21.9.14

Plebiscito da Escócia









Fazia tempo em que não se falava tanto em plebiscito. As eleições na Escócia, retomaram o assunto e reacendeu a discussão sobre os movimentos separatistas ,tão comuns em algumas regiões importantes da Europa.

No caso específico da Escócia, tenho a certeza que seria pior para a população a criação de um novo país pois naquele caso economicamente seria inviável para ambos os lados, apesar dos escoceses reclamarem muito da arrecadação. Portanto são problemas isolados que não afetam os reflexos e consequências da decisão soberana da população.

Em Espanha, em breve teremos um plebiscito na Catalunha e as características levam a crer que tudo será bastante diferente pois a disputa tem muitos ingredientes que foram adicionados na historia recente. Outro aspecto é que, economicamente para a Espanha perder a Catalunha seria um desastre, e sinceramente não sei se o "não" tem condições de vencer.

Relativo ao acontecido na Escócia há de se acrescentar que a questão não foi apenas bom senso, mas sim também não correr contra a maré comunitária onde a característica é a união e não a divisão. Outro fator se deve também registrar é que não seria fácil fazer parte da zona do Euro.

Na América temos o maior exemplo em que a união muitas vezes é maior que a razão. A América portuguesa tão grande permaneceu unida formando uma só nação que é o Brasil. Claro que o fator preponderante foi a língua portuguesa, mas a união foi acima de tudo o mais importante.
Não posso dizer que o exemplo acima sirva para tudo, mas o leitor com certeza há de concordar que trata-se de pelo menos um grande argumento. E é só observar como a  America espanhola, tão dividida e com tantos países não conseguiu quase nada através disto.

Assim este conteúdo serve também para alguns que em Portugal, imaginam que as regiões autónomas da Madeira e Açores não fazem parte do território nacional. Um absurdo tão grande, que nem sei se é possível imaginar se um dia  alguém pensou em levar adiante tal ideia.

Uma coisa é certa, depois dos debates  e do resultado, nada mais sera igual. Pelo no exemplo britânico foi aberto a possibilidade de se mudar as fronteiras pelo voto, o que não deixa de ser um avanço. É de se esperar que aconteça o mesmo nas demais regiões.

Assim vai seguindo o mundo!






Texto de Paulo Medeiros
Fotos :WEB

8.9.14

DIREITA ESTÁ A REDUZIR PORTUGAL A NADA









Com este título podia terminar o meu comentário de hoje, mas os leitores não residentes em Portugal ficariam sem saberem nada de tudo sobre a realidade e a verdade da expressão do seu conteúdo.

A Direita é um sistema político, religioso e capitalista que vive, se alimenta, enriquece e engorda do que tira ao povo que explora, escraviza, rouba, mata e ilude.

Os políticos da Direita enganam com promessas e intenções que não cumprem, ou sabem que não podem cumprir.

Os líderes das igrejas são todos da Direita, iludem e mentem recorrendo e encostando-se a Deus, Jesus, Maria e os “santos”, “santas” e “milagres” que inventaram para chegarem ao coração e à mente do seu alvo: o bem-aventurado, analfabeto e inculto povinho.

O Capitalismo recolhe, guarda e multiplica para os capitalistas e agiotas o dinheiro que a “santíssima trindade” da Direita tira com palavras delicodoces e rouba sem piedade aos pobres sem ninguém para os proteger ou defender.

Em Portugal o Governo da direita coligada PSD/CDS está a reduzir o País a nada, fechando escolas e postos de correio nas aldeias rurais e encerrando tribunais e maternidades nas vilas do interior.

Resultados que se estão a conhecer: as aldeias estão a despovoar-se, os nascimentos desceram a taxas mínimas, os idosos estão a morrer sem apoio local à saúde nem transportes de preço suportáveis para se deslocarem aos centros de cuidados primários de saúde e hospitais das vilas e cidades distantes.

Esta Direita deste Desgoverno PSD/CDS encerrou 4 867 escolas, muitas delas construídas e colocadas a funcionar nas aldeias pelo ditador Salazar, o que está a demonstrar que o nacional-fascisno do Estado Novo do passado antes da Democracia tinha uma maior visão de progresso que tem o Liberal-Capitalismo dos medíocres políticos portugueses que estão atualmente no Poder, cujo único objetivo parece ser dificultar a vida humana e matar os aposentados.

Os jovens licenciados, médicos, enfermeiras e os trabalhadores especializados e experientes estão a emigrar para jamais regressarem a Portugal.

Os jovens estão a evitar ter filhos para que eles não morram por falta de apoio à saúde e de dinheiro para a sua alimentação, educação e instrução. E, sobretudo, por estarem a ver que neste País não existe futuro para eles e nunca existirá para os filhos, porque os políticos deste Direita está, todos os meses, a contrair empréstimos (Dívida Pública) no estrangeiro que levarão entre 30 a 50 anos para pagar totalmente.

O meu país, Portugal, está a ser destruído e a sua população assassinada pela atual política insocial do Governo de direita capitalista PSD/CDS.







ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

SUCATEIRO CONDENADO A 17 ANOS E MEIO DE PRISÃO pelo crime de corrupção de dar automóveis de topo de gama a empresários públicos e oferecer caixas de robalos a um administrador bancário para ganhar concursos de compra de sucatas. Entretanto, continua em liberdade um banqueiro que foi governante da equipa de Cavaco Silva, atual Presidente da República, que provocou um prejuízo de milhares de milhões de euros ao Estado na falência de um banco (BPN). A Justiça em Portugal está cega.

PARA ONDE VÃO OS ELEVADOS IMPOSTOS que os portugueses pagam e que estão entre os três mais altos praticados na Europa? É um mistério que o Governo PSD/CDS nunca deu a conhecer. E chamam a isto “democracia”!

FUTEBOL: PORTUGAL JOGOU NADA PARA O EUROPEU DE 2016 e perdeu com a Albânia, da 4ª. divisão europeia, por 0-1, no estádio português de Aveiro. Os futebolistas da Seleção Nacional são a imagem de um país cada vez mais de nada.

Este comentário começou com NADA e acaba aqui com NADA como é o nosso destino…


TEXTO DE MARQUES PEREIRA (07.Set.2014)





1.9.14

MARINA









Um acontecimento muitas vezes consegue mudar o rumo da história.

Guardada as proporções, o acidente que vitimou o ex- governador Eduardo Campos e que era também candidato a presidente do Brasil alterou todo panorama político nacional .

A esperada e quase certa vitória da atual presidente Dilma, já não é mais uma verdade confiável pois as pesquisas (sondagens eleitorais) realizadas por confiáveis institutos como Datafolha demonstram a divisão do eleitorado.

Agora, apenas o  fato de termos a possibilidade de alterar este governo que ai está, já nos permite pensar em um Brasil diferente e livre destes seguidores ultrapassados do modelo cubano.

Uma coisa é certa, a decisão das urnas só deve ocorrer mesmo no segundo turno e os destinos do país devem mesmo ficar entre duas mulheres. Uma ex-guerrilheira e a outra ex-seringueira.

Na pratica, tanto os institutos,quanto as pessoas projetam para a vitória de Marina da Silva. Talvez seja muito cedo para a afirmativa, mas trata-se de um impressionante acontecimento.

Aguardemos!


Texto: Paulo Medeiros
Fotos:Web