31.12.14

O método Socrático





Apresento ao amigo leitor, o ultimo texto do ano, escrito pelo jornalista brasileiro Leonardo Coutinho, extremamente conceituado da Revista Veja, a de maior circulação no Brasil, concluindo com chave  de ouro os aspectos políticos em debates  e comprovações sobre  o que  acontece no Brasil e em Portugal. Apresentamos um complexo cruzamento entre os governos  de esquerda dos dois lados do atlântico onde em aspectos objetivos se vê enriquecimento ilícito enquanto o povo paga a conta. Comprova-se assim que minhas escolhas  e meus pensamentos estão corretos nas qualificações  apresentadas por nosso blog .  

"O Método Socrático


Preso por corrupção, o ex-premiê português José Sócrates usava a influência do cargo para fazer lobby de empresas.

O socialista José Sócrates foi primeiro -ministro de Portugal de 2005 a 2011. Em seu governo, o desemprego quadruplicou e a divida publica chegou a 97% do PIB. As falhas de gestão,somadas à crise internacional, fizeram o país mergulhar em uma situação mais melancólica que os fados. Apesar de seu fracasso, Sócrates  era incensado pelo então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva  e pelo Venezuelano Hugo Chávez. No dia 21 novembro, o que restava da imagem de estadista de Sócrates ruiu de vez. A justiça portuguesa decretou sua prisão  preventiva pelos crimes de corrupção,fraude e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de montar uma intricada rede deco tas na Suíça e empresas offshore para esconder a fortuna que amealhou quando estava no governo. Segundo as autoridades portuguesas, vários imóveis de propriedade do político em Portugal e na França estão registrados em nome de empresas sediadas nas ilhas Virgens. Uma das principais fontes de recursos de Sócrates  era o serviço de Lobby que ele prestou durante  e após seu mandato a frente do governo.

Segundo os investigadores, Sócrates tem 17 milhões de euros em contas na Suíça em nome de um empresário amigo. O dinheiro é resultado de comissão paga por uma empreiteira contratada por Hugo Chávez para construção de casas populares na Venezuela. O contrato de 998 milhões de dólares  foi intermediado por Sócrates em 2010,quando ainda era primeiro -ministro. Em 2013, o português assumiu a presidência do conselho para a América latina da farmacêutica suíça Octapharma. Os investigadores suspeitam que, além de se valer de seus bons contatos com governos de outros países para fechar negócios vantajosos, Sócrates usou o cargo na multinacional ara lavar o dinheiro que havia acumulado ilicitamente em anos anteriores. O Ministério Público português sustenta que a farmacêutica simulava o pagamento de bônus a Sócrates para justificar a origem do dinheiro escondido em suas contas secretas na Suíça. A Octapharma é velha conhecida da justiça brasileira. Em 2004, a empresa foi apontada pela policia Federal como parte de um esquema que desviou 2 bilhões de dólares do Ministério da Saúde. A operação Vampiro identificou que as empresas combinavam preços e fraudavam licitações na venda de hemoderivados destinados ao tratamento de hemofílicos e pacientes com câncer e aids. Em 2008, o Ministério Público do Brasil denunciou a Octapharma pelos crimes de fraude em licitações e superfaturamento, pediu o cancelamento dos contratos e a devolução do dinheiro desviado. O processo se arrasta na justiça. Por ironia, no mesmo ano a Octapharma voltou a vender remédios ao governo brasileiro, depois de três anos afastada. Em fevereiro do ano passado, Sócrates desembarcou no Brasil com a missão de ampliar as exportações da empresa. Foi recebido pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. Desde 2008,o governo brasileiro já pagou 880 milhões de reais á Octapharma."

 Leonardo Coutinho

Texto introdutório: Paulo Medeiros
Texto Principal: Leonardo Coutinho
Fotos : WEB

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Desejamos a todos os nossos leitores, colaboradores  e simpatizantes :


Um Feliz Ano Novo e que 2015 tenhamos um mundo melhor!




