Passei a vida inteira "meio" agnóstico (aquele que não tem certeza), fazendo comparações, estudando, vendo e acompanhando vários movimentos religiosos. Visitei de tudo que se possa imaginar. Visitei os Mórmons, Fé Bahai, e muitas das igrejas ditas evangélicas .
Para que o amigo leitor saiba, existem hoje cerca de 30 mil denominações espalhadas pelo mundo afora, e todas com seus estatutos e suas interpretações.
Claro que uma dimensão destas era impossível percorrer tudo, mas com o passar do tempo se vai aprendendendo e fazendo as comparações.
É importante frisar que a maioria de todas correntes religiosas mantêm uma boa intenção, claro que diretamente proporcional ao alcance de suas ópticas interpretativas da palavra de Deus. Muitas cometem injustiças, outras estabelecem características absurdas e outras banalizam o bom senso das pessoas. Outras, realizam excelentes trabalhos sociais, enfim como são instituições humanas e feitas e realizadas pelo homem, cometem seus erros.
Não estou aqui para polemizar, nem me referir a nenhuma entidade religiosa. Estou apenas relatando aspectos de uma experiencia de vida , e que igual a muita gente foi trilhada na duvida das convicções.
Se fosse seguir a tradição familiar jamais teria feito tantas observações e assim também não iria despertar a visão que tenho hoje.
Melhor explicando, nasci em um lar católico, mas sempre fui um estudante questionador e foi ai que começou tudo. Nestes anos todos, houve momentos em gostei de frases de efeito, tal como a de Lennon que dizia, que acreditava em tudo que Cristo disse, mas não acreditava naquilo que disseram que ele disse. Mas em essência, o que perdurava mesmo eram as duvidas em saber qual caminho a seguir.
Hoje nesta etapa madura da vida redescobri alguns fatos que nos faz pensar, e que me leva a dizer que todos os questionamentos e dúvidas são ocasionados pela criatividade humana, mas a verdade ela é inabalável e esta inserida na fé verdadeira,
Não devemos acreditar em movimentos religiosos para dissipar o que não sabemos, temos de refletir em verdades incontestáveis, como o fato de que a instituição católica é a única que com seus dogmas ultrapassou todos os séculos.
Comecei então a compreender que os seus dogmas te ensinam a ver que o mistério está contigo, e nada mais ilustra este fato que a transubstanciação, onde nenhuma ciência explica aquilo que acontece é sim o milagre do mistério da fé. Tanto é que este ato é único e só quem o vivencia realmente pode saber.
Assim falsas doutrinas, já estamos fartos, temos de viver utilizando-se daquilo que nos é útil verdadeiramente. Os prazeres fazem parte da limitação humana e o temos de fazer é distinguir e seguir segundo os preceitos do criador. Não quero dizer que tudo é válido, mas sim o que nos é designado pelo consolador, que é o espirito de Deus.
Quem quiser compreender e puder, que compreenda!
Texto: Paulo Medeiros
Foto:ANI
webmaster: Paula Medeiros