28.7.14

Visita a Portugal - Parte I - Chegada a Lisboa







Depois de quase oito horas de avião, eis que nos aproximamos de Lisboa.  embora o bilhete  fosse da TAP, estávamos chegando em um avião espanhol, com tripulação espanhola haja visto ter sido o mesmo alugado  pela companhia com a finalidade de minimizar os constantes atrasos nas ligações  com o Brasil. 
A outrora melhor companhia do mundo para todos os portugueses e a que para mim  sempre a mais segura, também transparece a crise que assola Portugal.
Assim, depois de algum tempo, finalmente estava eu novamente  em Lisboa, e com muita alegria neste inicio de verão que mais  parecia primavera. Lá já estava meu irmão a espera para irmos a principio em um lugar em Lisboa que nossas esposas adoram, o centro comercial Freeport, o maior Outlet da Europa e  que se situa em Alcochete nos arredores de Lisboa. Digo que não  nossas mulheres , mas enfim acho que todas e tenham a certeza elas estavam com razão pois   preços são  bem abaixo dos praticados no Brasil especialmente quando se trata das marcas mais famosas

Encontramos  o lugar com muito menos movimento do que costumava ver em outros anos, numa clara percepção de que o momento é  mesmo de se apertar os  cintos. Aliás, quero frisar bem que  culturalmente na Europa não há povo que saiba tão bem enfrentar crises como o português. Se o momento é de restringir consumo, toda a gente disciplina seus gastos,não há nada igual. Bem diferente dos brasileiros que são gastadores por natureza.

Bem,lá encontramos  com alguns  amigos, com a finalidade de iniciarmos  o trajeto até  Elvas o que normalmente leva mais horas que  o normal, claro muito mais pelas visitas do que alguma dificuldade.  Neste caminho, nossa primeira parada foi em Vendas Novas, onde se come talvez as melhores bifanas de Portugal. Para nosso leitor brasileiro, as bifanas são uma especie de sandwich de carne de porco, e que é uma delicia. 

Saindo da auto estrada, percebi logo que a maior parte dos motoristas preferem mesmo ir pelas estradas nacionais , evitando as portagens (pedágios), que  trás prejuízo ao orçamento das famílias. Ai,  absorvi a ideia, pra que pagar se posso ir gratuitamente pelas antigas estradas nacionais. As auto estradas são para quem tem um necessidade urgente ou esta  com dinheiro sobrando. Na vizinha Espanha, nas regiões menos favorecidas como Extremadura ou Andaluzia, o governo como incentivo não cobra os pedágios. Em Portugal, como foram dadas concessões, não ha  saída, os  mais pobres ficaram penalizados. Sinal dos novos tempos.

Desta maneira e conversando com os  amigos   fui sentindo a principio estes novos  tempos de Portugal, em um momento de crise, com muitos sacrifícios, cortes salariais, desemprego há de ser feito alguma coisa e  que como tantas outras vai ser superada não apenas com otimismo, mas pela perseverança do povo que  enfrentou épocas bem piores. Quero registar que apesar de tudo, a cidade continua linda....

Até  a  segunda parte.......



Texto : Paulo Medeiros
Foto 1: Urban texture by Elia Locardi
Foto 2 : Paulo Medeiros
Webmaster: Paulo Medeiros


20.7.14

O MUNDO, PORTUGAL E O BRASIL ESTÃO PÔDRES?


Mas o que diremos da longa, tenebrosa e perita degradação das coisas que a Direita pratica? Que diremos da sua feroz ganância e fria possessão? Que diremos das sua máscaras, álibis e pretextos, fintas, labirintos e contextos?-Sophia de Melo Breyner Andresen.

CADÁVER DE SOFIA DE MELO BREYNER ANDRESEN foi colocado no Panteão Nacional, onde se guarda a memória de grandes portugueses. Sophia foi uma grande poetisa e escritora. Foi a segunda mulher a dar entrada na antiga igreja de Santa Engrácia, depois de lhe oferecerem um passeio numa carreta fúnebre por ruas de Lisboa, com guarda de honra feita pela GNR envergando farda de gala. É mãe de Miguel Sousa Tavares, escritor e comentador “sem papas na língua” da TVI. O Desgoverno PSD/CDS meteu-a no Panteão Nacional e tirou os seus textos das escolas, mostrando aos portugueses como funciona a Cultura e a Justiça humana dos ditadores.




