31.12.11

Feliz 2012


Assim é a virada do ano na cidade de João Pessoa (Paraíba)- Brasil, no ponto mais ocidental das Américas. Por isto se diz o lugar onde o sol nasce primeiro.
É com esta imagem linda que tanto nos orgulha , que desejamos a todos os nossos leitores que acreditem que em 2012 teremos algo melhor, teremos quem sabe as concretizações de todos os sonhos e desejos.
Agradecemos a todos pelas participações e companhia durante o período.
Especialmente dedicamos aos leitores de Portugal a firme esperança que o país vencerá mais esta dificuldade e que o passado e a história prevalecerão sempre.

São os mais sinceros votos dos que fazem a:

Lusitania Perdida!


24.12.11

NATAL ALEGRE NO BRASIL E TRISTE EM PORTUGAL



Neste Natal de 2011 o governo PSD/CDS de Portugal “mandou” os professores desempregados emigrar para os países de Língua Portuguesa, ou seja, para as ex-colónias do desaparecido Império Colonial Português.

Nem a Direita da ditadura salazarista tomou tal atitude no seu tempo de miséria!

Salazar era mais inteligente que os “laranjas-azuis” Passos Coelho e Paulo Portas e não deixava emigrar a mão-de-obra portuguesa, colocando a Guarda Nacional nas fronteiras e os bufos da Legião Portuguesa nas aldeias, pois precisava de todos os trabalhadores para minorar os efeitos da miséria católica-fascista na vida em Portugal.

Neste mesmo tempo do Natal de 2011 o governo socialista do Brasil decidiu aumentar 14% o salário mínimo nacional que assim passa para 622 reais (257 euros).

BOAS FESTAS DE NATAL E DA PASSAGEM PARA 2012, LEITORES, SEGUIDORES E AMIGOS DO “LUSITÂNIA PERDIDA”!

BOM NATAL E BOM ANO DE 2012, BRASILEIROS!

QUE NA TRISTEZA E MEDO DA VIDA QUE NESTE NATAL DE AMOR ESTÃO ENVOLVIDAS AS FAMÍLIAS, LUTEM PORTUGUESES CONTRA A CRISE ECONÓMICO-FINANCEIRA E OPONHAM-SE AO GOVERNO LIBERAL-CAPITALISTA QUE ESTÁ A APROVEITÁ-LA PARA TIRAR O PÃO À CLASSE MÉDIA E AOS POBRES PARA DAR MAIS DINHEIRO AOS BANCOS E AUMENTAR A RIQUEZA AOS RICOS!




Texto e fotos de Marques Pereira.

Webmaster: Paula Medeiros.

17.12.11

Culturas diferentes

Na grande maioria dos debates e estudos realizados , nunca se conseguiu estabelecer o porque de mesmo sendo “irmãos, o Brasil e Portugal são tão diferentes e tão distantes.

O brasileiro em sua maioria sempre considera e é mesmo possuidor de um grande país, com muitas riquezas e que é o melhor lugar do mundo para se viver. Que tem um povo hospitaleiro, tem belezas mil ( e tem mesmo),que aqui é a terra do samba e do futebol. Tudo isto sabemos desde criança.

Entretanto nunca conseguimos explicar porque tanta bagunça, tanta impunidade e tanta desorganização. Muitos não gostam de falar, mas a nossa cultura foi agredida durante anos por basicamente um descuido generalizado de nossa educação. A concepção colonial que somente as elites e a casta dominante fosse privilegiada em detrimento dos demais, levou-nos a esta realidade. Cometemos erros históricos tais como o ultimo país do mundo a acabar com o escravismo e principalmente por promover por muito tempo uma profunda distancia entre as classes sociais, onde os ricos possuíam tudo e os pobres eram mesmo miseráveis.

Deixemos um pouco a historia, mas vamos aos dias atuais aonde dizem os indicadores, que estamos bem e que nossa economia esta praticamente imune a crise financeira. De que adianta isto se cada dia que passa somos reféns da violência urbana, onde até mesmo carregar um telemóvel em determinados locais é um risco. De que adianta tanta beleza, se para fotografarmos corremos o risco de perder o nosso equipamento . De que adianta tanta riqueza se em nossas casas temos que colocar cercas elétricas e contratar vigilância privada.

Se mudássemos hoje nossas escolas públicas, talvez as futuras gerações tivessem alguma chance, entretanto os nossos governantes só estão preocupados com Olimpíadas e Copa do mundo de futebol. Mudar , me refiro, também as atitudes. Essa história de achar bonitinho o “jeitinho brasileiro”, aquele de levar vantagem em tudo , é antes de tudo um motivo de vergonha.

Políticos brasileiros que miseráveis são, pois têm a oportunidade única de fazer historia, mas não fazem.

