29.1.12

João Goulão



Recentemente assistimos na TV a polemica sobre o combate das autoridades contra o uso de drogas na cidade de São Paulo. Há uma área no centro de São Paulo (maior e mais desenvolvida cidade do Brasil), chamada de “Cracolândia”. Nesta região há cerca de 15 anos as autoridades tentam e na maioria das vezes sem êxito controlar a situação.

Recentemente as autoridades tentaram e também sem êxito na minha ótica , fazer uma espécie de internação compulsória dos viciados. A atitude que considero intempestiva chamou a atenção de especialistas de todo o mundo, incluso aí o Sr. João Goulão,que é responsável pela política antidrogas mais elogiada do mundo.

A política adotada por este senhor transformou uma área horrível que existia em Lisboa chamada Casal Ventoso. Esta região litorânea de Lisboa, quando Portugal perdeu suas colônias,toda esta região perdeu o impulso e se tornou a principio, área de contrabandistas e depois de consumo e trafico de drogas. Chegou a ser conhecida como o maior supermercado de drogas da Europa.

A abordagem naquele bairro foi somente de assistência social, e iniciou-se apenas nos primeiros anos com a troca de seringas, que diminuiu o índice de contaminação de doenças(entre elas a AIDS) , e somente após conquistar a confiança dos viciados é que foi possível aproximar os serviços de saúde. A policia neste caso só fez acompanhar.

O exemplo acima comprova que estamos adotando um método errado na Cracolândia paulista, pois a internação compulsória leva o viciado para um lugar fora da realidade, ou seja não é apenas privá-lo da substancia, é necessário mudar seu habito de vida e isto não é possível internando-o a força.

O leitor pode perguntar, como um método de liberação ou seja de descriminalização das drogas foi possível numa sociedade conservadora como Portugal. Segundo o ilustre vistante o uso das drogas fez parte da explosão de liberdade que o país viveu com o fim da ditadura de 1974. Começou com maconha, depois heroína etc. Assim rapidamente os viciados já representavam 1% da população e quase todo mundo já tinha um parente viciado. Deste modo foi fácil perceber que o dependente era uma pessoa honesta e necessitava de ajuda. A partir daí foi mais fácil resolver a questão e o melhor não foi uma decisão política.

Esta provado que o modelo português pode ser aplicado em qualquer lugar do mundo, onde sua característica principal é combater o vicio e não o viciado.

Sou uma testemunha pois em 2007 tive a oportunidade de conhecer o Casal Ventoso e naquela altura já não era nada do que um dia tinha ouvido falar.

Um bom exemplo!

Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Web
Webmaster:Paula Medeiros




22.1.12

AINDA SOBRE A PROSTITUIÇÃO DE MULHERES JOVENS DO BRASIL NA EUROPA E NA AMÉRICA DO NORTE


Segundo a Fundação Scelles, a que preside o juiz Yves Charpenel, a Internet tem contribuído para ampliar a prostituição no mundo.


«As redes de proxenetas agora recrutam pessoas em redes sociais como o Facebook e Twitter», refere o estudo, citando um caso na Indonésia em que as autoridades prenderam suspeitos de aliciar jovens estudantes no Facebook e no Yahoo.


Nos Estados Unidos, a maioria das menores prostitutas são recrutadas por proxenetas no site de anúncios Craiglist, refere ainda a Fundação Scell
num estudo efectuado em 24 países e publicado sobre o título “Relatório Mundial sobre a Exploração Sexual –A Prostituição no Coração do Crime Organizado”.

O estudo da fundação francesa afirma, com base em dados da agência da ONU contra as drogas e o crime, que o tráfico de mulheres brasileiras na Europa estará a aumentar, embora sem revelar números.


«Essas vítimas são originárias de comunidades pobres do norte do Brasil, como Amazonas, Pará, Roraima e Amapá».


«Se a maioria das prostitutas na Europa são de países do leste europeu e de ex-repúblicas soviéticas, a predominância desses grupos parece estar a diminuir no continente, mas paralelamente a isso o número de brasileiras está a aumentar”.

Em Dezembro, a polícia espanhola desmantelou uma quadrilha internacional de prostituição que mantinha dezenas de menores brasileiras sob cárcere privado.


O estudo também afirma que grandes eventos desportivos, como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos contribuem para agravar o fenómeno da prostituição. «Futebol e Olimpíadas são identificados como os cenários mais comuns da exploração sexual».


Na África do Sul, mil milhões de preservativos foram encomendadas pelas autoridades para enfrentar eventuais riscos sanitários durante a Copa do Mundo em 2010. O número de prostitutas neste país, estimado em 100 mil, aumentou em 40 mil pessoas durante o evento.


«Os proxenetas fazem às jovens falsas propostas de trabalho como manequim e utilizam as vítimas para recrutar outras jovens», refere o relatório.



Texto compilado por MARQUES PEREIRA.

Foto: ANI.

Webmaster: Paula Medeiros

14.1.12

Imigração de Haitianos

Realmente o tempo esta mudando mesmo. O que até bem pouco tempo era apenas uma pagina de nossa historia, hoje está voltando. Não sei ao certo pelo fato de nossa economia está melhor, ou porque a vida no Haiti é mais difícil do que se possa imaginar.

Refiro-me que no passado recente, víamos nossos cidadãos serem deportados e humilhados em aeroportos , principalmente na Europa. E agora , começa uma busca por nosso país, onde os excluídos melhoraram muito de vida e muita gente já pensa em viver no Brasil.

O espantoso e esperado era que estas levas viessem por locais, digamos mais esperados ou por aeroportos ou através de cidades maiores. O que causou espanto, foi chegar através de nossa fronteira mais distante, ou seja pelo Amazonas e Acre, estados do Norte, onde carece até de brasileiros. Para exemplificar, na cidade de Brasiléia no Estado do Acre, estão mais de 1500 pessoas a espera de vistos de trabalho, e fora os mais de 4 mil do ano passado.

Soubemos que chegam a nossa fronteira através de “coiotes” caribenhos que lhes levam tudo que conseguiram juntar na vida. E, pasmem, todo este pessoal que esta chegando, em sua maioria é mão de obra mais especializada, como professores, advogados, além de marceneiros etc.

E para evitar a ação destas gangs internacionais, o governo agiu rápido, e passou a conceder 100 vistos por mês para haitianos entrarem legalmente e sem exigência de contrato de trabalho. Uma medida que visa controlar tudo e acabar com o trafico. Esse status apenas cabe aos haitianos cujo país esta devastado pelo ultimo terremoto. Outro fator levado em consideração deve-se a também presença das tropas na manutenção da ordem la no Haiti. Impressiona-me também que no meio destes estão aparecendo paquistaneses e indianos.

Resultado, o nosso governo não perdeu a oportunidade de demonstrar ao mundo como se deve tratar a questão. Devemos respeitar o direito do ser humano ter novas oportunidades. Claro que não se deve escancarar as portas, mas é delicioso mostrar ao mundo que existe uma forma outra de tratamento e com certeza com muito mais dignidade. Por segurança a longínqua fronteira já foi reforçada.

Não sei exatamente como, mas o Brasil esta aos poucos tornando-se atraente, mas o consumo está grande demais, e continua a nossa velha desorganização onde serviços básicos não são oferecidos com eficácia como a saúde e segurança publica e a educação pública continua capenga.

Mas desejamos que haja oportunidades para todos, porque assim sempre foi o Brasil onde temos uma sociedade formada por pessoas de todas as raças e credos que por um determinado tempo falhou, mas que nada impede possamos dar a volta por cima.

O ciclo do mundo finalmente começa a nos ser favorável...


Texto: Paulo Medeiros
Foto: A.N.I
Webmaster: Paula Medeiros

8.1.12

PORTUGAL ESTÁ A VIVER O PIOR DOS ÚLTIMOS 20 ANOS




Há mais pobreza, mais sofrimento, menos esperança em Portugal. –José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa.

GOVERNO PSD/CDS PARECE UM “BANDO DE VAMPIROS” cuja actividade política tem por prioridade absoluta, cruel e ditatorial sugar o sangue aos trabalhadores, reformados e idosos para alimentar os bancos, as grandes empresas, os milionários e os agiotas do FMI, UE e BCE. Alguns clérigos da Igreja Católica já “abriram a boca” contra a insensibilidade social do Governo PSD/CDS, mas os horríveis animais que são os vampiros só se ouvem a eles. A União Europeia concluiu que o Governo Português é, entre os seis em pior estado da crise, o que mais sacrifica os pensionistas, idosos e pobres, que são quem mais está a pagar a crise. A Caritas (instituição da caridade católica) confirmou esta preocupante situação que está a empobrecer mais a população idosa, os jovens e os pobres.





HÁ CASOS DE PEDOFILIA NA IGREJA CATÓLICA. Afirmou o presidente da Rede de Cuidadores, Álvaro de Carvalho, estando referenciadas sete situações de abusos sexuais ocorridos nos últimos dez anos por padres e funcionários em instituições tuteladas directa ou indirectamente pela Igreja. (in “Diário Digital” citando o jornal “Sol”). Só?!, admirar-se-ão alguns leitores que desconhecem que Portugal é “um país de santos” de barro e pau que não vêem, não ouvem e tudo perdoam e encobrem, mesmo quando se trata de criminosos das Casas de Deus que fazem mal a crianças.

UMA JOVEM TEVE O FILHO EM CASA porque não tinha dinheiro para pagar a taxa moderadora no hospital. Aconteceu em Rio Tinto (Gondomar-Porto). Ninguém deve evitar ir ao hospital por não ter dinheiro para pagar a taxa moderadora. “Eles” têm de saber o mal que estão a causar ao povo-povo!

PENSÕES DE MISÉRIA AUMENTAM SETE EUROS mensais, passando a mínima para 254 euros, a rural para 234 e a social para 195. Este aumento não cobre as perdas do “poder de compra” resultantes da inflação, pelo que o Governo não fez mais, com pompa e circunstância, de um não-aumento.

DESEMPREGO SUBIU PARA 13,2% EM NOVEMBRO e vai continuar a aumentar, porque o Governo PSD/CDS quer que haja mais empobrecimento

UM “PEDREIRO” LIDERA PARTIDO LÍDER DO GOVERNO NO PARLAMENTO. O deputado Luís Montenegro é membro da maçonaria na Loja Mozart 49. Num país democrático dito 95% “católico” (Portugal) é crime ser maçom? Não. Haverá alguma razão para existirem sociedades secretas nos regimes democráticos e nas sociedades que ficaram livres da Ditadura e da sujeição à Religião? Não. A Maçonaria também é uma religião que nasceu no secretismo de divergências filosóficas sobre o “Arquitecto do Universo” e da exploração que a Igreja exercia sobre os arquitectos, engenheiros e pedreiros construtores dos templos católicos. Ainda hoje o Vaticano dos velhos defensores da História do Passado vê nos maçons e nos comunistas os seus piores inimigos, porque não admite a liberdade de criação e expressão, nem o pensamento progressista e político de correntes à esquerda das suas ideias ultraconservadoras de Direita. A Assembleia da República está povoada de maçons, opus deis, “lobbies” e outros grupos de tráfico de influências ao serviço de interesses corporativos, capitalistas e empresariais. Será que há alguns deputados que na sede da Democracia estejam em representação e defesa do povo-povo que os elegeu e por quem a maioria perdeu o respeito?

O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE QUE O GOVERNO PSD/CDS QUER ACABAR foi criado pelo maçom António Arnault que foi ministro do PS. A ideia política da Direita portuguesa é entregar os chorudos negócios da Doença às clínicas e hospitais privados, tirando ao povo português o direito constitucional à proteção tendencialmente gratuita na Saúde. Na América diz-se que os USA foi um país criado pelos maçons.

LADRÕES ASSALTAM CARRO DO MINISTRO DAS POLÍCIAS em Braga e levam tudo o que estava lá dentro. Algum povo bracarense comentou em surdina: “Ladrão que rouba os nossos ladrões tem mil anos de perdão”. Mas como o automóvel é do Estado, o salazarinho Vítor Gaspar vai aproveitar o prejuízo para lançar o imposto “Compensação para manter em circulação as viaturas topo de gama dos ministros”.

ÁLCOOL NAS ESTRADAS FAZ SETE MORTOS e 14 feridos graves. Há alegrias estúpidas (como esta da passagem de um para outro ano, a envelhecer) que resultam em tragédias e luto. O número de mortos em Portugal durante todo o ano foi de 690.

DOIS CASAIS ASSALTAVAM CASAS DE PUTAS na cidade do Porto fingindo ser polícias e roubavam tudo às “meninas” e aos clientes. Motivo: precisavam de dinheiro para comer e viver.

2500 AGRICULTORES PROTESTARAM NO PORTO contra a política do Governo PSD/CDS que lhes está a arruinar a vida com a protecção que dá aos importadores, hipermercados e grandes distribuidores de leite, vinho, carne e outros produtos da terra.

FUTEBOL: “LEÕES” E “DRAGÕES” PASSAM A BOLA AO S.L.B. e os “encarnados” lideram o campeonato. Taça da Liga: Gil Vicente-Moreirense (2-1), Rio Ave-Sporting (1-1), Nacional-Braga (1-2), Guimarães-Benfica (1-4). Campeonato da I Liga: Sporting-Porto (0-0). Taça de Portugal: a 11 e 12 disputa-se a meia-final entre Académica-Oliveirense e Sporting-Nacional, havendo uma segunda volta em 8 de Fevereiro.

PADRES ANDARAM À PORRADA NA IGREJA construída no local onde a tradição cristã diz ter nascido Jesus de Nazaré, em Belém (Palestina), tendo sido necessária uma intervenção policial para acabar com a contenda. Não é a primeira vez que isto sucede entre os padres cristãos ortodoxos e arménios que disputam o espaço interior da Igreja da Natividade (séc. VI), por ser o mais lucrativo do negócio de exploração turística religiosa gerado à volta do nascimento do revoltado religioso judeu Jesus. Estes padres aparentemente tão bonzinhos e risonhos por fora e violentos por dentro, mesmo entre eles, como quaisquer outros “filhos de Deus” das Cruzadas de má memória que andaram por aquelas terras do Médio Oriente à espadeirada nos “infiéis” e a espoliar os peregrinos europeus de Cristo a quem ofereciam proteção.


TEXTO DE MARQUES PEREIRA

Fotos: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros.