31.5.14

Novo Rock Nordestino


Por: Paulo Medeiros( Brasil)



Em uma rede social recentemente fiz uma afirmativa  que em alguns dias se traduziu em muitas perguntas de amigos  e colaboradores. Eu dizia que  me sentia feliz de estar presente em um evento, mais especificamente na gravação do DVD do cantor Bhiyra Mariano na cidade de Camalaú - PB, bem no centro do Cariri nordestino.

O que  me chamou a  atenção, foi não apenas ser participativo, mas sim de estar testemunhando um rock, que não é muito comum naquelas paragens e bem diferente dos outros similares pelo Brasil afora.

Vi canções, grande parte do cantor, mas também de  outras de compositores  da região. As mesmas apresentaram um forte conteúdo poético, onde através de uma linguagem simples, e pelo som foi permissível  transmitir um grande conteúdo ao vasto auditório. 

Trata-se de um rock de aspecto sui- generis, onde a balada nos  envolve de forma  impar com um conteúdo forte, forte como o Nordestino brasileiro , e que nos  passa muito.

Acredito que um dia teremos oportunidade de ouvir falar por este país afora muito do que foi apresentado ali e até mesmo quem sabe nas comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo.

Cabe- me aqui apenas apresentar ao nosso leitor para que tire suas próprias conclusões, afinal o mundo da musica é extremamente complexo, mas também criativo a ponto de um momento para outro podermos estar diante de uma joia rara.

Outro argumento forte que trago nesta  apresentação, é que a musica que ao final vou lhes deixar para apreciação é de autoria de um antigo colaborador do Lusitânia Perdida , o João Aurélio, que por alguns anos viveu nos arredores do Porto, em Portugal. O João Aurélio, hoje aqui não apresenta nenhum texto mas apresenta na voz do Bhiyra Mariano  a musica "Combinação Perfeita", assim como a vida é perfeita em nos proporcionar o tempo certo para se apresentar as combinações.

Espero que gostem! 

26.5.14

FUTEBOL EUROPEU E ELEIÇÕES EUROPEIAS

Portugal viveu um fim de semana diverso e animado com duas finais de futebol de 1ª. e Eleições Europeias. É evidente que também aqui o Futebol “governa” muito as ansiedades, emoções, tristezas e alegrias do Povo-povo da península ibérica. No Brasil há protestos de rua contra as gastos de dinheiro com a organização do Mundial de Futebol, mas a partir do próximo dia 12 de Junho é de pressentir que os jogos alterarão esta situação com as emoções, confrontos e alegrias vividas nos novos estádios do Brasil, pois “Deus é brasileiro” e o Céu é o futebol.

Assim vai e se diz, comenta e opina em Portugal, onde a vida continuará  difícil e incerta até ao Ano 2050, enquanto não pagarmos ao FMI & Cª. os juros e o dinheiro que o atual governo pediu para fazer a sua política de exploração liberal-capitalista.

 

Acho normal haver um castigo ao Governo –Manuela Ferreira Leite, ex-presidente do PSD e ex-ministra das Finanças.



ELEIÇÕES EUROPEIAS: direita COLIGADA perdeu. O Partido Socialista (PS) ganhou estas eleições, mas não pela diferença que se esperava, pois os portugueses que não votaram para castigar a austeridade do Governo PSD/CDS e a sua desconfiança nos políticos foram cerca de 6 396 519. Os emigrantes desinteressaram-se quase totalmente por estas eleições, tendo a sua abstenção atingido cerca de 98%. Eis os partidos que conseguiram eleger eurodeputados: PS 7 (31,45%), PSD/CDS -partidos do Governo- 6 (27,71%), PC/PEV 2 (12,68%), Movimento Partido da Terra–PT 1 e Bloco de Esquerda BE 1. Eleitores inscritos: 9 667 954. Eleitores que votaram: 3 281 444 (33,91%). Abstenção: 6 396 510 (67,09%.