Em Portugal a previsão é a de se passar o natal mais pobre dos últimos anos, mas as famílias controlam-se em tudo. Reclamam muito, mas vão passar como passaram por séculos de história. Percebe-se um melhor preparo para as adversidades, e isto se deve ao melhor respeito social, pois isto não foi construído agora, mas há muito tempo e culturalmente constituído. O português pensa mais no futuro, e o brasileiro vive um dia a cada dia, e pouco se interessa pelo que pode vir

Para ilustrar:

Lembro-me dos pés de laranjas, que no outono ficam repletos do fruto, nas ruas de Estremoz (Alentejo). Aliás, também vi em outras cidades como Elvas, Castelo Branco. Ficava a observar que os frutos amadureciam e caiam no chão sem que ninguém os recolhesse. Procurei até saber, e ninguém os tocava por serem públicos mesmo. Imaginei estas mesmas laranjeiras, aqui em qualquer cidade brasileira, os frutos jamais amadureceriam porque antes disto já estariam todas laranjas arrancadas....

Assim é o Brasil ! Esta terra ainda vai cumprir seu ideal....




Texto:Paulo Medeiros
Video:You tube
Webmaster: Paula Medeiros

10.12.11

Vou só ali ao Brasil matar alguém e volto já…

O título e o texto deste comentário são de João Miguel Tavares, no jornal diário nacional “Correio da Manhã”.

O título é apelativo ao interesse dos leitores e o texto revela o que está a acontecer sobre este crime cometido nos arredores de Rio de Janeiro por um amigo pessoal e partidário do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.


Deixem-me cá ver se eu percebo. Todos os juristas escutados a propósito do caso Duarte Lima afirmaram que mesmo que o ex-deputado venha a ser condenado à revelia pelo assassinato de Rosalina Ribeiro dificilmente será extraditado para o Brasil, porque não se extraditam cidadãos nacionais e dificilmente será preso em Portugal devido a falhas de legislação na transmissão de sentenças entre os dois países.



Seguindo este extraordinário raciocínio, se o caro Leitor estiver indisposto com alguém, tiver um vizinho irritante ou se a sua esposa deixar demasiadas vezes queimar o arroz ao jantar, tem agora uma forma simples de solucionar o seu problema. Basta-lhe comprar duas viagens para o Brasil, afogar o motivo de incómodo numa cachoeira ou baleá-lo à beira da estrada e raspar-se de lá o quanto antes.

Nem sequer precisa de se dar ao trabalho de cometer o crime perfeito: apenas assegurar que foge a tempo para Portugal.

A partir daí, tem de ter cuidado nas visitas a Badajoz (Espanha, junto à fronteira alentejana de Caia/Elvas), por causa da Interpol, mas pode gozar um justo repouso aqui piolheira de Portugal.

Seja Duarte Lima culpado ou não, qualquer pessoa que tenha acompanhado a investigação sabe que o caso fede e não é pouco. As provas são fortíssimas, as contradições assustadoras e é óbvio que Duarte Lima tem de responder à Justiça.

Mas, no entanto, acontece esta coisa espantosa: a única entidade que parece minimamente empenhada em deslindar o alegado assassinato de uma cidadã portuguesa por um cidadão português é a polícia brasileira. Portugal, esse, limita-se ao seu papel de “offshore” da Justiça.

Quem tem dinheiro consegue sempre escapar à Justiça!”

Há uns anos, em Portugal, o Padre Frederico, homossexual, matou o seu jovem namorado e fugiu para o Rio de Janeiro, também nada lhe acontecendo. Não restam dúvidas que Portugal e o Brasil “são irmãos do mesmo sangue”…

Intróito e fecho deste comentário: Marques Pereira.

Fotos: ANI.

Webmaster: Paula Medeiros.

3.12.11

FADO

Na ultima semana, conforme anunciado aqui no nosso Blog, o Fado foi elevado a categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da humanidade, pela UNESCO.

Um fantástico reconhecimento a este estilo musical de Portugal, que enche de orgulho a todos falantes de nossa língua. Para os brasileiros que em sua maioria desconhecem o real significado do fado, tenho a dizer que o mesmo vai muito além do que se ouve.

Há a injustiça de se dizer que ele só representa tristeza, melancolia e saudades . Apesar de estar cheio de todos estes sentimentos, o fado também representa a esperança, a força e a importância do que necessitamos alcançar, daí se dizer que ao ouvi-lo também é necessário ter alma de poder compreende-lo.

Por ter esta relação próxima a Portugal, é que certa feita me perguntaram aqui no Brasil , qual em minha opinião seria o fado mais bonito. Eu não sei se escolhi especificamente o mais bonito, mas acho que minha escolha é a que consegue explicitar o que é verdadeiramente um fado e quem sabe assim o torna também o mais bonito.

O fado chama-se Lágrima e é de Dona Amália Rodrigues em parceria com o guitarrista Carlos Gonçalves.

Eis a sua letra:

Cheia de penas me deito
E com mais penas me levanto
Já me ficou no meu peito
Jeito de te querer tanto

Tenho por meu desespero
Dentro de mim o castigo
Eu digo que não te quero
E de noite sonho contigo

Se considero que um dia hei-de morrer
No desespero que tenho de te não ver
Estendo o meu xaile no chão
E deixo-me adormecer

Se eu soubesse que morrendo
Tu me havias de chorar
Por uma lágrima tua
Que alegria me deixaria matar

A interpretação a seguir , é a que considero mais fidedigna ao que comentei e ao que vi, e também uma comprovação que o fado está mais atual do que nunca.

Estamos todos de parabéns!


Texto :Paulo Medeiros
Foto:Amostra Carlos Saura
Video: Youtube
webmaster:Paula Medeiros