Há 41 anos , Portugal mudava drasticamente seu destino. A Revolução dos Cravos , vencia e o povo nas ruas comemorava o que chamavam de novos tempos.
Liberdade, esta era a palavra de ordem. Era o fim de um ciclo, era o fim do outrora Portugal ultramarino. Era fim do que chamavam de período ditatorial.
Passado este tempo, conclamo o leitor a refletir com tudo que se passou e o que a sociedade portuguesa tem vivido e alcançado nos dias atuais. Será que se tem mesmo muito o que se comemorar. O que mudou , mudou tanto assim na pratica.
A imersão européia, trouxe tantos avanços assim? Sei que há mais estradas, mais desenvolvimento tecnológico, mais escolas e as fronteiras todas abertas , Tudo que tinha lá no norte rico europeu , chegou também a Lisboa.
Junto a tudo isto, chegou também o desemprego, a violência, os roubos a degradação e muitas mazelas. Será que os pobres estão mais ricos?
Hoje á moeda é o Euro, mas muitos já não a querem. A migração já faz tempo que voltou e os mais jovens já não têm mais tantas opções.
Na verdade o outrora rico Portugal, tem que juntar dinheiro para pagar empréstimos feitos ao FMI. Assim, o que antes se impunha por respeito, hoje quase não causa medo.
Assim se segue nestes novos tempos.
Será que se tem mesmo o que comemorar?
Texto de Paulo Medeiros
Foto :Web