MAIS 40 MIL EXIGIRAM DEMISSÃO DO DESGOVERNO PSD/CDS em Lisboa e “eles” ficaram a pensar em aplicar mais impostos. No dia 25 há mais protestos para “alimentar o ego” explorador dos carrascos do povo-povo português.

“RECORD” EM PORTUGAL: TAXA MAIS BAIXA 2013 de nascimentos entre os 29 países da União Europeia, graças à política antinatalista do desgoverno da direita PSD/CDS. Passos e o Portas continuam a revelar-se como uns grandes gestores políticos da destruição humana da nação portuguesa. Agora, depois de impedir uma geração de nascer, que diminuiu de forma alarmante para o futuro a nossa população, veio com um “plano” onde não constam claras ajudas financeiras às mães e pais para alimentá-las, vesti-las, dar-lhes cuidados médicos, creches e infantários gratuitos, educação e livros. A fechar escolas nas aldeias e a não criar emprego para os progenitores no interior do País, que são os maiores produtores de bebés, os jovens em idade de gerar filhos continuarão a não arriscar ajudar nesta dramática situação. E assim este Portugal vai-se finando com a população a ficar cada vez mais velha e na perspetiva de em 2060 ter perdido demograficamente quatro milhões de portugueses, passando de uma população de 10 para 6 milhões.

GOVERNO CONTINUA A ENDIVIDAR PORTUGAL com pedido de euros e ultimamente em dólares no estrangeiro. Será que anda a juntar uns euroitos para comprar os “rebuçados” que vai distribuir em 2015 para “adoçar o engano” aos tolos e pedir-lhes votos para o PSD e CDS continuarem a martirizar a vida dos portugueses? Fiem-se “neles” e na Virgem e vão ver o que lhes acontece de miséria por mais quatro anos!

F.M.I. ACONSELHA BAIXAR O SALÁRIO MÍNIMO. Estes capitalistas selvagens querem “comê-lo todo” e dar migalhas a quem produz a riqueza. Bandidos!

GRUPO BANCÁRIO BES “REBENTOU” DE GANÂNCIA com erros e maus negócios e agora serão os contribuintes que vão pagar com mais impostos o prejuízo, como aconteceu com o BPN que foi administrado por uma “corja de ladrões laranjas” (PSD) ainda por julgar e meter na cadeia pela Justiça? Passos Coelho afirmou que o Banco Espírito Santo (BES) não tem nada a ver com o GES, mas quem pode acreditar no que o 1º. Ministro diz se ele tem passado o seu mandato a mentir e a piorar a vida aos Portugueses? E para nos deixar a pensar em mais roubos, “mandou” presidir ao BES o tecnocrata Vítor Bento, que era o seu conselheiro de Estado para baixar os salários e pensões e aumentar os impostos.

ATÉ O JESUS DE PEDRA DO RIO DE JANEIRO lá no alto do morro carioca tapou a cara de vergonha pela histórica derrota de 1-7 sofrida pelo Brasil no jogo com a Alemanha, nas meias finais do Campeonato do Mundo de Futebol 2014. Houve gentinha do povinho que chegou a fazer rezas e bruxarias para o Brasil ganhar e Deus castigou-os assim para ensinar os brasileiros que Ele, Cristo e todos os santos e santas mortos e inventados, esculpidos em barro ou de papel, não percebem nada de Futebol. Em tudo da vida humana, Deus e os seus santos mortos só “ajudam” a quem se ajuda a si próprio. No Futebol, somente os jogadores e o árbitro têm o “poder divino” de ajudar uma equipa a ganhar ou a não perder… Aprendei, fanáticos da bola!





“SANTA PANELEIRAGEM”: PAPA FRANCISCO AFIRMOU que um em cada 50 sacerdotes é pedófilo, abusador sexual de crianças. E qual será a percentagem de homossexuais? Os católicos gostam de saber da vida sexual dos padres, bispos, cardeais e freiras da sua Igreja Católica.

ADVOGADOS CONTRA FECHO DE TRIBUNAIS        manifestaram-se em Lisboa, defronte da Assembleia da República, acompanhados dos municípios e seus residentes prejudicados por mais esta desgovernação da direita PSD/CDS.

TRÊS POLÍCIAS DA PSP APANHADOS A ROUBAR pela Unidade Nacional de Contraterrorismo (PJ). Eles apareciam fardados em casas de cidadãos com a “missão de fazer uma revista” e roubavam todo o ouro e dinheiro. A culpa de começarem a aparecer no país polícias-ladrões é do Desgoverno PSD/CDS que anda a roubar aos funcionários públicos para pagar juros aos agiotas e aos políticos do Poder. Outros exclamarão: Ao que está a chegar viver neste País governado pela Direita!

PRENDERAM A JAPONESA QUE PINTA VAGINAS e faz outras obras de Arte sobre o mesmo órgão genital feminino, como um caiaque-vagina. Que moralidade é esta que no Japão permite fazem festas e procissões ao pénis e proíbem fazer Arte com a vagina? Neste nosso mundo continua a haver muita moral e hipocrisia estúpidas e indecentes. Então não é conhecido que é na vagina que começa e de onde sai a procriação humana? Se as religiões e os deuses foram criado para tapar os olhos às pessoas, recusemo-nos a voltar a viver na escuridão da Idade das Trevas. Deixem-se de tabus religiosos e libertem Megumi Igarashi e todas as pessoas que vêem e pensam com a sua cabeça

RAPAZ DE 9 ANOS CASA-SE COM MULHER DE 62. Na África do Sul, onde é permitido casar com várias mulheres (poligamia) e elas com vários homens (poliandria).


ASSIM VAI ESTE MUNDO DE DEUS E PAZ DE MORTE Israelitas e palestinianos liderados pelos radicais do Hamas, judeus e islamitas, voltaram a agredir-se mutuamente e os beligerantes espalham sangue e mortos causados por mísseis, bombas e tiros. Separatistas ucranianos pró-Russia abatem com um míssel terra-ar “Buk” um avião da Malásia com 298 pessoas a bordo (mais de uma centena ia participar numa conferência sobre a Sida, Aids, na Austrália) que voava a mais de 10 mil metros de altitude, tendo os destroços e cadáveres caído em Donetsk, próximo da fronteira russa com a Ucrânia. No Brasil, a empresária de 66 anos do badalado restaurante “Guimas”, no Leblon (Rio de Janeiro), saiu para dar uma “saídinha ao banco” e foi assaltada por dois jovens usando uma mota, tendo sido assassinada com um tiro na cabeça e roubada dos 13 mil reais com que ia pagar o salário aos seus trabalhadores. Haverá neste planeta algum país sem guerra, sem matadores, ou sem agitação social? A Terra está cada vez mais cheia de mentes doentes, conflituosas, violentas e assassinas. As religiões falam muito de Amor, Solidariedade, Fraternidade e Paz, mas é uma conversa de circunstância que poucos entendem como uma necessidade para a Humanidade viver sem ódios religiosos, políticos e pessoais. No Brasil é confrangedor ver tantos adoradores de Deus com a cruz de Cristo pendurada ao pescoço e Jesus tatuado na pele, e há incontáveis “filhos da puta” que nem as mulheres respeitam. Se houvesse Deus certamente que Ele não permitiria isto…

FUTEBOL DAS NAÇÕES 2014: GANHOU esta “guerra mundial” pela 4ª.vez, depois de derrotar na final a Argentina por 1-0 a dois minutos do fim de um jogo prolongado até 120. Ganhou a equipa com maior eficácia atacante. Messi foi considerado o melhor jogador do campeonato. O melhor marcador foi o “portista” James. O melhor guarda redes foi o alemão Manuel Neuer. O dececionante Brasil ficou em 4º lugar depois de “levar” mais 3-0 da Holanda. Descontentes com a derrota, apesar de ficarem com o título de Vice-Campeões 2014, os argentinos andaram à porrada com a polícia na sua capital Buenos Aires. Em 2018 há mais futebol mundial, mas no pouco quente Verão da fria Rússia. Quem quiser ir lá ver Portugal e o Brasil levarem “mais uma abadas” comecem já os fãs a juntar uns rublos, porque as coisas no “paraíso do imperialismo socialista” da Europa têm os preços alto. E os brasileiros até podiam ter o prazer de ir rezar a Deus nesta bela catedral cristã-ortodoxa do Nosso Salvador do Sangue Derramado








OZIL, JOGADOR ALEMÃO, DEU PRÉMIO DA VITÓRIA de 296 mil euros a instituições brasileiras que ajudam as crianças do Brasil. Bonito gesto filantrópico de um futebolista que ficou triste com a pobreza de crianças que viu e lhe sorriram e falaram no Brasil.

CRISTIANO RONALDO FOI O MAIOR FUTEBOLISTA EM ESPANHA pelo terceiro ano consecutivo.

ABRIU A ÉPOCA 2014/15 DO FUTEBOL PORTUGUÊS com os jogos da “Taça de Honra de Lisboa”, tendo o Benfica vencido o Estoril por 1-0 e o Sporting derrotado o Belenenses por 2-1. Os “grandes” reforçarem-se e o FCPorto foi realizar jogos de preparação na Holanda. O primeiro a mostrar-se foi o Sporting que, “devagar, devagarinho”, foi ao arquipélago português dos Açores vencer a seleção dos anticiclones por 2-1.

SPORTING JÁ TEM UM CANAL DE TELEVISÃO por cabo desde o dia 17, podendo ser visto nos canais 34 e 35 da MEO e NOS. Os “leoninos” estão satisfeitos, mas as mulheres deles sentem-se prejudicadas por não as deixar ver as telenovelas brasileiras, algumas a retratar e a estimular a homossexualidade masculina e feminina que está na moda e já é enorme como a criminalidade violenta e assassina por quase todo o Brasil…

ESTA MULHER ARGENTINA DEIXOU-NOS MUITAS SAUDADES DO MUNDIAL-2014. E tantas outras caras e corpos bonitos sul-americanos que deram beleza e cor às bancadas dos estádios brasileiros. A grande e vitoriosa Alemanha exibiu um futebol moderno, mas não mostrou nada disto ao mundo da bola…



Texto: Marques Pereira (editado às 10H00  de Portugal em 19.Julho.2014)
Fotos: ANI
Webmaster: Paula Medeiros

16.7.14

Terminou o Mundial de Futebol




O choro de David Luis, foi a foto que mais  marcou o povo brasileiro neste mundial. O Brasil que nos últimos anos  só tinha  como alegria maior  o futebol, teve  um verdadeiro hecatombe em sua performance, deixando perplexo  todos os torcedores.  Essa perplexidade, traduz de certa  forma o que o brasileiro é. Ou seja, demoramos muito a entender nossas limitações. Sempre pensamos que somos os melhores, mas o resultado deixou uma  mancha, e nos indica  que algo esta  errado . 

Serve pelo menos para repensarmos em tudo, nos nossos erros e enfim renascer das cinzas. Não falo apenas no esporte, falo de uma forma  muito mais  ampla e que transcende o esporte.

Jamais deixaremos de saudar os Alemães, como os grandes campeões e que merecidamente levaram o titulo. 

No período, me encontrei em viagem a Portugal, daí a impossibilidade em atualizações nas ultimas  semanas, mas com certeza em breve estaremos em nosso ritmo normal. O nosso companheiro  Marques Pereira , deverá também em breve nos ofertar seus textos com a visão  lusitana de nossa lusitania.

Peço perdão pelo atraso com nosso fiel leitor, mas  tudo já esta restabelecido. Terei muitos assuntos  a descrever, inclusos ai sobre  os prolongamentos da viagem a Espanha  e França.

Uma Boa Semana!


Texto: Paulo Medeiros
Foto: Web
Webmaster: Paulo Medeiros