![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/1829/2255/400/316025/Encontro%20em%20Granada.jpg)
Aconteceu entre os dias 18 e 22 deste mês em Granada – Espanha um encontro de jovens secundaristas europeus chamado “Human rights and students’ rights in European Union. Na oportunidade, estiveram presentes, estudantes de Itália, Bulgária, e outros paises, e destaca-se que a maior delegação presente no encontro foi a de Portugal representada por estudantes de Alcanena. Para nossos leitores do Brasil, convém explicar melhor sua localização. O concelho de Alcanena situa-se no Ribatejo, distrito de Santarém , muito próximo a Fátima.
Encontros desta natureza são importantes para os mais jovens, e principalmente quando os mesmos são oriundos de culturas diferentes. Servem para aproximar e humanizar um espaço tão globalizado como hoje está a Europa.
Serve de reflexão para latinos americanos, pois o exemplo do encurtamento de distancias, é uma necessidade nos dias atuais. É um erro imaginar que o mundo é apenas Europa e América do Norte. Temos o poder de desequilibrar a balança, e para isto sigamos os bons exemplos. Quem sabe em breve tenhamos similares no Mercosul, pois tudo isto promove além da harmonia, a criação de maior tolerância.
Neste encontro, esteve presente também nossa webmaster, Paula Danielle, estando ela incorporada aos anfitriões de Espanha. Na descrição do encontro, Paula nos afirmou que a comunicação entre os estudantes foi em língua inglesa, devido a variedade cultural.
No último dia, depois de todos os passeios, houve uma pequena apresentação feita pelos estudantes e professores portugueses, que se titulava “Invisible Childs”, onde falaram de crianças que vão as guerras, que vivem nas ruas e que são maltratadas dentro de casa. No final da apresentação, outros países mostraram em slides temas importantes, entretanto o destaque ficou com a encenação feita pelos estudantes portugueses, bastante aclamado pelos presentes.
Paralelo a tudo isto, como se trata de um intercambio, cada estudante foi acolhido por uma família espanhola e no nosso caso específico ficou conosco um dos estudantes. o que proporcionou mais um encontro luso-brasileiro na Europa.
Texto: Paulo Medeiros
Webmaster: Paula Medeiros
Foto: Joana Caldeira