15.12.14

NATAL 2014: UM ANO DE SANGUE E MORTOS






Em todos os coloridos natais desejamos que o próximo ano seja melhor que o acabado de viver. A realidade, porém, é sempre confrangedora e diferente para pior. Para muitos malandros deste mundo, o vermelho não é liberdade, espírito de solidariedade, paz e amor -virou sangue e morte. No Brasil, em Nova Iguaçu (Rio de Janeiro), um jovem de 26 anos foi preso em flagrante delito e confessou à Polícia que matou 41 pessoas, sendo 37 mulheres na maioria brancas. Que triste, repugnante e cobarde “record” para esta época do quente Natal no país onde quase todos andam a dizer “Graças a Deus”, a rezar, a fazer rituais e mezinhas de candomblé, práticas espíritas e outros cultos a toda a “praga” de feitiçarias, santos, santas e religiões!

Com tanta religiosidade, quantos assassinatos vão ser contados no Brasil em 2014? Em Portugal, com a crise imposta pelo capitalismo selvagem do PSD, as estatísticas não são boas quanto aos cobardes que andam a matar as mulheres e os filhos de ambos, mas não são tão más como no “país irmão” que, no ano passado, totalizou mais de 50 mil homicídios e fez falar sobre os efeitos medonhos da “cultura da violência”.

Pelo resto do mundo as coisas também são alarmantes devido à cultura da violência civil, política e religiosa. Estas verdades podem ser contestadas pelos leais sabujos e fiéis colaboracionistas ao serviço das laias políticas e anímicas, mas são impossíveis de esconder dos olhos de quem vê e pensa por si próprio e verdadeiramente vive com o espírito de natal e respeita o direito à vida e à dignidade dos seus irmãos e irmãs, perante Deus e a sociedade, de todas as raças e etnias humanas.

“Os amores e as relações humanas de hoje são todos muito instáveis. E assim não temos certeza do que esperar. Relacionar-se é caminhar na neblina, sem a certeza de nada"  -escreveu Zygmut Bauman, sociólogo polaco.

- O Capitalismo continua a sangrar os países pobres e a sua população.
- O Militarismo continua a impor a sua lei de destruição e morte.
- O Terrorismo religioso do Islamismo é fanático, cruel, desumano.
- A Ditadura Militar, como aconteceu no Brasil, mata sem lei a grei.
- O Negócio das armas (todo) estimula as guerras pequenas e massivas.
- O Multinacionalismo empresarial escraviza pelo trabalho a preço baixo.
- A Política de direita continua a enganar hipocritamente o povinho tolo.
- Os Ditadores e os seus capachos continuam a ser uma raça desprezível.
- O Banditismo continua a vigarizar, roubar, agredir, ferir e matar.
- A Religião insiste nas suas tretas do regresso de um Salvador morto.
- Os Vulcões fazem tremer a Terra e destroem casas, cidades e vidas.
- As Calamidades do Tempo agravam-se devido à Poluição atmosférica.
- Os Países mais ricos querem chegar a Marte sem acabar com o Cancro.
- O Sexo goza-se e espalha-se como nos primórdios da Mulher-macaca.
- O Putedo de 1ª passou a designar-se “Acompanhantes de Luxo”.
- Vaginas inteligentes dominam e exploram pénis estúpidos e cegos.
- O Amor canta-se e escreve-se muito, mas o Ódio é emergente e latente.
- Os Maridos matam as mulheres como galinhas para churrasco.
- Os Esposos traem as esposas depois de irem à missa passear a sua Fé.
- Os Amantes alcoolizados matam namoradas, amázias e engates.
- A Droga destrói, desespera, mata atrozmente e ninguém acaba com ela.
- O Mar, os rios e os lagos estão cada vez mais poluídos e a matar a Vida.
- A Atmosfera está cada vez mais envenenada pelas fábricas poluentes.
- A Vida Humana vai adoecendo, mirrando e desaparecendo com a morte das abelhas e a diminuição e falta de água potável. Mas o vinho, as coca-colas, o uísque, as aguardentes e os “cocktail´s shots” continuarão a existir como negócio e vício para ajudar as pessoas a subviver embriagadas pelo caminho que as conduz lenta e implacavelmente para a morte de que não as salvarão os medicamentos e as rezas ao Senhor e às “santinhas” de todas as religiões antigas e do negócio das igrejas fundadas com a etiqueta de marca “made in América” desde o norte (Alasca) ao sul do continente (Brasil, Chile e Argentina). 

É este o Tempo de Natal e de todos os dias que estamos a viver e a ver o sangue a jorrar com as pessoas e a Natureza a morrerem, apesar de ainda haver sol, cores e muitas pessoas boas e outras inteligentes que não deixam de lutar contra isto e ajudam o próximo que sofre.

É um olhar meu sobre o mundo em que vivemos, mas não deixei aqui tudo escrito para que os outros comecem a  ver e a pensar como ajudar a fazer da mensagem cristã do Natal uma ativa e generosa forma de luta por um planeta terrestre, humano e animal melhor em Amor,  Justiça, Esperança e boas certezas de Vida.


Texto de Marques Pereira (14.Dez.2014)

Foto: ANI.

7.12.14

Antônio de Oliveira Salazar


Este texto foi publicado originalmente há sete anos, atendendo a pedido de leitores brasileiros que desconheciam mais detalhadamente aspectos da pessoa do Salazar.
Hoje  o pedido foi de leitores portugueses que acham que  aspectos da forma de governar do Salazar ainda seriam uteis na atualidade. Não entro no mérito da questão, mas republico o texto em sua totalidade.




Como todo espaço democrático deve ser, abro aqui no Lusitânia Perdida para este português que odiado por muitos e adorado por alguns, ainda se faz presente nos dias atuais.

Muitos leitores no Brasil me indagaram porque quase não se fala dele. Sei que para os participantes e colaboradores portugueses de nosso blog o seu nome é sinônimo de atraso e de um tempo de um Portugal principalmente sem liberdade.

Mas, venho através da necessidade jornalística e com o compromisso de estudar a historia tentar entender os fatos de antes do 25 de Abril

Com outros lusitanos que conversei, ele aparece como um nacionalista, que manteve ou tentou manter um império com força e amor a sua terra e com a principal característica de morrer no poder e assim mesmo pobre.

Antonio de Oliveira Salazar, nasceu em Vimieiro (Santa Comba Dão) em 1889 e faleceu em Lisboa em 27/07 1970. Foi ministro das finanças, foi fundador da União Nacional e também do Estado Novo ( 1933-1974).

Nacionalista ao extremo, teve de conviver com a grande maioria dos problemas do século XX, tais como: segunda guerra, e principalmente as guerras coloniais.

Embora tenha levado o país a um equilíbrio em determinado tempo, foi considerado um ditador algoz.
Com o fim da segunda guerra, e com as dificuldades econômicas, a comunidade internacional defendia o fim da colonização e Salazar praticou uma política isolacionista

Sob o lema “ orgulhosamente sós”. Esta era uma de suas características, ser auto-suficiente.
Para entender, basta ver algumas frases suas que o caracterizaram:

“A guerra foi por toda parte feita com liberdade possível e autoridade necessária.“

“Para cada braço uma enxada, para cada família seu lar, para cada boca seu pão.”

“Instrução aos mais capazes, lugar aos mais competentes, trabalho a todos eis o essencial.”

“Quem não é patriota, não pode ser português.”

Assim, ele teve o seu tempo, e o seu momento. O que traz curiosidade, é que nos tempos atuais, cada vez mais aparecem mais simpatizantes e jovens que não sabem nem exatamente explicar a causa. Basta dar uma olhada nas comunidades do Orkut na internet na maioria das vezes ligados a comandos de extrema direita.

Muitos deles afirmam que se fosse com ele Portugal não estaria hoje com a delinqüência, nem com tantos estrangeiros. E aí não sei o que seria dos meu compatriotas que hoje vivem no país, mas também, talvez não fosse o país mero balneário europeu.

Prefiro ver o caso através da ótica da neutralidade, e assim de sã consciência realizo apenas a pesquisa histórica.

Se há espaço para suas idéias nos dias atuais, cabe a sociedade portuguesa decidir, mas tenho de admitir que o homem fez parte da historia e teve a vida consagrada a nação . Como dizem, cometeu erros, é claro, pois era humano. Mas os princípios pelo qual lutou imagino que pensou serem justos.


Texto: Paulo Medeiros

Foto:Web