PRECISAMOS DE TRAVAR O RAPAZ PASSOS COELHO. De o travar a fundo com urgência e determinação. Vivemos um momento em que Portugal nunca tinha conhecido um Governo tão agressivo e tão selvagem. –Joana Amaral Dias, psicóloga e ex-dirigente do BE.

POLÍTICOS DO PODER FORAM AUMENTADOS em média cerca de 3%, para 4042 euros mensais, sorrateiramente para que poucos portugueses tivessem dado por isso. Começou em Outubro de 2013 com o aumento da remuneração-base média mensal dos políticos da Administração Central, que inclui o Governo e toda a “cambada” que continua a dar a “eles” e a tirar aos trabalhadores, reformados, pensionistas e aposentados do Estado.







DÍVIDA PÚBLICA SUBIU DE 129% PARA 132% do PIB até ao final de Março. A dívida financeira do Estado é de cerca de 800 mil milhões de euros.

GOVERNO PÕE “REBANHOS” DE DESEMPREGADOS e pobres beneficiários do Rendimento Social de Reinserção (RSI) a limpar e a vigiar as florestas contra os incêndios, depois de ter falhado em 2013 com a utilização de 150 mil cabras.

GÁS: FAMÍLIAS PAGAM O 2º. MAIS ELEVADO PREÇO da União Europeia. Por cá  é regra roubar o povo.

VATICANO VIOLOU CONVENÇÃO CONTRA A TORTURA nos casos em que podia ter impedido abusos sexuais e não atuou, ou quando não investigou nem comunicou os crimes praticados pelos clérigos. Acusou a ONU.

26 MULHERES ITALIANAS PEDIRAM AO PAPA que decrete o casamento opcional para os padres. Seria bom para a Igreja, pois poderia diminuir o número de filhos de padres sem o nome do pai no documento de identificação e também o volume de homossexuais que há no “reino de deus”.

GALEGA FOI MORDIDA NA SANITA POR UMA COBRA quando urinava na sua casa em Narón.

FUTEBOL: SELEÇÃO NACIONAL JÁ ESCOLHEU 23 para levar ao Mundial do Brasil que começa em São Paulo no próximo dia 12. São eles: Guarda-redes: Beto (Sevilha), Eduardo (Sp. Braga) e Rui Patrício (Sporting) Defesas: André Almeida (Benfica), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Luís Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid) e Ricardo Costa (Valência) Médios: João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (Dínamo Kiev), Raúl Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting) Avançados: Rafa (Sp. Braga), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (Sp. Braga), Hélder Postiga (Lazio), Hugo Almeida (Besiktas), Nani (Manchester United), Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo). Sporting já tem novo treinador: Marco Silva, que na época anterior treinou bem e surpreendentemente o Estoril Praia. Leonardo Jardim deixou os “leões”, saindo de livre vontade, e foi treinar o Mónaco onde joga o internacional Moutinho, dando uma receita de três milhões de euros ao Sporting.

MULHER PORTUGUESA TREINA CLERMONT FOOT uma equipa masculina que disputa a II Liga francesa. Helena Costa tem 36 anos. É um caso inédito na Europa. Começou nos escalões de formação do Benfica e já treinou a seleção feminina do Irão. Boa sorte, Lena

FUTEBOL FEMININO: FINAL EUROPEIA EM LISBOA encheu o estádio do Restelo e o título de campeão foi para o clube alemão Wolfsburgo, cidade do automóvel da marca “Wolksvagen”. A equipa adversária foi a sueca Tyrezo, tendo atuado nela a melhor jogadora do mundo, a brasileira Marta, que marcou dois golos, mas o resultado foi-lhe desfavorável por 3-4. 





