27.2.11

O que se passa no mundo Árabe?


Realmente muita coisa tem acontecido no nosso mundo globalizado.

Mas é de causar surpresa o que vem acontecendo neste mundo árabe . Pois quase que num passe de mágica, o movimento popular iniciado na Tunísia, promoveu uma verdadeira reação em cadeia aonde vimos cair ditaduras em que grande parte delas já viviam há mais de 30 anos .

Desses ditadores, dois chamam mais a atenção, o Hosni Mubarak do Egito, que renunciou, e agora nesta semana o Muammar Khaddafi da Líbia, onde as tropas ainda leais não mais controlam os seus opositores.

Particularmente sempre achei as questões envolvendo os países árabes muito complicadas, onde culturalmente já o são diferentes , e acrescente-se ai o aspecto religioso que aumenta ainda mais o caldeirão cultural.

No caso há muitas verdades que o dito mundo ocidental, e que se acha muito correto, foram co-responsáveis pela permanência destes ditadores que em um determinado momento lhe foram uteis para não perder petróleo e manter o equilíbrio político da região. Na verdade foi esquecido o povo com suas necessidades.

Como há o lado econômico, o conflito pode nos afetar, pois ainda somos reféns do petróleo, principalmente a Europa.

Nós aqui na America Latina , já faz um bom tempo que o impacto petrolífero é bem menor porque criamos alternativas e já não dependemos tanto de petróleo. Temos aqui no Brasil o programa do Álcool, e que agora nos postos de gasolina lhe denominam de Etanol. Um produto que é extremamente menos poluente e que proporciona um ótimo desempenho nos automóveis .

Mas, voltando ao nosso assunto, escutei a investigadora portuguesa Ana Santos Pinto , do Instituto Português de relações internacionais, e a mesma esclareceu-me que há diferenças entre a situação do Egito e da Líbia, pois na Líbia a uma estrutura mais tribal, diferentemente do Egito e Tunísia onde as forças armadas tiveram um maior cuidado para não ter confrontos com a população civil. Assim a queda de Kahddafi vai custar muito mais vidas.

É importante esclarecer que tudo gira, gira, e só chego a mesma conclusão:Norte americanos e europeus tem de reconhecer que do lado de cá tem gente que pensa, produz e que poderia sobrviver melhor se houvesse mais respeito.

Quanto a mim, resta-me ir abastecendo o meu automóvel com Etanol!

Texto: Paulo Medeiros

Foto:ANI

Webmaster:Paula Medeiros



20.2.11

NO INVERNO DE PORTUGAL HÁ FLORES AMARELAS

Se em algumas regiões brasileiras o Verão foi calamitoso, destruidor e assassino, em Portugal aconteceu o mesmo neste Inverno mas sem grandes dramas e perdas de vida.

À normal chuva para a época juntaram-se nevões nas terras altas, trovoadas, relampejos, inundações e pequenos tornados que destruíram tudo e arrancaram árvores por onde passaram.

Enquanto o Verão continua a ser a época que impera no Brasil, aqui em Portugal dá-se o contrário com o Inverno a cumprir as vontades da Natureza.

Mas as árvores já começaram a acordar e algumas, como as amendoeiras, já estão cobertas de flores que rivalizam com a neve da serra da Estrela.

Estamos em Fevereiro, a um mês do início da Primavera que é o renascer da vida natural em Portugal. E pelas manifestações meteorológicas em curso é óbvio pensar que este ano não vai faltar água e as culturas agrícolas irão ser boas.

Fui almoçar leitão assado da Bairrada (Mealhada) com um amigo, na sua casa de campo, na serra de S. Julião, em Torres Vedras, onde há vestígios da História de Portugal, aquando das invasões francesas. Ali fiz a fotografia do Inverno ao norte de Lisboa num dia cinzento e com algumas flores campestres amarelas espalhadas pelo chão.

Desafio o co-autor deste blogue a mostrar o sol do Verão do seu luminoso Nordeste, para sentirmos o contraste da distância entre as estações do ano entre Portugal e Brasil…


Texto de Marques Pereira

Foto: Marques Pereira

Webmaster: Paula Medeiros





12.2.11

PRESIDENTE OU PRESIDENTA?

A nossa língua portuguesa de tão rica, é capaz de promover debates em suas regras e agora na historia bem recente do Brasil consegue transformar uma simples palavra em debate nacional.

Sabedor do autoritarismo característico dos partidários do Lula, tenho a convicção que eles não perderiam a oportunidade em impor até mesmo mudança de regras na nossa língua.

Entretanto, com o aumento da polêmica quando das entrevistas com especialistas da língua, até este que escreve começou a também a ficar em duvidas.

Bem, o que aprendi é que esta palavra é um particípio ativo, que não sofre flexão de gênero, exatamente como as palavras “estudante”, “viajante” entre outras. Portanto não consigo pronunciar” presidenta”, exatamente como não saberia pronunciar “estudanta” ou “viajanta”.

Sinceramente, minha dúvida começou quando mostraram no dicionário do Professor Aurélio Buarque de Holanda, a existência das duas palavras Presidente e Presidenta.

Discussões a parte , isto também aconteceu com a Sra. Cristina Kirchner da Argentina, quando por lá em língua espanhola também se auto denominava “La Presidenta” .

Pesquisando, vi o relato do Professor Adalberto Kaspary, autor do livro “Português para profissionais, respaldado pela Academia das Ciências de Lisboa, que a palavra é comum aos dois gêneros, ou seja a palavra é mesmo Presidente seja para ele ou para ela .

Assim deixo em aberto o debate a ser continuado por nosso amigo leitor, porém deixando claro que continua para mim a prevalecer o que aprendi. Prefiro assim pensar por não acreditar em pessoas cuja prepotência é tão grande que se acha superior a qualquer coisa inclusive regras gramaticais.

Texto: Paulo Medeiros

Foto: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros



6.2.11

SEXO ORAL ORIGINA CANCRO NA BOCA

Um médico português especialista em doenças oncológicas alertou que o sexo oral está a provocar cancro na boca de alguns moços e moças.

Abordando este assunto sem tabus, com realidade e verdade, o pénis è uma “guloseima” sexual para jovens mulheres heterossexuais e até para adultas, porque sexo com a boca não precisa de pílula anticoncepcional e não tem risco de engravidar.

A vagina também é para a boca dos jovens um “apetitoso petisco” que não precisa de cama para ser consumida com aquele “prazer dos anjos”, nem para os adultos que querem sentir um “prazer dos deuses”.

Eles e elas começam cedo nesta prática de prazer sexual que é “vulgar” em muitos casais adultos devido à “pressão” exercida pelos vídeos pornográficos.

Nos tempos do Homo Ramapithecus (que vivia nas árvores) e do Homo Erectus (os primeiros seres humanos a andar como hoje andamos nós e os chimpanzés), e nos primórdios da Humanidade, em que a raça humana vivia nas cavernas, a mulher punha-se de cócoras e o homem cheirava e lambia-lhe a vagina antes de lhe introduzir o pénis por detrás.

Em pleno séc. XXI do 3º Milénio, uma parte da população da Terra está a regressar a esses tempos incivilizados e animalejos da Idade da Pedra e das selvas profundas e remotas, mas agora com pessoas decoradas, homens e mulheres, com tatuagens por todo o corpo e “piercings” na boca, umbigo, clítoris e até na glande.

Cuidado, pois, com o sexo oral que sabe bem aos lambidos e às lambidas, mas pode causar uma grave doença cancerígena aos lambedores e às lambedoras! Elas podem fazer “fellatio” com segurança, se usarem no genital deles um preservativo que existem à venda com sabores sortidos. Eles ainda não estão tão seguros ao praticarem o “cunnilingus”, porque não há preservativos para a língua e uma mulher infectada com qualquer doença venérea, ou a terrível e mortal Sida, constituirá um perigo para as suas mucosas bocais e, por consequência, para a vida do seu corpo. O mesmo pode dizer-se quanto à prática deste tipo de sexo entre homossexuais e bissexuais.

E que ninguém se esqueça: o sexo é divinal, mas também pode ser infernal…

Texto: Marques Pereira

Foto: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros