26.3.11

Caxias do Sul

Aqui no Brasil, temos a Copa do Brasil, torneio de futebol similar as copas que ocorrem na Europa onde na disputa simples se pode proporcionar a pequenas equipes a oportunidade de disputar um titulo nacional.

Foi o que aconteceu recentemente quando por estes dias se confrontaram O Botafogo de João Pessoa(Paraiba) e a equipe do Caxias da cidade de Caxias do Sul, lá do Rio Grande do Sul.

Este confronto proporcionou aos brasileiros a oportunidade de conhecer-se um pouco mais, embora que, tendo uma espetacular unidade nacional, a distancia e as influencias culturais nos deixam diferentes porém na mesma unidade.

O encontro chamou a atenção de muitos da terra nordestina, e levou a as escolas a procurar saber mais destes nossos irmãos sulistas que só aparecem por aqui, tal como europeus, apenas para conhecer as nossas praias na altura do verão.

O nosso Blog atento ao assunto, aproveitou a ocasião para mostrar ao nosso leitor uma pequena amostra desta bela região do sul brasileiro.





Caxias do Sul, tal como muitas cidades é uma cidade predominantemente Italo-descendente, pois no final do século XIX e inicio do século XX o então governo imperial preocupado com o povoamento da região, destinou imigrantes da região de Veneto a povoar a região. Estes iniciaram o desbravamento desta bela região.

Com a pobreza da época na Itália, muitos italianos migraram ao chegar ao Rio de janeiro nos Vapores da época , ficavam na casa de quarentena e depois seguiam a região designada onde recebiam os seus lotes. Assim foi com estes bravos que foram levados a sede Dante onde em 1877, já estavam instalados 2000 colonos, onde formou-se a colônia de Caxias em homenagem ao duque de Caxias.






Os colonos proporcionaram uma grande desenvolvimento e, em regiões adjacentes , onde foram instalados colônias alemães, houve uma troca recíproca de comercio e experiencias que fizeram a diferença naqueles anos. Se há um período triste , foi exatamente na altura da segunda guerra mundial, quando esta população por ser oriunda dos países do eixo eram vistos com desconfiança por outros brasileiros. Mas como isto foi apenas um pequeno período , logo depois tudo foi resolvido e hoje confirma-se como um importante contributo para a formação do povo brasileiro não só na região como no restante do país onde a principal característica é a tolerância .

Assim nos anos 70 reiniciou-se um profundo trabalho local de restabelecimento de suas raízes, tratando com profundo orgulho a historia daqueles desbravadores do inicio do povoamento.

Caxias do sul é uma cidade belíssima e tem hoje aproximadamente 500 mil habitantes, de clima ameno e um pouco frio no inverno. Lá realiza-se a cada 2 anos a tradicional festa da uva, que dura cerca de 15 dias e que atrai turistas de outras partes do país e do estrangeiro. Esta festa ficou nacionalmente conhecida quando em 1973, foi realizada a primeira transmissão em cores da TV brasileira para todo o país.

Tem como feriado local ( 26 de maio) dia de Nossa senhora de Caravaggio, e a cidade na verdade está de portas abertas o ano todo. Vale a pena conhecer...

As fotos que aqui apresentamos falam por si só.

Em tempo: O confronto entre as duas equipes já teve a primeira partida realizada em João Pessoa. O Caxias venceu por 1 x0 , e assim na próxima o Caxias só basta empatar para seguir na competição. Os especialistas apontam uma eminente vitoria do Caxias..



Texto:Paulo Medeiros
Fotos: Turismo de Caxias do Sul
Webmaster: Paula Medeiros

19.3.11

A VIDA ESTÁ À NOSSA FRENTE E A MORTE LÁ ATRÁS

Aproxima-se o tempo da Páscoa e poucos milhões ainda se lembram do Homem cujo nome, religiosidade e luta contra os exploradores do Templo de Deus viria a dar início à Civilização que hoje vivem os Europeus, os Americanos, os Ocidentais: Jesus de Nazaré.

O tempo pascal, como os outros tempos religiosos, foram transformados em feriados e motivos para os negócios, viagens, turismo, festas do povo com cerimónias e procissões pagãs e encontros de família com uma vasta e saborosa gastronomia.

A Religião virou-se para o Deus Dinheiro e este deus que não foi inventado, Jesus de Nazaré, deixou de fazer milagres. Deixou-nos apenas a herança do Amor ao próximo, de amar todas as outras pessoas. Mas quem é que hoje ama o próximo, se até as pessoas que se casam perante um altar sagrado se deixam de amar, se separam e divorciam depois de jurarem ao Deus inventado, que é só palavra e nada mais, que não foi Criador nem é Espírito, a quem Cristo chamou “Pai” e ele, dito Todo Poderoso pelos sacerdotes daquele e deste tempo, não o salvou de uma morte horrível numa cruz a que foi pregado pelos Romanos.

Atualmente a Religião não tem nada a ver com a realidade, pois continua a querer impor aos vivos estórias e formas de viver do Passado que já não existe, está morto, à exceção do verdadeiro e sempre atual Amor ao próximo que Jesus de Nazaré nos ensinou e por isso os Romanos e os Judeus mataram-no e o Catolicismo e o Cristianismo O matariam outra vez se milagrosamente Ele desse alguma verdade à repetida mentira da sua Ressuscitação…

Os mortos nunca regressaram da Morte, somente da demenciada imaginação religiosa de uma vida eterna!






JAPÃO AINDA CHORA SOB OS EFEITOS DE UM TSUNAMI cujo último balanço da tragédia aponta para cerca de 20 mil mortos e desaparecidos, mas os japoneses imediatamente começaram a reparar os estragos e a enterrar/queimar os mortos. O grande problema são as centrais nucleares que estão a enviar poeiras radioativas para a atmosfera, podendo as mesmas chegar a diversos pontos do planeta.







O MUNDO É CONDUZIDO POR LOUCOS E AMBICIOSOS que só têm em mira o êxito e o lucro. Estão-se nas tintas para as preocupações dos poetas, que são, como toda a gente sabe, seres da Utopia sem a qual não há progresso. –José Fontaínhas (Eugénio de Andrade), poeta 1923-2005.


PORTUGAL VOTOU CONTRA A LÍBIA NA O.N.U. esquecendo-se da segurança dos portugueses, pois Khadafi, “padrinho de atos terroristas”, é bem capaz de atravessar o Mar Mediterrâneo e vir à Europa espalhar morte e destruição. O Governo errou, se forças militares estrangeiras forem intervir na Líbia. O Brasil, também membro do Conselho de Segurança da ONU, foi mais inteligente e absteve-se de “ir na conversa” dos USA que querem iniciar mais uma guerra fora das fronteiras estadonidenses para a suas indústrias de armamento e bombas se manter ativa e lucrativa. Ou será que Barack Obama, “prémio nobel da paz” da treta, quer o petróleo líbio ou vingar-se da derrota militar que os USA há uns anos sofreram na Líbia?


BARACK OBAMA VEIO AO BRASIL porque o “cheiro do petróleo” brasileiro chegou aos Estados Unidos da América do Norte e o seu presidente veio garantir contratos de fornecimento, pois o Capitalismo “made in USA” não pode viver sem crude. No Rio de Janeiro houve manifestações contra esta visita tendo sido atirado um “molotov” contra o edifício da representação consular e a PM teve de intervir aos tiros com balas de borracha. Cada vez há mais pessoas a odiar os USA no mundo, devido às suas atitudes imperialistas e militaristas na “casa dos outros”.


BE E CAVACO ATIRARAM MOÇÕES AO GOVERNO. Uma foi chumbada na AR e o discurso duro do PR foi texto para bla-blá dos jornais e repúdio do PS. Com o País à rasca, os deputados do PSD, CDS, PC, BE e o “Rei Laranja”estão a enrascá-lo mais, porque “eles” têm dinheiro para comer, viajar e divertirem-se à custa do povo-povo e da pobreza em que está a cair a classe média baixa.


VÊM AÍ MAIS MEDIDAS DE AUSTERIDADE noutro PEC (Plano de Estabilidade e Crescimento) impostas ao Governo PS pela União Europeia presidida pelo “laranja” Durão Barroso, o que serve às mil maravilhas para a Oposição “botar abaixo”. Se este PEC IV não for aprovado, Sócrates admitiu (ou mentiu) demitir-se. E, então, vai haver mais “rebulício” eleitoral e o Estado gastará mais cerca de 2º milhões de euros.


CAMIONISTAS PARARAM OS CAMIÕES durante 48 horas em luta por gasóleo mais barato, voltando ao trabalho após as suas associações terem chegado a um acordo com o Governo. Foi um ato muito feio e antidemocrático apedrejar os camiões cujos camionistas se recusaram a estacionar e não circular. Fazer greve é um direito; não fazer também é um direito à Liberdade de opção.


ESTE NÃO É UM TEMPO DE CONFRONTO mas de cooperação patriótica de todos –Cavaco Silva, PR.


PRAÇA DE TOUROS LISBOA CHEIA DE PROFESSORES no Campo Pequeno a fazer mais uma “manif” contra a ministra da Educação, organizada e comandada por um militante do PC. Nem os professores entendem que numa situação de graves ataques do Capitalismo às finanças do País é necessário sacrifícios de todos para, mais uma vez, sobrevivermos aos políticos e aos capitalistas de cá e de fora.


CORRUPÇÃO: “FACE OCULTA” FAZ 36 RÉUS para um julgamento que poderá ser mais um a “parir ratos”.


REI CAVACO II TEVE POMPA E BEIJA MÃO na posse do seu segundo mandato de PR realizada na Assembleia da República. Os deputados do BE foram à praxe, mas não estiveram na bicha dos cumprimentos e beijinhos, porque o povo-povo livre não vai beijar a mão a políticos que o fazem sofrer, empobrecer e subviver à rasca. Como fim de festa deste “memorável” evento, Sua Majestade convidou 2 000 amigos da sua corte da Direita, Igreja, Bancos e grande Empresariado, os que são “todos os portugueses” da presidência cavaquista, para jantar no Palácio de Belém enquanto por


“PANAQUISMO” QUER DAR NOME DE RUA A CARLOS CASTRO o homossexual que levou um jovem para Nova Iorque e lhe encarcerou a vida numa prisão norte-americana que pode ser perpétua, após este o ter assassinado para se livrar das suas investidas sexuais e promessas não cumpridas. Os autores da proposta que deu entrada na Câmara de Lisboa foram Filipe Lá Féria, Vítor de Sousa, Eládio Clímaco, João Rolo e João Baião, todos gente gay do espectáculo. A “geração à rasca” não se manifestou contra isto, nem mostrou solidariedade pelo jovem Renato Seabra…


GERAÇÃO À RASCA PREVIU 60 MIL E FORAM 200 MIL ou mais na soma de todas as manifestações do dia realizadas nas grandes cidades portuguesas. Estiveram no protesto pais, mães, irmãos e irmãs, avós, reformados, muitos trabalhadores desempregados, idosos, velhos, curiosos, homossexuais com bandeira do seu género e militantes comunistas do PC e BE. Poucos jovens já se deixam manipular, pois a maioria aprendeu a lição do 25 de Abril que foi bom para “eles” e mau para o povo-povo que hoje volta a estar quase como no tempo salazarento até 1974. Teremos uma população de cerca de quatro milhões de moços e moças entre os 16 e os 30 anos, mas só apareceram e foram ouvir cantar alguns cantadores comunistas da praça nacional cerca de 5% contando com os participantes não-jovens e não-estudantes. Assim, com tão pouca adesão, nada muda politicamente neste país de brandos costumes e de manifestações que mais parecem festas com “folclore de ranchos e cantadores”.





FUTEBOL: FC PORTO CAMPEÃO 2010/2011. Campeonato da I Liga (23ªJornada); Rio Ave-Sporting (0-0), Guimarães-Setúbal (1-1), Benfica-Portimonense (1-1, com o golo do empate “encarnado” a ser marcado por Nuno Gomes) e Leiria-Porto (0-2, ficando o novo campeão, o FCP, com 13 pontos de vantagem sob o SLB). 24ª. Jornada: Portimonense-Guimarães (2-1). Liga Europa: Benfica-Paris St. Germain (2-1 e 1-1), Braga-Liverpool (1-0 e 0-0), CSKA Moscovo-Porto (0-1 e 1-2). Todas as equipas portuguesas passaram aos quartos-de.final, realizando-se na próxima eliminatória os seguintes jogos: Benfica–PSV (Holanda), FC Porto-Spartak Moscovo (Rússia) e Braga-Dínamo Kiev (Ucrânia). Portugal é o único país dos cinco ainda em prova com três equipas, o que nunca tinha acontecido no Futebol português.


HÁ 50 ANOS COMEÇAVA A GUERRA COLONIAL DE PORTUGAL. Em Angola, com uma rebelião em Luanda a 15 de Março de 1961. Depois lá fui eu e milhares de jovens portugueses sem preparação adequada para combater na selva os guerrilheiros nacionalistas apoiados pela comunista União Soviética (URSS) e pelo capitalista USA, dois impérios arvorados em “libertadores” que não gostavam Salazar e eram países interessados em “comer o bolo” do petróleo e diamantes angolanos, o que na atualidade está a acontecer e também com fartos proveitos para os líderes do partido MPLA que foi o vencedor desta histórica guerra de que as Forças Armadas de Portugal saíram derrotadas. E assim, depois de Portugal ter perdido o grande e rico Brasil, começou o fim do grande Império Ultramarino Português que os nossos audazes e valentes navegadores e descobridores construíram a partir de 1500. Para memória colectiva do Povo Português fica a desumanidade com que a Pátria e os seus governantes fascistas e democráticos têm tratado até hoje os ex-combatentes de Angola, Moçambique, Guiné, Goa, Damão, Diu e Timor. Aqui e em todo o lado eu faço um minuto de silêncio pelos milhares de jovens nacionais e coloniais mortos nesta guerra da qual não regressei ileso, mas sobrevivi e ainda estou vivo.










OLÁ, PRIMAVERA! ABRIL NÃO SEJAS “ÁGUAS MIL” porque as terras de Portugal já têm água suficiente. No Brasil, o verão foi de chuvas inclementes, destruidoras de vidas e bens. O planeta está estragado e a Natureza, descontrolada e ferida, não se contem e faz a Humanidade sofrer muito com as mudanças climatéricas e as manifestações telúricas.


PÉNIS TEVE ESPINHAS ATÉ 500 MIL ANOS ATRÁS segundo as conclusões a que chegou uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford (USA) publicadas na revista médico-científica “Nature”. Coitadas das vaginas que, nesse tempo, ficavam arranhadas no acto sexual… ou teriam alguma defesa natural?


AVÓ AOS 23 ANOS É A MAIS NOVA DO MUNDO. A romena Rifca Stanescu aos 12 anos teve uma filha, a qual casou aos 10 e agora foi mãe com 11.


HOJE É O DIA DO PAI. É religioso, porque é um dia atribuído pela Igreja católica ao judeu nazareno José, pai de Jesus de Nazaré. É comercial, porque tudo o que é religioso serve para vender e ganhar dinheiro. Os homens são as sementes da Humanidade e os pais são os que ajudam as mães a criar e educar os novos seres humanos. Como todos os homens e mulheres deste mundo têm um pai, ou nasceram de espermatozóides/semente de um homem, que neste dia 19 de Março não esqueçam os seus progenitores!







Texto de Marques Pereira

Fotos: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros




13.3.11

Japão – Tragédia Natural

Não há como não comentar o que aconteceu no Japão.

Todos os meios de comunicação do Brasil estão dando espaço destacado a tragédia que assolou o nordeste daquele país. Mesmo como toda estrutura e disciplina deste povo que tem muitas afinidades históricas com o Brasil, sua população foi alcançada pelos efeitos do terremoto. Um Tsunami varreu uma vasta região e que deixou em alerta até a costa oeste das Américas

Para que o nosso leitor da Europa entenda, a tragédia tem grande comoção no Brasil devido a quantidade de brasileiros envolvidos. Vivendo no Japão há cerca de 240 mil dekasseguis, são nipo-brasileiros que nos anos 80/90 fizeram o caminho contrario de seus ancestrais que vieram viver no Brasil. Convém também informar que hoje vivem mais de 1 milhão e meio de nipo-descendentes por aqui. A comunidade brasileira no Japão é responsável pela maior colônia de falantes de língua portuguesa na Ásia, sendo superior ate mesmo que em Macau.

Voltando a tragédia, aliás, a mais acompanhada pelas Tvs de todo o mundo, o Tsunami ocorreu uma hora após o terremoto. Todos os alertas foram acionados, mas pelo visto não deu tempo para uma evacuação satisfatória. Vimos mesmo, carros e containers serem lançados como se fossem de brinquedos.

Ate o momento desta edição, contabiliza-se aproximadamente 500 mortos, porém sem registro de nenhum de nacionalidade brasileira . Um alivio para muitos que aqui estão impossibilitados de receber noticias. Ao que parece os serviços de comunicação já estão normalizando e em pouco tempo teremos mais noticias.

Mas o que já se sabe, a maioria dos brasileiros residem mais ao sul do Japão, e na região mais afetada apenas vivem 2 a 3 mil compatriotas. Chamou-me a atenção a entrevista via internet, do jogador de futebol Max Carrasco, que defende a equipe Vegalta Sendai da primeira divisão. Ele explicou que sua família saiu ilesa por residir na parte alta da cidade. Uma sorte já que os que moravam na parte baixa , em sua maioria não tiveram a mesma sorte.

Tenho a certeza que um povo organizado e que é um exemplo de planejamento e disciplina , conseguirá superar estes momentos e que sua bravura sirva de exemplo a outros.







Texto:Paulo Medeiros
Fotos: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros