Um conselho: joguem à bola, marquem golos, deixem de fazer Religião em sítios onde somente as “canetas” e a “tola” podem fazer “milagres”.

No mesmo domingo 3 de Julho da eliminação vergonhosa dos argentinos, o mesmo aconteceu à humilde mas aguerrida equipa nacional do Paraguai, um pobre país vizinho do Brasil, mais precisamente a sul do estado do Rio Grande do Sul, diante da Espanha, campeão da Europa, por 1-0, país que também pôs fora do Mundial os portugueses e pelo mesmo resultado. O Paraguai, no entanto, para além de se ter constituído uma surpresa, deixou ao mundo uma bela e sensual imagem que deixamos aos leitores deste blogue que gostem de ver cor e mulheres graciosas e vistosas nas bancadas desta “guerra mundial” que se realiza de quatro em quatro anos.



Que ilações tirar destas duas estrondosas e escandalosas derrotas sul-americanas? A resposta parece-me ser esta: o Futebol, como tudo, está a mudar. Os métodos e a habilidade sul-americana para este espectáculo desportivo estão a ser substituídos por uma cópia das regras do Capital, pois o que interessa é a produção/obtenção de resultados lucrativos (vitórias).

Nas meias-finais a Holanda eliminou o Uruguai por 3-2 e a Espanha fez o mesmo à Alemanha por 1-0.

Na luta pelo 3º lugar a Alemanha venceu o Uruguai por 3-2. O Uruguai, apesar de ter ficado no 4º lugar, foi a melhor equipa da América do Sul.

Na final, a Espanha derrotou a Holanda por 1-0 e sucedeu à Itália como Campeão Mundial. Y VIVA ESPAÑA!




Se, em 2014, jogando em casa, o Brasil quiser recuperar o ceptro de Campeão do Mundo, o melhor será contratar quanto antes um seleccionador/treinador europeu que saiba de Futebol Moderno e da sua objectividade maior que é marcar golos capazes de capitalizar bons resultados e fazer campeões neste negócio que envolve grandes interesses e muitos milhões, mas é sempre o povão quem sofre e chora…


Texto de Marques Pereira

Fotos: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros



3.7.10

Tristeza no Brasil



Realmente, fazia bastante tempo que não tínhamos tamanha tristeza.


A tristeza ocorre principalmente quando nos deparamos com algo que não aguardávamos, e assim foi neste 02 de julho de 2010 , quando a seleção brasileira de futebol saiu derrotada perante a equipe da Holanda.


Jamais quero desmerecer o adversário, que até honrou sua vitoria, o que quero tentar transmitir ao leitor , é a importância que um transtorno desses ocasiona no povo brasileiro.


Um povo sofrido, cuja vitoria desportiva é algo que nos enche o ego em afirmar que enfim podemos vencer os maiorais do mundo afora. E o principal, enche de orgulho e patriotismo toda a gente deste país imenso.


Outra coisa, quando se perde porque o adversário foi melhor, até é aceitável, mas é muito ruim perder quando temos a vitória nas mãos. Mas a vida é assim e assim deverá seguir a vida que não se resume numa pátria de chuteiras. Não é hora de procurarmos culpados, mas é hora de lembrarmos que o próximo campeonato será aqui mesmo no Brasil e aí quem sabe possamos enfim sermos os hexa –campeões. É hora de aproveitarmos para rever os erros e quem sabe não os repetir em outros momentos. A era “Dunga”, enfim terminou hoje, e já se fala no retorno do nosso Felipão, o que não seria nada ruim.


O que me envaidece, é que mesmo nossos jogadores tiveram muita fibra, e demonstraram que o dinheiro que se ganha na Europa , está abaixo do sentimento de defender a nação. E o choro do KAKA e do Julio Cesar, foi uma prova incontestável disto.


Neste mundo globalizado, realmente a cada dia vejo que o mundo está mudando ou está mudado. Mas o sentimento que estamos vendo, demonstra que há ainda algo por fazer, e que a America latina esta melhorando a cada dia. Mesmo mediante nossa tristeza fico feliz pelo Uruguai e Argentina, principalmente pelo que poderão fazer por nós.


Me comovi pelas comemorações em Montevideo, e sei que eles tal como nós poderão fazer feliz seu povo. Comovi-me também quando vi minha sobrinha Gabi, cair em lagrimas quando Portugal perdeu para Espanha, outra prova inconteste que realmente os valores estão mudando.


Bem, diz o velho ditado que não há mal que não nos traga um bem, e é assim que devemos encarar e encorajar os nossos, pois se somos o que somos foi depois de muita luta.


Infelizmente não vou poder ver a bandeira brasileira hasteada na varanda do Marques Pereira mas ,sei da sua simpatia para conosco. Ele sabe que a recíproca também é verdadeira.


Sei que o campeonato também serve para unir os povos do mundo, se não consegue pelo menos tudo isto atrai os olhos pelo que aconteceu em África


Como diz o Roberto Leal, Viva os povos da terra, e que Raça humana não tem cor. Quanto a mim, neste momento só tenho a dizer um jargão que já esta muito popular:


Sou Brasileiro e não desisto nunca!.



Texto: Paulo Medeiros


Foto: Internet


Webmaster: Paula Medeiros