25.9.10

TROPA DE ELITE 2

O blog Lusitânia Perdida já está no ar virtualmente há um pouco mais de 4 anos, sempre divulgando notícias relevantes do cenário brasileiro e/ou português com a opinião dos bloggers redatores já conhecidos, Marques Pereira e Paulo Medeiros.

Algumas vezes sou chamada a participar desse projeto e tenho a pretensão de mostrar com uma visão mais jovial os assuntos mais comentados durante a semana no Brasil.

Algo que sempre vem à minha mente é o entretenimento. Além do blog em si, gosto de repassar algumas outras formas de lazer. Esta semana meu foco estará mais voltado para a chamada sétima arte.

Sabe-se que ir ao cinema (ou assistir a filmes em geral) é uma das atividades de lazer mais realizadas em todo mundo. Gostaria de mostrar essa semana, como um bom filme pode se tornar objeto de conhecimento ao mesmo tempo que preenche o ócio.

O foco desse post é falar um pouco de um dos filmes mais assistidos no Brasil, que tem sua segunda parte programada para ser estrelada dia 08/Outubro/2010, Tropa de Elite 2.

O primeiro filme, “Tropa de Elite”, enfoca o grupo especializado no combate ao tráfico nos morros cariocas por meio da trajetória de três oficiais, onde um deles é o Capitão Nascimento (protagonizado por Wagner Moura). A segunda parte mostrará a luta de Nascimento com um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava, o problema era, além de tudo, interno.

O longa é o reflexo da situação atual brasileira nas grandes cidades. Onde o crime organizado toma conta da cidade e o tráfico de drogas deixa vítimas todos os dias. Além disso, o filme agora tem um novo enfoque: mostrar outro problema do cenário brasileiro, a corrupção. Infelizmente a realidade brasileira (principalmente do Rio de Janeiro – cidade onde foi baseado e gravado o filme) é a retratada e o objetivo do projeto é apenas conscientizar a população para a “guerra civil” que vivemos todos os dias, com o fim de modificar algo que persegue a população brasileira e que é um dos motivos que nos força a viver rodeados de insegurança e medo.

Sabe-se que além da saúde e da educação a segurança pública nacional está em déficit há anos. Isso veio agravar com o surgimento de novas drogas e da menor intervenção do Estado diante da problemática.

Apenas faço um pedido. Observem atentamento ao filme e vejam como será possível reverter uma situação que chegou a tamanha proporção.

Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=wBzYFBayR1A

Texto: Paula Medeiros

Foto: CinePop

Webmaster: Paula Medeiros


18.9.10

OS “PELÉZINHOS” DE SETÚBAL

O jogador brasileiro de futebol Pelé foi o maior de sempre e ainda continua na memória dos portugueses através do pequeno Clube Desportivo “Os Pelézinhos” existente num bairro de Setúbal, cidade a sul do rio Tejo que dista de Lisboa 40 quilómetros. É desta associação desportiva de futebol infantil e juvenil que hoje “vou falar”, pois fui revisitá-la com uma saudade sustentada por um título distrital conquistado na época de 1993/94.




Este clubinho foi criado num pequeno terreno em forma de U que era uma amostra de “campo de futebol”, nas traseiras de um prédio na Praça do Brasil, em Setúbal. Era tão pequenino que mais parecia um “clube de brincar”. Mas os pais e as crianças gostaram e treinando naquele pedacinho de terra batida, os meninos foram aprendendo futebol honrando o seu ídolo Pelé

Muitos destes “pelézinhos” chegaram a jogadores seniores de clubes da 1ª. Divisão Nacional como o Vitória de Setúbal, Benfica, Sporting e até outros estrangeiros.

O título de primeiros campeões distritais de Setúbal no escalão de “Escolas” (dos 7 aos nove anos) obtido sem nenhuma derrota e á frente do grande clube local (Vitória Futebol Clube de Setúbal) mereceu da entidade municipal setubalense a atenção devida, atribuindo-lhe um espaço desportivo com dois campos com as medidas máximas no espaço de ambiente protegido na Várzea da cidade de Setúbal.



