30.11.14

DUARTE LIMA (PSD) CONDENADO A 10 ANOS DE PRISÃO POR BURLA E LAVAGEM DE DINHEIRO SUJO



Como todo o político com poder é corrupto, corrompido ou subornado por indivíduos ou empresas ávidos de ganhar ou roubar mais dinheiro ao Estado, a última semana foi rica em notícias sobre a ação da Justiça sobre a corrupção em Portugal.




Duarte Lima foi líder parlamentar do Partido Social-Democrata (PSD) português e como advogado meteu-se em negócios com o Banco Português de Negócios (BPN) burlado e falido pelo ex-Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do governo de Cavaco Silva, atual presidente da República Portuguesa.

Na sua gula financeira. Duarte Lima cometeu crimes de burla e lavagem de dinheiro sujo, tendo sido agora julgado e condenado a 10 anos de prisão efetiva. Outros companheiros dos seus ilícitos sofreram também condenações. Safou-se de ser metido na cadeia o filho que Duarte Lima usou em mais esta burla de “laranjas”. 





Este militante da “social-democracia” portuguesa (PSD) também anda a ser perseguido pela Justiça brasileira que acusa Duarte Lima de ter matado uma mulher no Brasil e já foi noticiado que foi emitido um mandato de captura à Interpol.

Enfim, Duarte Lima, um dos grandes militantes do PSD, foi confirmado como burlão em Portugal e assassino no Brasil, onde também há outros políticos da Direita que ficaram famosos pelos seus atos de corrupção.




Não vou agora referir os nomes de todos, mas ainda me recordo do caso que envolveu o 32º presidente Fernando Collor de Mello, um produto político oriundo do Nordeste brasileiro para o PDS, que foi exonerado do cargo, e o badalado Paulo Maluf, etc., etc., etecétera. Um brasileiro disse-me uma vez que “Os políticos corruptos do Brasil e os seus encobridores e apoiantes são piores do que as perigosas e venenosas cobras jararacas”. Será mesmo? Há muitos brasileiros que comparam a vida política à vida selvagem dos animais existentes no seu país. 

“A corrupção política pode ser grande ou pequena e organizada ou desorganizada. Pode ser iniciada nos escritórios de agentes políticos e seus partidos, nos escritórios das grandes ou pequenas empresas, nos escritórios de agências governamentais, em grupos religiosos. Pode também se iniciar até mesmo em reuniões sociais como festas de aniversário, de casamento ou de velhos amigos da escola”.




Os que não aparecem hoje como corruptos podem aparecer amanhã nas malhas das polícias, nos tribunais e na prisão. É tudo uma questão de tempo para engaiolar os grandes e pequenos políticos que um dia quiserem enriquecer à custa do dinheiro dos corruptores e do Estado e, pelas linhas tortas da escrita e palavra do Deus que serve para o Bem e para o Mal, para abençoados e ladrões, as migalhas vão servindo para o povo-povo viver com a dignidade pessoal que eles vão perdendo.





E vão ficando casos de corrupção por concluir (até quando?) como aquele das “luvas” da compra de dos dois submarinos que levaram à prisão alguns intervenientes na Alemanha e mas não em Portugal, tratado assim pelo humor sempre presente nos portugueses atónitos…



Texto de Marques Pereira, edição de 29.Nov.2014.

Fotos: ANI

24.11.14

A prisão de José Sócrates





Em meu texto pensava em falar sobre a situação das equipes das comunidades portuguesa no Brasil. A equipe do Vasco da Gama do Rio de janeiro sacramentou o seu retorno a primeira divisão  divisão do futebol brasileiro . Por outro lado a Portuguesa de Desportos de São Paulo foi rebaixado pra terceira divisão do Brasil

Entretanto um fato novo.e importante sempre promove um revés jornalístico, e foi o que aconteceu.Para as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo o que foi bombástico foi a detenção do ex ministro José Sócrates sob a acusação de corrupção e enriquecimento ilícito.

A noticia logo se espalhou e este que escreve teve de alterar o texto da semana. Primeiro pela importância da noticia e depois pelos debates que vinha mantendo com o companheiro Marques Pereira sobre as questões politicas nos dois lados do atlântico.

Em minha óptica o fato em si tem duas características interessantes,  a primeira é que a prisão em si demonstra um certo amadurecimento da sociedade portuguesa onde a cultura popular sempre afirma que a justiça é para os pequenos e nunca para os grandes. Por sinal algo muito parecido no Brasil, e que felizmente esta mudando.  Por outro lado demonstra que há muitas mazelas.tanto nos governos de direita e de esquerda. Assim, comprovo a minha afirmação que necessariamente temos de olhar para o futuro e jamais nos basearmos em exemplos ruins onde só tem a perder o povo.

Ainda não temos conhecimentos dos detalhes que culminaram com a detenção. mas uma coisa é certa e me baseio num velho ditado popular: onde há fumaça há fogo. Há muita lama descendo a ladeira, e cabe as autoridades cumprir sua missão. O José Sócrates foi secretário do Partido Socialista português de setembro de 2004 a julho de 2011. foi também primeiro ministro de Portugal  entre 19 de março de 2005 a 21 de junho de 2011

Muito embora conheça bem Portugal, não.couso aqui tecer qualquer comentário,  até porque não considero-me apto para tal, entretanto a comunicação social revela  detalhes assustadores a ponto do jornal "O  publico" apresentar em sua manchete "uma carreira cheia de suspeitas.

Que a justiça seja feita

Assim continua a história!


Texto; Paulo Medeiros
Foto: Web


16.11.14

COMPLETAMENTE EQUIVOCADO PEDRO ÁLVARES CABRAL DESCOBRIU O BRASIL NO ANO 1500







Este descobrimento feito por Pedro Álvares Cabral a comandar e a chegar a Porto Seguro (Baía) com 13 caravelas e 1 200 tripulantes e soldados, a 22 de Abril de 1500, foi um completo equívoco, até para os estupefactos índios Pataxós, pois a frota tinha como rumo inicial navegar até à Índia.

Foi bom para o Brasil ter acontecido um tamanho equívoco, pois os Portugueses começaram a construir um grande país e a marcar as suas extensas fronteiras dentro das quais se estima que hoje viverão cerca de 203 milhões de brasileiros e outros americanos, europeus, africanos e asiáticos.

É evidente que a História também esteve completamente equivocada, pois esqueceu que antes do Pedro já outros tinham chegado, achado e desembarcado nas costas marítimas brasileiras. Duarte Pacheco Pereira, terá chegado ao Maranhão e Pará antes de 1498. Vicente Yañez Pison, navegador espanhol, chegou ao Cabo de Santo Agostinho, Mucurique, São Roque, Cabo Branco e foz do rio Amazonas em Janeiro de 1500. Diego de Lepe, outro espanhol de Palos de la Frontera (Huelva), também chegou a Pernambuco em Março de 1500.

Mas, completamente equivocada, a Igreja Católica, que era quem fazia a História de Portugal e Espanha, etc., atribuiu a descoberta do Brasil a Pedro Álvares Cabral e assim este equívoco foi historicamente ficando até ao século XXI em que muitos vivem “completamente equivocados” a atirar farpas aos outros.

Para trás, nas páginas da História de Portugal e do Brasil, fica esta passagem do “completamente equivocado” Pêro Vaz de Caminha, cavaleiro, escrivão e plumitivo da realeza daquele tempo, com raízes familiares em Neiva (Viana do Castelo-Alto Minho) e meu conterrâneo nortenho: “Pêro Vaz de Caminha, “completamente equivocado” com o que estava a ver da achada nação brasileira indígena, a natural, a autêntica, descreveu-a assim para o rei D. Manuel I: “Além do rio andavam muitos deles dançando e folgando, uns diante dos outros, sem se tomarem pelas mãos. E faziam-no bem. Passou-se então além do rio, Diogo Dias, almoxarife que foi de Sacavém, que é homem gracioso e de prazer. E levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. E meteu-se com eles a dançar, tomando-os pelas mãos. E eles folgavam e riam. E andavam com ele muito bem ao som da gaita. Depois de dançarem fez-lhe ali, andando no chão, muitas voltas ligeiras e salto real, de que eles se espantavam, riam e folgavam muito. E conquanto com aquilo muito os segurou e afagou, tomavam logo uma esquiveza como de animais selvagens.”

Para a frente dos primórdios da História do Brasil com a histórica Civilização dos Portugueses e depois com a chegada de emigrantes de diversos países, a começar pelos escravos africanos e italianos, começou a nascer a multifacetada e atual sociedade do Brasil. E, talvez por não ser totalmente autóctone, haja muitos “completamente equivocados” da Direita opressora e manipuladora do povo-povo a achar, politicamente, que os outros é que estarão equivocados.

O que comentar ou pensar, por exemplo, sobre um militante e apoiante de Aécio Neves que se sentiu orgulhoso de ter perdido a eleição presidencial para Dilma Rousseff? Que não passa de um batedor de palmas ou um bajulador peão partidário “completamente equivocado” quanto à atual Direita que está contra a diminuição e a exploração da pobreza no Brasil? De equívoco em equívoco e de derrota em derrota será que os “políticos” de base ainda não se deram conta de que estão equivocados e são usados para lutar contra a limpeza da pobreza na imagem que o grandioso, belo e rico Brasil está a dar ao mundo?








Como escreveu Ayn Rand, filósofa e escritora norte-americana: "Quando te deres conta de que para produzir necessitas obter a autorização de quem nada produz.
Quando te deres conta de que o dinheiro flui para o bolso daqueles que traficam não com bens, mas com favores.
Quando te deres conta de que muitos na tua sociedade enriquecem graças ao suborno e influências, e não ao seu trabalho e que as leis do teu país não te protegem a ti, mas protegem-nos a eles contra ti.
Quando, enfim, descubras ainda que a corrupção é recompensada e a honradez se converte num autossacrificio… 
"Poderás afirmar,taxativamente, sem temor de equivocar-te, que a tua sociedade está condenada"

Eu, completamente inequivocado, declaro que gosto muito do Brasil e do seu sofredor povo pobre e da classe média, pelo que não pude deixar de retorquir e puxar pela inteligência de quem inequivocamente equivocado quis apoucar a liberdade de opinião no meu comentário “Deus salvou os Nordestinos da política de pobreza” que tem infernizado, sacrificado e fragilizado a vida dos mais humildes num país que foi descoberto e amamentado pelos meus compatriotas Portugueses até se tornar uma nação e uma pátria independente. 

Como ensinamento político sempre tenho referido que “Quem dá aos pobres recebe votos”. É isto que a Direita brasileira nunca soube fazer, pois os números da pobreza aumentaram com ela e por “eles” que usam Deus na sua falácia e a cruz de Cristo ao peito para iludir e impedir que o povo-povo denuncie a corrupção das cambadas, a insegurança, o desemprego e a fome de que a política direitista se serve para chegar e exercer o Poder, como o PSD está a fazer em Portugal agora e para no futuro deixar os Portugueses dependentes e escravos de uma monstruosa dívida pública que entregaram na mão do Capitalismo.
"Somos separados das coisas por nada, apenas pela nossa Liberdade. É ela que faz que haja coisas com toda sua diferença, sua imprevisibilidade e sua adversidade, e que nós sejamos inelutavelmente separados delas, pois é sobre um fundo de nadificação que elas aparecem e que se revelam como ligadas umas às outras."― Jean-Paul Sartre (in “O Ser e o Nada”).
Olhe-se para estes lamentáveis números de uma sociedade com muita Direita religiosa e política. Em 2013 foram assassinadas no Brasil 53 mil pessoas, merecendo destaque esta violência letal nos seguintes estados federativos: Paraíba 1 537, Rio Grande do Norte 823, Paraná 2704, Goiás 2 683, Espírito Santo 1 617, Pará 3 384, Ceará 4 435, Alagoas 2 235, São Paulo 5 519, Baía 5 708, Pernambuco 3 096, Rio de Janeiro 4 928, Minas Gerais 4 458, Rio Grande do Sul 2 181, Santa Catarina 798.
A pobreza é uma chocadeira de criminalidades que adocicadas pela religião gera demências que levam à prática de assassinatos como este que está a ser julgados no tribunal de Olinda (Recife), onde uma família (marido, esposa e amante dele) viviam juntos na mesma casa e cozinharam três mulheres jovens, comeram os seus cadáveres e fizeram dos seus restos empadas que vendiam a vizinhos, escolas e hospitais. O principal arguido afirmou que matou e era canibal para “purificar o mundo”.





Acabo este comentário como comecei: “Completamente equivocado, Pedro…”.

Texto de Marques Pereira (15.Nov.2014)
Fotos ANI                                                      

9.11.14

Brasil sem divisões



Passado o calor da disputa eleitoral, voltamos a nossa realidade e despertando também para o futuro.Nunca em toda existência como país, tivemos tanto acirramento de idéias e posicionamento político.

A presidente Dilma, mesmo vencedora no pleito já modifica sua costumeira arrogância e reconhece que tem uma oposição cada vez mais forte e que muitas alterações mirabolantes não passam no Congresso.

A tentativa maléfica de tentar jogar pobres contra ricos, negros contra brancos e nordestinos contra sulistas caiu por terra porque todos somos brasileiros. Na pratica  muitos brasileiros vivem longe de suas cidades de origem, bem como fora de suas regiões há gerações.

Assim não faz sentido, um partido utilizar-se de meios não muito recomendáveis de politica para manter-se no poder.

Geralmente, os socialistas na Europa não sabem dimensionar o que passa na América Latina, onde o que vemos na verdade são países que seguem o estilo obsoleto da ditadura cubana, e agora venezuelana  e boliviana. No Brasil eles tentam mas não conseguem, e se utilizam do uso das bolsas sociais e de um propaganda que confunde muita gente aqui e fazem uma propaganda enganosa como  na Europa. Baseados nesta falsa propaganda, acontecem muitos erros de interpretação.

Penso que assim foi aconteceu ao  atingir pessoas  pessoas experientes. Para exemplificar, essas noticias espalhadas pelo governo  que os pobres estão  em melhor condição e que  a crise mundial não passou de uma "marolinha"proporcionou  ao nosso companheiro Marques Pereira escrever um texto completamente equivocado como na semana passada, obviamente por desconhecer detalhes da politica aqui.

Sempre fomos uma federação,e pelas nossas dimensões continentais nunca houve nenhum desmembramento  caindo assim por terra argumentos criados em algumas redes sociais. 

Assim caro leitor , tenha  a certeza que o Brasil sempre será uma referencia na America latina  e aqueles que pensam que vivemos numa republica de bananas, nunca lograrão exito.

E assim continua  a história!


Texto: Paulo Medeiros
Fotos:Web



PS- No nosso blog é assim, Muitas vezes os redatores podem discordar, como nessas ultimas semanas e postagens, mas antes de ser uma discórdia é antes de tudo um respeito democrático naquilo que cada um pensa. Esta é  a nossa  marca! 

1.11.14

DEUS SALVOU OS NORDESTINOS DA POLÍTICA DE POBREZA








Domingo, 26 de Outubro de 2015.
Deus, que tanto é chamado “quase fanaticamente” pelos brasileiros a intervir a seu favor, nesta data histórica para as mulheres impediu que a Direita do capitalismo opressor e explorador tirasse o pão aos pobres do Nordeste que vivem menos pior com o apoio social do Governo socialista liderado por Dilma Rousseff que sucedeu ao ex-metalúrgico e ex-sindicalista Lula da Silva.

É evidente que ainda há muito para fazer pelos mais pobres do Brasil, mas o Partido dos Trabalhadores (PT) com o voto dos oprimidos e da gente compreensiva, justa e generosa vai continuar a fazer mais e melhor pela vida dos índios, sertanejos e outros cidadãos abandonados e sem sorte que também serão chamados a trabalhar pelo desenvolvimento económico e social desta grande nação.

Li e vi muitas imagens de alegria pela reeleição de Dilma Rousseff, mas o comentário de uma mulher brasileira colhido numa página do Facebook  pareceu-me dizer tudo de verdade sobre o político indesejado e derrotado em todos os estados do Nordeste:
“Fico triste de ver as críticas que fazem pelo mandato de Dilma. Respeito a opção de cada um, mas é mais triste ainda saber que o povo Nordestino dê tanto valor a uma pessoa (Aécio Neves) que jamais deu valor ao Povo Nordestino. Pense bem, meu amigo Paulo Medeiros! O Nordestino é pra eles lá de longe, apenas um lixo que nem sequer merece reciclagem.”

Dilma Rousseff também ganhou no nordestino estado da Paraíba, com a ajuda do mesmo Deus adorado pelos seguidores e propagandistas da Direita que a Ele rezaram, acenderam velas, fizeram promessas e deviam estar com os pobres e não com os políticos capitalistas que exploram, esquecem e ignoram a vida dos pobres desta região, favelas das grandes cidades como o Rio de Janeiros, São Paulo e outros estados como a Amazónia, Roraima, Amapá, Rondônia, Acre, Pará, Tocantin e mais ou  menos por quase todo o Brasil.




Texto de Marques Pereira (31.Outubro.2015, Dia de Finados em Portugal)
Fotos: ANI