25.11.12

TAP –AIR PORTUGAL “VOA” PARA MÃOS DO BRASIL



Sem mais palavras reproduzimos esta notícia do jornal brasileiro “Comércio do Brasil”…







Postado por Marques Pereira
Foto: JCM
Webmaster: *aula Medeiros


17.11.12

Ilha da MADEIRA







Nesta recente  visita que  fiz a Portugal, esquecendo até um pouco  a crise  económica que assola , tive a oportunidade única de  conhecer um dos  destinos mais espetaculares que já tive  a honra e  a oportunidade de ver.

A ilha da madeira, é realmente fantástica, com seu clima inconfundível, onde no litoral sul e a beira mar o sol lembra o do Brasil.  A partir dali e apenas alguns  minutos  após , a paisagem muda  e de repente  já estamos numa  situação completamente  diferente , com uma  paisagem diferente e com clima  completamente  diferente.

Ao partir de Lisboa, sobrevoamos  cerca de 1500 km de mar adentro, e no caminho ainda contagiado pelas noticias  do passado, tinha algum receio da aterragem da aeronave no aeroporto.  Mas, me  deparei com uma estrutura  moderna  e tudo ocorreu normalmente. O aeroporto da Madeira , hoje  conta  com uma  pista de mais de 2500 metros o que proporciona  pouso para a maioria das aeronaves , e o final da  pista  artificial é hoje uma das obras de engenharia  mais  destacadas do mundo.

Logo a seguir ao aeroporto, que  fica  ha  cerca  de 18 Km do Funchal, pegamos a Via rápida, e logo atravessamos  vários túneis . Alias, nunca passei por tantos túneis  em toda minha  vida, e  mais uma vez   verifica-se que  o  progresso está  mesmo  presente na  ilha.

O Funchal, nada  fica  a dever a muitas cidades  da Europa continental, onde possui uma importante  infra estrutura. Lógico que  depois  das enchentes de  Fevereiro , passou-se  a repensar nas  construções que erroneamente  foram autorizadas próximo as ribeiras. como o clima globalmente  sofre  mudanças este  foi um dos  motivos  daquela catástrofe.








Mas o Funchal tem uma grande  estrutura hoteleira, e mesmo no outono os  hotéis estavam cheios  de turistas, em sua  maioria  alemães. Os Madeirenses acreditam ser o seu clima  o melhor  mundo, porque não há grandes variações  térmicas, onde  raramente sai do parâmetro 19-21 graus  centigrados.

Sabia que a  ilha era  acidentada, entretanto foi um pouco mais  do que  imaginava, onde  há  muitas, muitas ladeiras. Todo terreno de  origem vulcânica, é  extremamente  rochoso e aí torna  suas terras extremamente férteis.

Em meios as pedras florescem parreiras e bananeiras, algo único  no mundo, e ambos  os  frutos  com excelente  qualidade. No Mercado dos Lavradores, conseguimos  comprar goiabas  maduras e em plena  Europa. Isto também só é  possível na  Madeira. 

Exatamente no dia  de São Martinho estávamos  a  provar um vinho caseiro, da casta Jaqué, difundida nas  encostas de Porto Moniz.  Apreciei bastante  aquele  momento que  nos  foi oferecido pelo garçon do bar que estava  aberto. Aliás, este  fato entre tantos me  faz ilustrar ainda  mais  os  diferenciais  dos  madeirenses em relação aos do  continente. Não vou pluralizar, vou apenas dizer que o adjetivo  mais  significativo que  disponho, chama-se  simpatia.

Nunca um adjetivo consegue exprimir tanto em tão pouco tempo, pois  em todos os lugares  que  passei percebi que tudo era  diferente  do continente , as pessoas, as relações enfim, estávamos  em Portugal mas este realmente era um Portugal diferente.
Na noite anterior ao embarque de volta  a Lisboa, bebi por demais  a Poncha de maracujá , exatamente igual a batida de maracujá do Brasil, feita  com o sumo do fruto e aguardente de cana . Realmente  como dizemos no Brasil: tudo a ver!

Será que  tudo que é  português  ao se aproximar dos  trópicos fica assim??

Não sei, mas  a  viagem foi uma  delicia.......






Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Arquivo pessoal de Paulo Medeiros
webmaster: Paula Medeiros

4.11.12

MODA, VAIDADE E COMÉRCIO DE TRAPOS




A grande maioria das mulheres que “andam na moda”, que são as clientes do comércio de roupas e as que assistem aos desfiles de apresentação de novos vestidos, sapatos e acessórios, desconhecem o que se passa nos bastidores da grande bocarra desta indústria mundial.
Há muitos dramas, fome e exploração da vida de jovens que um dia sonharam ser “princesas” e a maioria encontrou nas passarelas da Moda um inferno cheio de diabos que faz das moças tudo que lhes apetece e elas suportam dores, lágrimas, carências alimentares e de toda a ordem, (até a exploração sexual para que são vendidas como caras bonitas para animarem festas de velhos ricos) na procura da satisfação do seu sonho de meninas em mostrarem o seu corpo, exibirem a sua vaidade e esconderem e tristeza de um caminho que não sabem onde as leva.

Eu, homem heterossexual, pai e avô, sempre gostei de ver uma mulher airosa, de dengoso pisar e bem vestida a passear pelas avenidas, a ver as montras das lojas, na missa dominical das igrejas, nos funerais, a participar com o seu sorriso e charme nas festas sociais e a trabalhar até nas lides domésticas. E também gosto de as ver sensualmente de “lingerie” antes de se despirem para fazer amor conjugal ou sexo eventual num hotel, a apanhar banhos de sol nas piscinas e pela praia, e todas nuas a mostrarem o que realmente é a beleza do seu corpo tantas vezes estragada pelos trapos e tendências de muitas modas lançadas por alguns homens machos, mulheres de bom gosto e por muitos mariconsos, homossexuais, bissexuais, trapalhões e lésbicas que campeiam pelos “palácios e becos” desta indústria.

Muitas jovens caem nas redes da Moda por alguma culpa das mães que desde bebés as vestem à moda, as exibem à moda, as fazem crescer na moda. E elas habituam-se a viver na moda dos trapos, acessórios, sapatos de salto alto, perfumes e penteados. As bem educadas e personalizadas pela mãe, pai e avós definem em si uma resistência à exploração do seu sonho e do seu corpo, defendem e conservam a sua dignidade de Mulher-mãe da Humanidade, e, algumas, chegam a “top model” como Cláudia Schiffer, Gisele Bundchen, Cheryl Tiegs, Cindy Crawford, Christie Brinkley, Elle MacPherson, Naomi Campbell, Linda Evangelista e outras manequins.

Algumas candidatas a modelos de passarela ficam nas salas de costura como “modelos de prova” das obras dos estilistas, fábricas e lojas de roupa, pelo que nunca desfilarão e verão morrendo 99% dos seus sonhos.

Outras jovens sonhadoras com um mundo de fantasia são obrigadas a emagrecer por alguns criativos da Moda e ficam no estado que esta foto mostra, anorexicas, entre a vida de um corpo que era originalmente bonito e ficou deplorável e à espera de uma morte de meter dó:




A “fashion” é uma indústria e um comércio de exploração da Mulher “barbie” que se alimenta de jovens de caras bonitas e belos corpos para apresentar e vender os trapos, acessórios e tintas produzidos para alimentar a vaidade do lado feminino das mulheres que gostam de, artificialmente, andarem bem produzidas e se esquecem da sua personalidade e dignidade.

Que saudades eu tenho do tempo das criações do “estilista” Deus e da pureza corporal de Eva, Lillith e Adão! Como eles eram belos, lindos, apetecíveis e naturais sem recorrerem a trapos e tintas para esconderem e taparem imperfeições físicas e males da pele, se iludirem, enganarem e atraiçoarem um ao outro…




Texto de Marques Pereira
Fotos: ANI
Webmaster: Paula Medeiros