27.8.11

CRISE EM PORTUGAL: GOVERNO VAI TAXAR OS RICOS?


Os trabalhadores e reformados portugueses, fartos de ser “esfolados” com impostos e taxas pelo Governo da direita PSD+CDS, têm vindo a manifestar a sua pobreza e fome ao ponto de muitos sectores da religião e sociedade temerem por uma revolta popular e dos militares, também estes insatisfeitos com as decisões que não têm ido ao bolso dos ricos.

Mas… no IRS (imposto sobre os rendimentos singulares) quem ganha mais do que o SMN (salário mínimo nacional) é considerado “rico” e começa a levar machadadas nos salários, reformas e pensões. Serão estes os “ricos” que vão ser taxados? Ou serão os “pobrezinhos” dos milionários portugueses que têm metido muitos milhões do Estado nas suas empresas e transferem os ganhos para os paraísos fiscais?

Este Governo foi colocado no Poder pela Direita do capital e da religião dominante, os que mais “enchem a pança” com os dinheiros e favores do Estado.

Os ricos foram feitos pelo esforço e suor dos pobres escravizados e explorados por uma salários de miséria. Como recompensa, os detentores do dinheiro fizeram a fome e a pobreza humilhante e assassina.

Em Portugal “as coisas” pareceram que tinham mudado após o golpe militar de 25 de Abril de 1974, mas afinal voltámos a um tempo parecido com o da Ditadura salazarista em muitos aspectos sociais, onde a sopa dos pobres e a senha de alimentos voltam a ser hoje o suporte da vida de muitos idosos, desempregados e marginalizados.

O que parece não é em Portugal para o povo-povo, nem para os imigrantes.

Se questionámos no título deste comentário se o Governo “laranja-azul” vai mesmo taxar os ricos é porque o Primeiro-Ministro falou disto mas só para vigorar em 2012. Até lá o número de pobres e os efeitos da miséria vão causar uma maior desgraça nacional. E até pode ser que o anúncio de tal decisão possa ter sido feito para acalmar agora os portugueses amargurados, famintos e revoltados.

Texto de Marques Pereira

Foto: MP

Webmaster: Paula Medeiros

21.8.11

Motivos de alegria

BRASIL - Campeão mundial Sub 20


Nesta madrugada, foi realizada a final do campeonato mundial sub20 de futebol. Uma final em que se falava o português, haja visto que se encontraram em campo Brasil e Portugal.

As especulações da grande imprensa mundial davam o Brasil como favorito, mas na pratica o que vi , foi uma partida dificílima onde o Brasil só saiu vencedor por pequenos detalhes que em algumas situações fazem diferença. Quero dizer o gol feito por Oscar, na prorrogação(prolongamento), quando acertou uma bola que traiu o guarda-redes MIKA. Outro aspecto a ser destacado foi o melhor condicionamento físico dos brasileiros, devido a estar um pouco mais habituado a jogar em altitudes.

Convém lembrar que Bogotá , está acima dos 2500 m e os brasileiros sempre enfrentam problemas em jogos por lá, e para tal se preparam mais, pois estamos acostumados a nossos adversários utilizarem desta vantagem.

Do lado Português gostamos muito do Nelson Oliveira, com sua velocidade em alguns momentos trouxe muitas dificuldades, e que dificuldades aos nossos defesas.

Foi uma equipe que lutou muito e caiu bravamente. O futuro do futebol português está em boas mãos. Para os Brasileiros, nos enche de esperanças para o mundial, e esta vitoria apertada de 3x2, serve de presságio para o que vamos enfrentar. Os europeus estão cada vez mais preparados para nos enfrentar em casa.


Roberto Leal - Canções e Vida

Neste fim de semana recebi de Portugal, o novo CD do Cantor Roberto Leal, (ainda não lançado no Brasil), que na verdade é uma coletânea da carreira do cantor que embora seja o português mais querido do Brasil, muitas vezes se esforça para provar em Portugal que não é brasileiro. Pensamentos a parte, finalmente agora parece que agora estão a o conhecer mais principalmente depois de participar do programa “Ultimo a sair” da RTP, que embora sem graça, serviu para divulgar melhor quem ele é.

O Roberto passou todos esses anos a divulgar seu pais no Brasil, além de ser uma pessoa de grande valor humano. Este CD, traz a oportunidade de descobri-lo novamente.

A seguir um texto do encarte com suas próprias palavras



"No inicio, foi a ingenuidade, o acreditar num sonho de menino. Foram as canções da minha infância, dos sons da minha esperança, dos cheiros da aldeia, das amizades que perduram, puras, absolutas. E os sonhos foram se tornando realidade, e com a realidade vamos perdendo os sonhos. Vamos perdendo os sentidos, os cheiros, os sons, as amizades, as lembranças, a ingenuidade. Caminhamos por outras realidades, e ai tentamos e conquistamos outras amizades, outras canções, outras esperanças, que também vão ficando para trás. E em pouco tempo, estes novos cheiros e realidades também se tornam passado. Por possuírem ainda alguma pureza, e nos trazerem alguma capacidade de sonhar, deixaram também saudades e a cada volta, a cada nova estrada, vamo-nos distanciando cada vez mais do ponto de partida. A vida nos surpreende a cada dia e vamos criando nesse dia a dia de surpresas e de novas esperanças, a nossa própria história. Até que um dia você olha para trás e vê tanta coisa, mas tanta coisa, que quer juntar tudo, quer condensar 40 anos de sonhos, de caminhos, descaminhos, de cheiros e sabores, de sons e de renovadas esperanças, e até já sente ali o futuro, ao alcance da mão, pronto para semear... O resgate. Quer jantar tudo isto num único momento mágico. Quer fazer um balanço de vida e perceber o tesouro, quando achamos que apenas recolhemos moedinhas pelo caminho."

Roberto Leal



Texto Principal: Paulo Medeiros

Texto de encarte: Roberto Leal

Foto1 : Agencia Reuters

Foto2: Roberto Leal

Webmaster:Paula Medeiros

15.8.11

GUERRA E FOME NO “CORNO DE ÁFRICA”, PORQUÊ?

Por que há piratas da Somália no Golfo de Aden?

Quais os motivos que levaram a fome aos povos somalis, etíopes, eritreus e de parte do Quénia?

Considerando que nem toda a informação que chega ao nosso conhecimento corresponde à verdade verdadeira, leia, veja e ouça este vídeo de Juan Falque em www.dotsub.com que é um contributo que desmascara uma das páginas da História que se vai vivendo na actualidade por este mundo cada vez mais insensível à dor, fome e morte das populações mais frágeis.



Texto e vídeo de Juan Falque datado de 28.Jan.2011.

Introdução de Marques Pereira.

Webmaster: Paula Medeiros.

7.8.11

Encontros via Internet

Estou hoje a falar de um tema extremamente atual, onde é muito comum observarmos a cada dia que passa que muitos encontros ocorrem fruto dessas facilidades do mundo atual e globalizado. Esta modalidade, se assim podemos denominar, promoveu a aproximação de muitos casais , bem como muitas separações e muitas confusões também

noticias de muitos em que segundo falam podem ser comparados a um conto de fadas, mas há muitos que se tornam verdadeiros pesadelos onde acontecem até crimes. Na verdade tudo depende de suas circunstancias e das pessoas envolvidas.

Via de regra, mesmo que se possibilite mesmo com a distância, o bom senso recomenda tomar muito cuidado nas aproximações, pois nos dias de hoje onde nem mesmo podemos conhecer bem o nosso visinho , imagine alguém que está do outro lado do Atlântico.

Recordo-me que nos anos 70 e 80, era comum a troca de correspondência via Correios. Aqui jovens brasileiros enviavam uma um pequeno pedido de publicação para o Diário Popular de Lisboa e com cerca de 30 dias começavam a chegar cartas de jovens portuguesas interessadas em conhecer mais sobre os trópicos.

Não quero ser saudosista, mas naquele tempo havia mais sinceridade e curiosidades. Hoje é mais fácil, entretanto muita coisa se banalizou. Basta uma webcam, e já é possível conversar em tempo real , mas é muito mais fácil inventar fantasias, mentir, encobrir erros, enganar etc.

O assunto teve destaque esta semana no Brasil , e também em Portugal devido ao assassinato do engenheiro português Rolando Emanuel Simões Palma, e ferimentos em sua namorada brasileira Regina Márcia D’avila. Ambos mantinham contacto há cerca de 2 anos, e o engenheiro veio ao Brasil para se conhecerem. Na contavam com a revolta passional do ex- marido de Regina que os aguardou na saída do edifício em que ela morava na Barra da Tijuca um dos bons bairros do Rio de Janeiro, e cometeu o crime . Logo foi preso, onde afirmou que tinha receio de ela levasse o filho do casal para Portugal.

Não sei de todos os desdobramentos do caso, mas nestes tempos de preparativos para copa do mundo a noticia de mais um europeu morto, causa sempre preocupação aos organizadores. Mas não adianta, o Brasil continua violento, e isto se deve basicamente as deficiências de sua segurança publica, onde não esta perigoso só para europeus, mas sim para qualquer cidadão.

O exemplo acima, é claro não é um parâmetro anti modernidade, mas sim a intenção de refletir melhor sobre o assunto.

Texto: Paulo Medeiros

Foto: Sic Internacional

Webmaster:Paula Medeiros