23.2.14

MAIS PALAVRAS PARA QUÊ?



Estando atafulhado de informação e opiniões de toda a espécie, neste momento não encontrei nada para escrever aqui.

Restou a foto que publico e vou ver se encontro paciência para ler um livro qualquer que me recorde que estou vivo…

Um abraço amigo para todos os leitores deste blogue.

Texto de Marques Pereira.
Foto: ANI


9.2.14

Paz ou Submissão?


Em um momento de instabilidade politico e econômica tanto no Brasil como em Portugal, este texto que vos apresento, tenta explicar pelo menos uma razão pelo que estamos passando. O professor Ezequiel Sostenes foi muito feliz, ao escrever o mesmo. A intenção é mesmo levar o leitor a pensar.
Espero que gostem!





"Durante a minha adolescência quando estudava alguns conteúdos referentes à Geopolítica, encontrava algumas contradições na afirmativa: devemos lutar pela Paz! Não conseguia entender como em um mesmo espaço geográfico poderia coexistir a paz e a luta.

Tentei entender durante muito tempo, os modelos de governos adjetivados de “pacificadores”, que geralmente eram vendidos por meios midiáticos e da história em favor de uma minoria opressora, ainda, perceber a essência das intenções daqueles tidos como causadores da desordem social, onde por meio de suas reivindicações e lutas constantes almejavam chamar atenção para algo.

As fogueiras, a exploração do trabalho, a escravidão, o coronelismo, etc;  tentaram aprisionar os homens e mulheres dentro de si mesmos, castrando o seu poder de organização coletiva e de luta eficiente, eficaz e efetiva contra as injustiças que amplificam cada vez mais os diversos tipos de desigualdades existentes.

A tão temida força bélica foi e é um dos principais instrumentos utilizados na “pacificação” dos povos, muitos foram “catequizados” através do escambo da salvação pelo da dominação, a educação opressora “educou” no intuito de produzir alunos comportados e passivos e as escolas se transformaram em aparelhos de dominação ideológica dos governos, reproduzindo as ideias e intenções de seus governantes. A verdade é que durante este processo não houve paz, não houve salvação e nem mesmo educação.

Segundo Steve Biko, a arma mais poderosa do opressor é a mente do oprimido, foram-se as correntes, os calabouços, as fogueiras, as senzalas, os chicotes, etc; e mesmo assim, continuamos aprisionados a nossa significativa descrença de que sozinhos não podemos fazer a diferença. Neste estado de conformismo, culpamos sempre os outros pelos problemas que são de todos e naturalizamos os mesmos, denunciando assim, a nossa incapacidade de lutar.

Hoje, acredito e aprendi com Paulo Freire, que devemos agir por meio de uma educação libertadora, onde aqueles que problematizam e questionam as ideias e os fatos tidos como “naturais”, consequentemente não sejam taxados de baderneiros e acusados de promover a desordem.  Pois pelo fato de não se deixarem ser transformados em um objeto passivo diante de um sistema maior imponente, demostra que os mesmos não são impotentes e que certamente podem ser intitulados de “Educadores”.

Creio que foi para a liberdade que Cristo nos libertou e agora entendo a afirmação figurativa do meu professor de natação ao dizer que em águas calmas é mais fácil de nos afogarmos!"



 Introdução: Paulo Medeiros
Texto principal: Ezequiel Sostenes
Foto: Web
Webmaster: Isabela Medeiros

4.2.14

PORTUGAL INVADIDO PELO MAR





Pode dizer-se que Portugal continua a ser açoitado por “marés” vivas de azar de todos os tipos que fazem sofrer o povo-povo por todo o lado onde este rigoroso e destrutivo inverno político e meteorológico está a chegar. Vidas que acabam, aldeias do centro isoladas pela neve, localidades costeiras inundadas, praias engolidas por ondas enormes de um mar zangado com este país já tão ferido e mutilado por uma crise económica e financeira muito boa para os gananciosos bandidos do Capitalismo selvagem e agiota.





OUTRAS NOTÍCIAS E OPINIÕES

A canalha que manda no futebol português não tem respeito pelo Sporting. É uma quadrilha… –Dias Ferreira, ex-presidente da AG leonina.

TIRAR AOS PENSIONISTAS É UMA INJUSTIÇA de bradar aos céus. Os pensionistas que passaram a vida a contribuir têm um verdadeiro direito de propriedade sobre o Estado. São titulares de uma espécie de dívida pública. –afirmou Miguel Cadilhe, ex-ministro das Finanças (PSD) num debate com Vítor Bento, conselheiro financeiro do Governo PSD/CDS.

HÁ VIÚVOS COM PENSÃO DE SOBREVIVÊNCIA e própria que têm cortes mais elevados que o dinheiro que recebem, porque são duplamente penalizados nos descontos. A pensão dos trabalhadores reformados é uma propriedade deles  intocável e inalienável, porque pagaram ao Estado o direito de usufruir dela por inteiro enquanto viverem. Mas este Governo PSD/CDS não respeita esse direito e ainda por cima os empobrece e rouba como qualquer carteirista ou ladrão.

PROF´S reformados QUEREM DEMISSÃO DO GOVERNO o fim dos cortes nas pensões e que seja feita uma auditoria às contas da Caixa Geral de Aposentações com o Estado.

O GOVERNO MENTE QUANDO DIZ QUE TUDO VAI BEM –afirmou Jerónimo de Sousa, líder do PC. A mentira tem sido a política de Passos Coelho desde que chegou ao poder. Só os parolos é que ainda não sentiram isto.

Ministro Maduro foi vaiado em Aveiro quando entrava para o congresso das freguesias e ao começar o seu discurso. A este ministro do Desenvolvimento Regional gritaram-lhe “A luta continua, Governo para a rua!” e “Fascismo nunca mais!”. O governo PSD/CDS “matou” mais de mil freguesias e os seus “órfãos” não lhes perdoam.   

ESTÃO A NASCER MENOS RAPAZES EM PORTUGAL. Talvez o motivo seja por eles terem medo de o PSD/CDS ainda estar a desgovernar Portugal e a atirar a nossa juventude para a emigração à procura de trabalho e futuro no estrangeiro…

SOLICITADORA “DESVIOU” MAIS DE 500 MIL EUROS da conta de um idoso empresário de construção civil de Vila do Conde, norte de Portugal. Se fosse um pobre desempregado que tivesse furtado um pacote de arroz para dar de comer aos filhos era chamado de ladrão e metido na prisão sem dó nem piedade pela sua situação social.

Organização cristã alugou crianças a pedófilos numa localidade dos subúrbios de Sydney (Austrália), cidade conhecida como um “paraíso” para homossexuais do mundo ocidental. A polícia australiana está a averiguar o Exército de Salvação.  

Vacas provocaram uma explosão devido à sua flatulência (merda), que produz o metano que é o principal componente do gás natural. Aconteceu em Rasdorf, no centro da Alemanha. Quem possui vacas deve ter o estábulo arejado e limpo de estrume, o que é bom para elas e para os seus proprietários.

Futebol: Porto perde e Lisboetas empatam na 17ª jornada. Ontem, “leões” e “águias” jogaram, no Estádio da Luz, a oportunidade de clarificarem o seu bom momento em relação aos “dragões”. Resultados da 17ª jornada: Marítimo-FCPorto (1-0, com o treinador Paulo Fonseca a ouvir “Vai-te embora!” e “Estás a mais!” à chegada ao Dragão ); Gil Vicente-Benfica (1-1, tendo Cardozo falhado um penálti nos descontos); Belenenses-Braga (2-1); Sporting-Académica (0-0, tendo os “leões” desperdiçado a oportunidade de reassumir o 1º lugar do campeonato).



Texto: Marques Pereira (03.Jan.2014)

Fotos: ANI
Webmaster: Paulo Medeiros