REAL MADRID GANHA A 10ª. CHAMPIONS EM LISBOA ao derrotar o Atlético de Madrid por 4-1 ao fim de 120 minutos de jogo. Casillas deu 1-0 aos “colchoneros” e fê-los sonhar. Sérgio Ramos “salvou” o Real Madrid da derrota e foi o herói do jogo. Ronaldo fez o quarto dos “merengues” com um penálti no minuto final e, com 17 golos, sagrou-se como o Melhor Marcador da Champions. Na foto vêem-se a festejar a vitória três portugueses (Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e o luso-nacionalizado Pepe). Lisboa foi invadida por cerca de 200 mil madrilenos de Espanha e diversos países do mundo, tendo vivido um sábado diferente, alegre, futebolisticamente emocional e “louco” num grande jogo disputado no estádio cheio do Benfica.








Texto de Marque Pereira (04H40 de Portugal, 26/05/2014)
Fotos: ANI
Webmaster: Paula Medeiros


17.5.14

Mundial de Futebol no Brasil





Estamos a menos de trinta dias do mundial de futebol. A cada dia vemos que a insatisfação aumenta, que a maioria não suporta ver tantos gastos enquanto, a Saúde, Educação caminham em direção completamente oposta. Nem mesmo aquele entusiasmo que sempre acompanha a seleção nacional, não esta  como antes.
Se vamos torcer, vamos  sim. Mas, será  que tudo isso vai valer a pena?

Por enquanto as imagens falam por si.






Esta semana








Esta Semana




Já imaginaram se a seleção Brasileira de futebol não classificar-se para as etapas finais.........




Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Web
Webmaster :Paulo Medeiros

10.5.14

PORTUGAL HOJE










O Governo de direita insocial capitalista portuguesa, nascido de um “casamento” entre o PSD e o CDS, está eufórico a anunciar que no próximo dia 17 de Maio vai fazer uma “saída limpa” das mãos da troika do Capitalismo mundial que em três anos endividou Portugal possivelmente até 2050. Que “grande alegria”! O FMI, o BCE e a UE continuarão a banquetear-se com os juros dos empréstimos e os portugueses vão continuar a sofrer para lhes pagar. Isto é um “saída limpa”? Não. É uma “saída suja” pelas dificuldades, promessas não cumpridas, mentiras, impostos e mais impostos, taxas, desemprego, salários baixos, doenças, suicídios, morte de idosos e falência de pequenas empresas.

Mais opiniões e notícias:

Cavaco Silva é um cobarde e uma nulidade completa –afirmou o general Garcia dos Santos acerca do Presidente da República no almoço comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril de 1974.

PR CAVACO FOI À CHINA LEVANDO MAIS DE 100 empresários e por lá vai andar com a sua maior comitiva de sempre durante sete dias. E o Governo PSD/CDS continua a dizer que não há dinheiro que suporte o pagamento das pensões, mas para esbanjar em passeios políticos do presidente da República, ministros e amigos não faltam euros.   

É CHOCANTE TIRAR DINHEIRO AOS PENSIONISTAS –Mira Amaral, banqueiro e ex-ministro do PSD.

13 DE MAIO: POVINHO VAI PEDIR AJUDA A FÁTIMA mais uma vez, mas a vida em Portugal não melhora há três anos e continua a piorar. As “santas” de barro e as inventadas, como os santos mortos, não têm qualquer poder divino nem político para travar as sacanices e os roubos deste Desgoverno “laranja-azul”, cruel, surdo e aldrabão.  




MENTIRA DOS PARTIDOS DO GOVERNO PSD/CDS diz que “eles” irão começar a devolver, em 2015, aos funcionários públicos e aposentados do Estado 20% do que lhes roubaram nos vencimentos e pensões. Mas em 2015 “eles” já cá não estarão para infernizarem mais a vida aos portugueses… Isto é um “rebuçado podre” para enganar o povo sofredor e colherem votos nas eleições para o Parlamento Europeu do próximo dia 25.

GOVERNO VAI AUMENTAR I.V.A. PARA 23,25% e o desconto nos salários (TSU-Segurança Social) para 11,2% depois de, mais uma vez, terem garantido/mentido que não fariam aumentos de impostos.

DISSERAM QUE NÃO HAVIA MAIS AUMENTOS de impostos… -afirmou Eugénio Fonseca, “presidente dos pobres” da Cáritas (Igreja Católica). Não nos diga que ficou surpreendido com mais esta mentira de Passos Coelho, Paulo Portas e Maria Luís Albuquerque?! Este Governo PSD/CDS só merece desconfiança quanto ao que dizem os seus líderes e ministros.

PARA ESTE GOVERNO NÃO HÁ LIMITES AO SAQUE de quem trabalha ou está reformado e à destruição da economia do País Catarina Martins, co-líder do Bloco de Esquerda (BE).

IDOSOS VÃO PAGAR “TAXA SOCIAL ÚNICA” (TSU) para a Segurança Social depois de passarem a sua vida de trabalho a descontar obrigatoriamente para as caixas de previdência e terem uma pensão de reforma minimamente digna na velhice. Como se sente o Vice-Primeiro-Ministro Paulo Portas depois de ter afirmado que estava contra este aumento? –questionou o líder do PS, António José Seguro.

TROIKA SAI, MAS CONTINUAREMOS ENTROIKADOS –Arménio Carlos, líder da CGTP. Vai ser verdade.

Portugal tem nas prisões 1065 assassinos e outros criminosos por tentativa de homicídio. Os reclusos traficantes de droga são 2300. O relatório do Conselho Europeu, inerente ao início do ano passado, refere ainda que 203 presos cumprem pena por violação de menores e outros 449 por outros crimes sexuais. Os detidos estrangeiros eram 2602. Havia 760 mulheres presas em Portugal, sendo 175 estrangeiras. A população prisional era de cerca de 15 mil criminosos, provocando um  custo para o Estado de 48 euros por dia, 1500 por mês. Quanto aos bandidos de “colarinho branco” que a Justiça portuguesa não meteu na cadeia, eles não aparecem neste relatório da UE, mas que “los hay, hay”… em liberdade.

GENERAIS ABANDONAM SALA DO IESM EM PROTESTO contra a presença de Aguiar Branco, ministro da Defesa.

25 MAIO: 16 LISTAS DE “POLÍTICOS EUROPEUS” querem pôr deputados portugueses no Parlamento da Europa. O “tacho” dá bom dinheiro e viagens.
  
FUTEBOL: BENFICA É CAMPEÃO NACIONAL 2013/2014 E CONQUISTOU A 3ª FINAL DA ÉPOCA ao empatar 0-0 em Turim com a Juventus. No próximo dia 14 irá disputar a final da Liga Europa, na mesma cidade italiana, com o Sevilha que foi o “carrasco” do FCPorto. E ganhou pela 5ª, vez a Taça da Liga, porque no duelo de treinadores portugueses, Jesus foi melhor do que Espírito Santo ao derrotar o Rio Ave (que deu boa réplica) por 2-0. Champions UEFA Cup: Ronaldo bate recorde de golos (16) marcados numa só época nesta prova, marcando dois dos 4-0 com que o Real Madrid venceu o Bayern em Munique (Alemanha) e passou à final que se realiza do Estádio da Luz (Lisboa), no próximo dia 24, entre os dois clubes maiores da capital espanhola (Real e Atlético). Campeonato da I Liga – 29ª. Jornada: Nacional-Sporting (1-1, com o golo dos “leões” marcado por um jogador do Nacional), Braga-Marítimo (1-1), Benfica-Setúbal (1-1), Olhanense-Porto (2-1, os “dragões” jogaram de rastos e estiveram a perder 2-0 com o último classificado), Arouca-Gil Vicente (1-0), Académica-Guimarães (0-0). FCPorto, que ficou em 3º. lugar do campeonato e foi eliminado das duas provas europeias, contratou um novo treinador: o basco Julen Lopetegui.



Texto de Marques Pereira (10.Maio.2014)
Fotos: ANI
Webmaster: Paula Medeiros.