O CD “Os Pelézinhos” continua a ser um clube de formação futebolística para crianças, competindo também nos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis, saindo depois para o clube maior e mais representativo do distrito (VFCS) e para os outros grandes de Lisboa.

Outros dois clubes de bairro (Comércio e Indústria, mais o 1º. de Maio) vêm seguindo as pegadas do CD “Os Pelézinhos”, mas estes continuam a ser os pioneiros e o que mais agrada aos pequenos praticantes, devido à influência carinhosa dos “inhos” do nome do clube que rima com pequeninos. E, na verdade, a política dos formadores é de carinho, liberdade para se divertirem ao pontapé e cabeçada na bola, crescerem a aprender e a competir, sempre acompanhados dos pais, mães e avós a ver os jogos e os treinos, o que lhes dá coragem e um sentimento reconfortante de protecção.



Depois de ver um jogo-treino dos “Pelézinhos” com os Infantis contra os Iniciados, desloquei-me ao campo do 1º. de Maio, na Varzinha, onde encontrei o seu campo divido em dois com as equipas do referido clube e do Benfica a competirem simultaneamente em Infantis e Iniciados. Eis as fotos que consegui neste sábado de céu escuro a ameaçar chuva há três dias, mas os produtores de vinho meteram um requerimento ao Governo do Céu para o “manda chuva” deixar primeiro fazer as vindimas com as finalidade de o “Sangue do Senhor” a beber nas missas dominicais também fosse de boa qualidade para os almoços e jantares dos sacerdotes celebrantes.





O panorama natural e paisagístico dos campos que visitei têm como fundo o belo castelo de Palmela.


O futebol infantil e juvenil de Portugal precisa de mais investimento estrutural, financeiro e técnico, pois o nosso país precisa que haja mais revelações e menos conflitos que nos diminuem aos olhos das outras nações e põem em causa a nossa participação nos campeonatos europeus e mundiais.





Texto de Marques Pereira

Fotos: Marques Pereira

Webmaster: Paula Medeiros





















































11.9.10

Comércio Religioso

Recentemente o Marques Pereira, publicou aqui no nosso Blog, artigo sobre a enorme quantidade de denominações religiosas existentes no Brasil. Havia denominações de outras regiões de meu país que eu nunca nem tinha ouvido falar.

O texto nos chamou a atenção, pois é aquele tipo de assunto que está ao nosso lado, mas nunca o comentamos. Penso que talvez já estejamos nos acostumando.

Para o amigo leitor em Portugal tenha uma idéia, todas as manhas os horários comerciais da maior parte das redes de televisão estão locados ao furor destas denominações. Normalmente são as denominações neo-petencostais as que fazem mais barulho e as que reúnem mais “fiéis”. A maioria delas apresentam as mesmas características, ou seja, por trás da pregação do evangelho, há o apelo por contribuições que na verdade tem mesmo é enriquecido muita gente.

Afora isto descrito acima, o assunto mergulha noutro segmento, bem mais profundo. Qual será o posicionamento de Deus em tudo isto. Será que ele vê com bons olhos, tudo que esta a acontecer. Falo isto porque já tive a oportunidade de ser perguntado por jovens que estão em busca , e ficam na duvida de qual o caminho a seguir. Jovens que perderam o rumo, pois estão mergulhados numa vasta gama de informações em que não se consegue captar a verdadeira mensagem. Normalmente a resposta que dou é a mesma que o bom senso recomenda, você deve perguntar a Deus em seus momentos de oração. Assim, ele poderá lhe falar, sutilmente.

Embora, seja uma resposta didaticamente correta, será mesmo que vamos obter esta resposta?. Pois até este que vos escreve , já teve lá seus momentos de muitas duvidas. Imaginem estes jovens com menor formação.

Sem duvidas, sei que muitos poderão dizer, que se escrevo tudo isto é porque eu nem mesmo sei o que estou falando, mas não é bem assim, o que falta mesmo é ter mais Deus em nossas vidas, e assim o digo que é o que esta faltando neste país. Os resultados vemos todos os dias, com o aumento abusivo da criminalidade, onde acontece de tudo.

Por outro lado há um crescimento ainda maior das drogas, e aí nem preciso descrever mais, o resultado é devastador e com certeza bem longe de Deus. Assim, e com este aspecto se abre mais espaço para um grupo que cresce a cada dia, os Ateus. Imaginem a argumentação: Se existisse mesmo Deus, nada disto estaria ocorrendo.

E agora, meus amigos o que fazer, o que pensar? O que dizer?

Esta discussão é cada vez mais freqüente em nossa sociedade e pelo menos para tantas denominações já tenho uma certa explicação. Como a coisa esta cada vez mais comercial, muitos “pastores” estão envolvidos com o seu desempenho e para circunscrever seu território, qualquer motivo serve para criar sua própria denominação. As maiores entretanto, aproveitam-se de seu maior desempenho e abrem suas filiais em outros países como na África e em Portugal.

Assim, percebe-se que tudo vai muito de acordo com a quantidade de adeptos e de muitos interesses pessoais, e o pior, cada vez muito mais distante do que o nosso senhor Jesus Cristo nos ensinou.

A foto do texto de hoje é por si só uma comprovação do que vem a ser uma perfeita distorção doutrinária.

Texto:Paulo Medeiros

Foto: cortesia Porque os Sinos Dobram- Blog

Webmaster: Paula Medeiros


4.9.10

PEDÓFILOS DA “ALTA” CONDENADOS EM LISBOA

O que pensamos dos pedófilos que abusam sexualmente de crianças é que são uns grandes “filhos da puta” que mereciam ser condenados a prisão e trabalhos forçados até morrerem de sofrimento físico e mental.

Pena de morte achamos que não merecem, pois tal pena não os faz sofrer como eles fizeram às crianças e seus familiares.

Prisão perpétua para ficarem a comer, dormir e viver à custa dos contribuintes é uma consideração que não merecem das sociedades humanas.

Ao fim de cerca de seis anos de instrução, audiências e julgamento, um tribunal de Lisboa deu por concluído o “Caso de Pedofilia na Casa Pia”, uma instituição de ensino a crianças abandonadas, órfãos ou com carências familiares na capital de Portugal.

O motorista Carlos Silvino (Bibi) da Casa Pia, acusado de mais de 600 crimes, aliciava, angariava e conduzia crianças internas da instituição a pedido de homens das classes alta e média-alta, entregando-as na casa dos predadores que as utilizavam sexualmente. Foi condenado a 18 anos de prisão, beneficiando das atenuantes de ter confessado e colaborado com a investigação.

O embaixador Carlos Ritto apanhou 6,8 anos de prisão efetiva.

O vice-provedor da Casa Pia, Manuel Abrantes, foi condenado a 5,9 anos de prisão efetiva.

O bem conhecido apresentador/produtor de progranas de televisão Carlos Cruz, que continua a considerar-se “inocente”, foi condenado a 7 anos de prisão efetiva pelo coletivo do tribunal liderado pela juíza Ana Peres.

O advogado Hugo Marçal foi condenado a 6,2 anos de prisão efetiva.


O médico
Ferreira Dinis foi sentenciado a 7 anos efetivos de cadeia.


A alentejana
Gertrudes Nunes, acusada de alugar uma casa em Elvas para receber crianças destinadas a abuso sexual por um dos pedófilos condenados, foi absolvida de todos os crimes.

Nenhum dos condenados foi enviado imediatamente para a cadeia, pois todos vão recorrer da sentença para o Tribunal da Relação de Lisboa que, se confirmar ou aumentar as penas de prisão, voltarão a recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça e assim por diante ao Tribunal Constitucional e ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, para os anos passarem e todos continuarem em liberdade a afirmar “estamos inocentes dos crimes pelos quais fomos sentenciados”.

A Justiça portuguesa anda muito devagar e agiu muito tarde quanto a este monstruoso caso que escandalizou e enojou os portugueses. Assim, a pedofilia continua a expandir-se em Portugal, pois as penas são leves e não castigam nem recuperam exemplarmente estes nojentos criminosos.

Texto de Marques Pereira

Fotos: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros