29.1.11

A Minha Decepção Existencial,Filosófica e Religiosa Com o Espiritismo


2ª. Parte

Voltando ao assunto nesta segunda parte, volto a lembrar que eu concluí este mês o terceiro ano do curso de licenciatura em filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba.

No ano de 2009 eu estava estudando a disciplina chamada de Teoria do Conhecimento, quando no curso estudamos os mecanismos filosóficos do pensamento, que é uma herança de Sócrates, Platão e Aristóteles mais enfaticamente retomada pelo filósofo francês René Descartes (1596-1650).

Sem falarmos nos demais teóricos da citada disciplina, eu gostaria de lembrar um comentário de Descartes sobre a infinitude possível ao pensamento. Eis a passagem:

“Com efeito, já percebo que o meu conhecimento aumenta e se aperfeiçoa pouco a pouco e nada vejo que o possa impedir de aumentar cada vez mais até o infinito (...)” René Descartes, “Meditação Terceira”, item 28.

Lembro-me de que no ano de 1989 eu comecei a ler os livros do filósofo brasileiro Huberto Rohden... Que tempo maravilhoso, apesar da minha permanência no movimento espírita... Eu lendo Rohden ampliava os meus horizontes pelo crepúsculo multicolorido da filosofia cristã do referido autor, profundo conhecedor da História da Filosofia, chegando a ter competência para traduzir o Novo Testamento do grego antigo para o português e ter escrito quase cem livros.

E o mais curioso é que eu não conseguia conciliar o que dizia o filósofo Huberto Rohden com o pensamento lastimável de Allan Kardec (o criador do espiritismo).

Mesmo aqui nesta cidade de 400 mil habitantes eu não conhecia nenhum, dentre os leitores dos livros dos referidos senhores, nenhuma pessoa mesmo que conseguisse dar uma explicação satisfatória quanto à minha indagação: como conciliar o pensamento de Rohden com o pensamento de Kardec?

E eu aqui na internet desafio quem quer que seja, que consiga unir o pensamento dos dois personagens acima.

A razão é muito simples, meus amigos. Rohden tem herança filosófica – e Kardec não tem.

Rohden bebeu nas águas cristalinas da Filosofia Antiga e no pensamento do cristianismo nascente. Conheceu a filosofia como poucos, chegando a elaborar uma trilogia: “O pensamento filosófico da Antigüidade”, “A filosofia contemporânea” e “O espírito da filosofia oriental”. E Kardec? Escreveu algum livro de filosofia? Nunca, porque mal conhecia o assunto.

Desde Sócrates tentou-se definir o sujeito, definir o que é o homem.

Sócrates e Platão fizeram isto.

Os filósofos pré-socráticos definiram o homem especificamente tratando; eles buscavam a causa originária de todas as coisas – o arché (αρχή). E achavam os tais pré-socráticos que a tal causa originária seria, por exemplo, para Anaxímenes, o ar; para Anaximandro, o ilimitado; para Heráclito, o fogo, e assim por diante.

Buscaram a causa na natureza. Por isto também são chamados de filósofos naturalistas.

Sócrates não.

Sócrates dizia que a causa de todas as coisas seria questionável, pois seus antecessores buscaram a causa apenas das coisas naturais, quando tudo isto seria defluente do pensamento humano. E para ele, a causa do pensamento humano seria o próprio homem. E restava definí-lo. E o fez magistralmente nas obras “A República”, também às vezes traduzidas como “Politéia” e ainda mais especificamente no livro “Fédon”, onde define o homem e a sua alma. Nada a ver com as elucubrações puramente mentais do senhor Allan Kardec, obra em 90% resultado só da cabeça dele, e nada mais. Além da influência fantasmagórica que ele atribuiu aos espíritos que o cercavam, em meio aos seus delírios com aproximação considerável da tolice que o preenchia, sem falar das suspeitas de que ele tinha a ver com os meandros tortuosos da loucura humana. Em outra ocasião eu escreverei sobre a relação entre espiritismo, neurose e psicose. Vamos ver o que diz Freud e Lacan, mas em outra ocasião.

Voltando a Huberto Rohden (mas acho que dele ainda não saímos), o grande filósofo catarinense escreveu um livro inteiro para definir o homem, apesar de acrescentar ao conhecimento filosófico elementos religiosos, principalmente do cristianismo, sem falar na contribuição de Charles Darwin, apreensível no texto em questão. Isto Rohden fez num livro chamado “O Homem”, leitura que eu recomendo.

E o senhor Kardec, escreveu pelo menos um capítulo de quaisquer de seus livros tentando pelo menos definir o homem? NÃO.

Isto o espiritismo não fez! E não fez deixando esta lacuna no pensamento da doutrina espírita.

Rohden não. Ele escreveu um livro inteiro para definir o homem.

O filosófo Immanuel Kant (1724-1804) também não. Ele escreveu um livro profundo e volumoso para definir o homem e o pensamento humano, a “Crítica da razão pura”.

Teilhard de Chardin, arqueólogo e padre jesuíta, escreveu uma obra sui generis para conceituar o homem: “O fenômeno humano”.

O conhecimento do senhor Kardec sobre o ser humano é vergonhoso.

Ele escreveu (talvez a maior bobagem de toda a sua obra) de que existem pessoas que reencarnam com a missão de ser médiuns. Mas consulte um bom médico e pergunte a ele sobre o transe, se ele é perigoso ou não para a saúde.

Eu fiz esta pergunta a uma médica excelente, e ela me provou “por A mais B” (como dizemos no Brasil) que o transe faz mal à saúde, envelhece, estressa e piora a saúde física e mental de qualquer um. Segundo ela, isto já é de conhecimento da mais avançada medicina, tanto nos grandes laboratórios e institutos quanto nas Faculdades de Medicina, nas suas graduações, nos seus mestrados e doutorados.

Isto é por demais contundente, é uma prova incisiva de que o espiritismo faz mal à saúde.

E faz mal também à filosofia.

Até logo, meus amigos.

Por favor, comentem o meu artigo. Eu preciso saber o que vocês acharam.

Texto: Jaime Clementino de Araujo Junior

Foto: Arquivo

Webmaster: Paula Medeiros

24.1.11

BRASIL: DEUS É A NATUREZA

PORTUGAL: NADA DE NOVO EM BELÉM

Brasil: A recente manifestação da Natureza em alguns montes do estado de Rio de Janeiro, que até agora fez quase 800 mortos confirmados, veio demonstrar mais uma vez ao povinho que “anda cego” pela Religião que Deus é uma Deusa: a Natureza toda-poderosa, criadora da Vida e de tudo no nosso planeta, incluindo os homens, as mulheres e os outros animais.




Portugal: A eleição presidencial de domingo, 23, não trouxe nada de novo para o Palácio (cor-de-rosa) de Belém, em Lisboa. Estava lá a reinar Cavaco Silva, companheiro partidário e amigo de ladrões do Banco Português de Negócios que deram uma “dentada” de 5,5 mil milhões de euros que o Estado pagou e que já está a descontar nos salários de todos os portugueses. Cavaco Silva vai continuar a presidir como um rei que custa mais do que a Monarquia de Espanha, com a bênção da Igreja Católica e o apoio da Banca, grande Patronato e do imperialismo Capitalista internacional. Resumindo e concluindo: se “eles” conseguirem que o PSD ganhe as próximas eleições legislativas, todo o País fica na mão da Direita e os Portugueses não têm outra perspectiva de vida senão a de pensar que vão voltar a subviver com o estatuto de escravos dos três “tubarões” de qualquer sociedade: Direita, Capital e Religião.

Os resultados oficiais apurados após terminado o escrutínio foram os seguintes:

- Numero de eleitores inscritos: 9 629 630.

- Votos nulos: 86 543 (1,93%).

- Votos em branco: 191 159 (4,26%).

- Abstenção, não votantes e desiludidos que já não confiam nos políticos

foram mais de metade dos eleitores portugueses: 5 139 726 (53,37%).

- Cavaco Silva recandidato: 52,91%. (2 230 104 votos)

- Manuel Alegre apoiado pelo PS e BE: 19,75%. (831 950 votos)

- Fernando Nobre, médico e independente “apoiado na sombra” por Mário Soares:

14,11% (593 868 votos).

- Francisco Lopes candidato do Partido Comunista: 7,14%. (300 840 votos).

- José Manuel Coelho candidato solitário (“Tiririca” da Ilha da Madeira): 4,50%

(189 340 votos).


VIL BAIXEZA FOI A FRAUDE FINANCEIRA da quadrilha do BPN que agora está a arruinar o País, dos ex-ministros do governo de Cavaco Silva, dos ex-ministros do PSD cheios de cumplicidades que protegeram os seus e distribuíram o saque contra Portugal, contra a nossa Economia e contra o nosso Povo –Francisco Louçã, líder do BE, respondendo à critica acusatória de Cavaco Silva aos políticos e cidadãos que o comentaram e criticaram publicamente.

O PORTUGUÊS NÃO CONFIA NEM SE INTERESSA e muito menos se manifesta, a não ser que lhe tenham ido ao bolso. E, mesmo assim, a tomada de iniciativa é quase nula como em quase tudo. O português vai à rua festejar futebol e fica calado perante a crise na Justiça em que não confia (70%), os milhões gastos com institutos e comissões que albergam “boys” e servem os mais sinuosos objectivos, corrupção, escândalos, silêncios e mentiras ao mais alto nível. Mas diz não acreditar nos políticos (94%). Esquecem-se que eles são o que os portugueses deixam ser pelo seu silêncio ou submissão. –Manuela Moura Guedes, in CM.

CLÉRIGO CATÓLICO RECEBE PENSÃO DE 7450 EUROS. É o frade Vítor Melícias, apesar do voto de pobreza a que obriga a sua Ordem Franciscana.

NATAL A 7 DE JANEIRO PARA CRISTÃOS ORTODOXOS e para os os fiéis da Igreja Cristã Copta fundada no Ano 60 pelo apóstolo S. Marcos, no Egipto (norte de África). Copta significa egípcio. O seu líder é o Papa Shenuda III, Patriarca de Alexandria desde 14 de Novembro 1971. Todas as igrejas ortodoxas festejaram o nascimento de Jesus de Nazaré a 7 de Janeiro. Em que ficamos: Jesus nasceu a 25 de Dezembro ou a 7 de Janeiro? Qual das datas é a verdadeira e qual é mentira? Quem está a mentir? É estranho as religiões Católica e Ortodoxa (verdadeira, rigorosa) não se entenderem quanto à data de nascimento do seu Deus-Homem, deixando os que crêem em Jesus de Nazaré (Cristo) incrédulos com dois natais. No primeiro dia do ano 2011, em Alexandria (Egipto), um atentado terrorista muçulmano matou 21 e feriu 70 cristãos coptas à porta da sua igreja. Apesar de Jesus ser o 4º. profeta do Islamismo fundado por Maomé, os muçulmanos odeiam os praticantes do Cristianismo. Tem razão quem disse que “A Religião fala de Amor, Paz e Caridade, mas divide a Humanidade e provoca ódios, assassínios e guerras”.

RELIGIÃO DIVIDE UM PAÍS AFRICANO EM DOIS. Aconteceu no Sudão, o maior país de África, ficando o norte do território a ser dos Islamitas e o sul dos Cristãos. Isto aconteceu após uma votação maciça dos sudaneses com o apoio da ONU, terminando assim com uma guerra civil religiosa iniciada em 1983 (28 anos) em que morreram dois milhões de pessoas e causou quatro milhões de refugiados que na

HOJE SÓ SE CASA QUEM É FRACO(A) DA TOLA… Diz o povinho e parece que começa a ser verdade. Nos últimos 10 anos o número de casamentos diminuiu 40%. E o número de divórcios triplicou, facto que faz pensar que podem vir a faltar casados para formar a estatística de divorciados em Portugal. Todos querem ser livres. Eles e elas. Aturar mulheres, tá quieto ò mano! Ser esposa, amante e corpo para todo o serviço de um homem e ainda estar sujeita a que ele ande com outras, não querias mais nada, pá! E assim eles e elas, já muitos, compram um carro, depois um apartamento, tudo a prestações e seja o que Deus quiser, porque vaginas e pénis há sempre por aí prontos para copular sem amarras. O pior é a consequente solidão humana que acaba dramaticamente por atirar estas pessoas para o álcool, a droga, os psiquiatras e os medicamentos, o que se transforma num “casamento” ainda mais difícil de suportar, pois é uma luta travada e falhada contra a Natureza do homem e da mulher.

EM 2010 NASCERAM MAIS 1900 BEBÉS QUE EM 2009 mas houve menos nos distritos de Braga e Viana.

FUTEBOL: GANHAM OS GRANDES PERDEM OS PEQUENOS. Taça da Liga: Braga-Paços de Ferreira (2-3), Benfica-Olhanense (3-2), Porto-Beira Mar (3-0), Sporting-Penafiel (4-0). Campeonato da I Liga (17ª jornada): Braga-Setúbal (2-2), Rio Ave-Guimarães (3-2), Beira Mar-Porto (0-1), Benfica-Nacional (4-2).

Texto de Marques Pereira

Foto: Marques Pereira

Webmaster: Paula Medeiros

15.1.11

Tragédia na região serrana do Rio de Janeiro


Desde criança, escutamos que o Brasil era diferenciado porque tragédias climáticas eram difíceis de nos atingir. A própria historia é comprobatória da inexistência de terremotos, e ou outras intempéries.

Mas o nosso mundo, como já dissemos aqui, esta mudando seu clima e o pior devido a péssimo tratamento que a humanidade está prestando.

Infelizmente aconteceu o pior numa das regiões mais bonitas do Brasil, que é a região serrana do estado do Rio de Janeiro. Precisamente nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Há alguns anos estive na região e pude constatar que embora belíssima já me chamava a atenção a localização de algumas construções. E quando falo em construções, não falo de casas de periferia, mas sim de suntuosas mansões e condomínios de luxo.

Tudo isto virou um mar de lama e fico aqui a imaginar os terríveis momentos de terror que passaram todas as pessoas e com inúmeros exemplos passados e comentados pela televisão.

Houve residências em que morreram 12 pessoas da mesma família, a grande maioria perdeu tudo, e há inúmeros casos em que toda uma vida de trabalho desceu rio abaixo.

Desta historia trágica há duas lições ou reflexões a fazer . Uma delas e que já sabemos, que o nosso povo brasileiro é extremamente solidário e recursos de todas as partes já chegam e que vamos conseguir sair de mais essa. Justo agora em que nosso país atravessa um momento tão bom.

O outro é que continuamos pagando por erros históricos, em que o crescimento urbano foi realizado sem muita disciplina e com aquele “jeitinho brasileiro”. Para que o leitor tenha uma idéia , a quantidade de água da grande chuva foram de exatos 182 mm, exatamente igual ao que caiu na ilha da Madeira no ano passado, mas com uma grande diferença. Na Madeira só morreram cerca de 40 pessoas e aqui já se contabilizam até este momento 540 pessoas que tiveram suas vida ceifadas. Porque tanta diferença no numero de mortes? Simplesmente devido a ocupação desenfreada das áreas ribeirinhas, sem o devido cuidado e respeito a natureza.

Infelizmente uma lição. Só nos resta agora contribuir para diminuir o sofrimento daqueles nossos compatriotas.



Texto: Paulo Medeiros
Fotos:Agências nacionais
Webmaster:Paula Medeiros

8.1.11

AQUI, PORTUGAL COITADO…

Enquanto o Brasil cresce em esperança, melhor qualidade de vida e produtividade, em Portugal vivem-se preocupantes momentos de grande especulação financeira gerados na América USA para destruir uma nação histórica da Europa e da Humanidade e pela caseira corrupção política e empresarial, diminuição dos salários, luta dos trabalhadores e o consequente aumento da pobreza e da fome. O “cenário português” começa a fazer “tremer de medo” os Portugueses, tão vandalizado está a ser Portugal pelos tubarões do Capitalismo financeiro “made in USA”.

Deste momento deixamos algumas notícias e opiniões correntes aqui em Portugal…

A IMPRENSA É A IMENSA E SAGRADA LOCOMOTIVA DO PROGRESSO – opinião de Victor Hugo, escritor francês (1802-1885).

UM JORNALISTA É UM “CÃO DE GUARDA PÚBLICO” como se lê num acórdão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos? Poucos exercem a Liberdade de expressão que lhes permite usar este honroso título. Também são poucos os comentadores e colaboradores da imprensa diária, regional e local que exercem corajosamente a possibilidade de serem lidos e credíveis com arreganhos de um verdadeiro “cão de guarda público”, ou seja, que estão do lado do povo-povo e não andam de mãos dadas com os vigaristas de sorriso cínico que lhe manipulam a mente, exploram o trabalho e lhe “cortam-as-pernas” para que não evoluam humanamente. Nenhum país, região ou município evolui se os Poderes não forem comentados e criticados; nem se os jornalistas se “venderem”por um anúncio e os comentadores se limitarem a ser e a viver como “capachos” e bajuladores da gente de dinheiro e dos “donos dos céus”.

ESTE É O MÊS DOS QUE GASTARAM TUDO NO NATAL. Janeiro vai ser um longo e cinzento mês de Inverno para os portugueses que recorreram às compras a fiado para viver das aparências, não se tendo precavido para o anunciado aumento do custo dos bens essenciais, serviços, impostos e descida dos salários para ajudar à recuperação da Economia e combate à crise financeira que o Governo está a pagar ao juro de 7,3% nos mercados financeiros internacionais.

SEIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA. São eles Cavaco Silva (Direita, PSD, CDS, MEP, Capitalismo e Igreja Católica), Defensor Moura (Independente-socialista do Alto Minho), Francisco Lopes (Comunista do PC e Verdes), Manuel Alegre (socialista apoiado pelo PS e BE), Fernando Nobre (independente dos solidários Médicos Sem Fronteiras) e José Manuel Coelho (opositor madeirense do PND ao ditador-populista “laranja” Alberto João Jardim). A eleição faz-se no próximo dia 23 deste mês.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA SERVE PARA NADA. Até Cavaco Silva, que é professor de Economia e já foi PM, deixou chegar o País ao actual e elevadíssimo endividamento nacional e internacional que todos os Portugueses estão a começar a pagar, empobrecendo mais. Um país e o seu povo-povo vivendo na pobreza é o que mais interessa ao Liberalismo económico e ao Capitalismo insocial do PSD, ao grande Patronato, à Banca, à Indústria e à Religião que são os exploradores do povo-povo a quem Cavaco Silva serve de forma política e com obediente veneração. Porque motivos a Assembleia da República e o Governo não suspendem este cargo que custa ao Estado e aos contribuintes mais do que o Rei de Espanha e a sua Corte familiar comem dos espanhóis?

A CLASSSE POLÍTICA ESTÁ DESCREDIBILIZADA totalmente em Portugal –afirmou Manuela Ferreira Leite, ex-líder do PSD. Quem fala assim dos seus companheiros “laranjas” e da sua classe sabe bem que as “cambadas políticas” não merecem a confiança nem os votos do povo. Há que criminalizar a corrupção de políticos e a gestão pública danosa de governantes!

CASO BPN: “ONDE HÁ FUMO HÁ FOGO”? Como diz o povo? Cavaco Silva, actual Presidente da Republica, tinha 105 378 acções compradas a 1 euro da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), detentora do BPN. e vendeu-as em Novembro/2003 à própria SLN (Valor) por 2,40 euros, obtendo um ganho de 142% antes de rebentar o escândalo da fraude/roubo de milhões por Oliveira e Costa (que foi governante dos Assuntos Fiscais num governo de 10 anos de Cavaco Silva), o qual é acusado pelo Ministério Público de ter diversos ilícitos cometidos durante o exercício de presidente do Banco Português de Negócios (BPN). A filha Patrícia Cavaco também vendeu na mesma data 149 640 acções com o mesmo lucro de 124%. A SIC e o “Expresso” publicaram a cópia de duas carta que mostram que foi um favor do amigo Oliveira e Costa a Cavaco Silva. O Estado teve de entrar com 5,5 mil milhões de euros para evitar a falência do BPN que os contribuintes, todos os portugueses, já estão a pagar. O candidato socialista Manuel Alegre queria saber a quem CS vendeu as suas acções. Francisco Louçã (BE) acusa Cavaco Silva de ser um dos donos do BPN e considerou estranha a rápida valorização das acções que ele detinha. Defensor Moura também queria que Cavaco dissesse aos portugueses a quem ele vendeu as acções com tal favorecimento de valor. Cavaco Silva decidiu calar-se. O povo diz que “quem cala consente”. Verdade indesmentível é que “os bons amigos são para as ocasiões” e três amigos de Cavaco Silva, accionistas e gestores da SLN e BPN, fazem parte da sua Comissão de Honra.

A JUSTIÇA É A MAIS LAMENTÁVEL NÓDOA da sociedade portuguesa –António Barreto, sociólogo. Ou a “nódoa” serão alguns justiceiros que transformaram a independência da Justiça em corporações de acérrimos interesses profissionais e políticos?

LADRÕES LEVAM 10 ARMAS DO REGIMENTO DE COMANDOS instalado na serra da Carregueira, nos arredores de Lisboa. Já nem esta “tropa de elite” do Exército é capaz de guardar e defender o seu armamento? É mais um prejuízo para o povo pagar. Ó Zé: em Portugal tá lindo isto, tá, ó pá!

FUTEBOL: PORTO PERDEU APÓS 36 JOGOS A GANHAR e logo no seu Estádio do Dragão frente ao Nacional da Madeira (1-2, com um frango do estreante guarda-redes polaco Kieszek). Outros resultados da Taça da Liga: Gil Vicente de Barcelos-Beira-Mar de Aveiro (2-1), Benfica-Marítimo (2-0), Sporting-Naval (2-0), Guimarães-Braga (3-1).

BENFICA: ATÉ A ÁGUIA VITÓRIA FOI “ENTERRADA”… No maior clube de Portugal e do Mundo, o Sport Lisboa e Benfica (SLB), as coisas não estão a correr como se esperava ao campeão de futebol em título e o FCPorto comanda o campeonato da I Liga distanciado e com capacidades para ser o próximo vencedor. As crises nos clubes de futebol causam sempre vítimas e desta vez até uma vistosa e simpática águia benfiquista foi afastada do estádio da Luz. Os sócios e os adeptos protestaram, mas o Senhor Presidente (todos eles são pessoas tão ou mais importantes do que um ditador sul-americano) fez ouvidos moucos e o magnífico símbolo vivo da águia do emblema do Benfica “foi enterrada” no virtual cemitério do SLB…





HOJE SÓ SE CASA QUEM É MALUCO OU LOUCA. Diz o povinho e parece que começa a ser verdade. Nos últimos 10 anos, em Portugal o número de casamentos diminuiu 40%. E o número de divórcios triplicou, facto que faz pensar que podem vir a faltar casados para formar a estatística de divorciados em Portugal. Todos querem ser livres. Eles e elas. Aturar mulheres, tá quieto ò mano! Ser esposa, amante e corpo para todo o serviço de um homem e ainda estar sujeita a que ele anda com outras, não querias mais nada, pá! E assim eles e elas, já muitos, compram um carro, depois um apartamento, tudo a prestações e seja o que Deus quiser, porque vaginas e pénis há sempre por aí prontos para copular sem amarras e ter filhos de mulheres e homens que serão mães e pais solteiros sem laços nem obrigações conjugais. O pior é a consequente solidão humana que acaba dramaticamente por atirar estas pessoas para o álcool, a droga, os psiquiatras e os medicamentos, o que é um “casamento” ainda mais difícil de suportar, pois é uma luta travada e falhada contra a Natureza do homem e da mulher.

CUIDADO COM OS VELHOS! O agricultor indiano Ramjit Raghav foi pai aos 94 anos e já está a “planear” com a sua esposa de 54 outro filho para 2011. Se ainda há alguém que pensa que os velhotes “estão mortos” para o sexo e já não constituem um “perigo” para as mulheres férteis e menopausicas, olhem que a “vela já não se apaga” como antigamente e ainda há espermatozóides enérgicos e plenos de vida em homens idosos e velhos, não em todos mas em alguns aldeões dos montes e vales rurais que vivem afastados da civilização poluída, alcoólica, drogada e deprimida das grandes cidades.






TEXTO: Marques Pereira


Fotos: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros