5.12.09

UM OLHAR DE LOBO DO ALTO MINHO

Os meus conterrâneos e todos os aldeões dos montes do norte de Portugal não gostam dos lobos. Eu gosto e admiro-os desde criança, quando na minha aldeia, aos quatro anos, a minha mãe me apanhou a cinco metros de um “canis lupus” a falar com ele e o nosso cão, “Lírio”, preso a uma corrente, a ladrar ferozmente à porta da casa rústica que habitávamos.

Nós, homens e mulheres, temos algo das características genéticas dos lobos e das lobas, como a inteligência, coragem, independência, espírito de família, grupo, luta e sofrimento. E até gostamos de comer a carne dos animais que eles caçam para sobreviver, como coelhos, lebres, ovelhas, cabras, vacas, suínos, galinhas e perus pelo Natal.

Por quê, então, ainda há gente a não gostar dos lobos?

Penso que o motivo é porque vêem neles uns irmãos e vizinhos que roubam aquilo que gostam de comer, lhes fazem concorrência e até medo.

Não há que ter medo dos lobos, porque eles é que têm medo de nós por sermos os maiores e mais violentos predadores da Terra.



Portugal é o 34.º melhor país para viver e temos o 35.º país menos corrupto. Tendo em conta que no mundo existem quase 200 nações, se não estamos de parabéns também é exagero haver pânico. Até porque a corrupção faz parte da natureza humana e os portugueses não são excepção. Os corruptos ficam mais ricos e os outros ficam mais pobres. –Leonídio Paulo Ferreira, in DN.


OPOSIÇÃO DERROTOU O GOVERNO ao chumbar na Assembleia da República diplomas fiscais e impedindo a entrada em vigor do Código Contributivo, beneficiando empresas e prestadores de trabalho a recibo verde e prejudicando o Estado num valor estimado de mil milhões de euros que tanta falta lhe vão fazer para diminuir o défice financeiro. Como irá o Governo baixar a volumosa dívida pública de Portugal? Estará a ser montado na AR um “Governo da Deputação”? Não será esta uma boa oportunidade de utilizar o novo Tratado de Lisboa e a UE colocar em Portugal uns “ditadores” que limpem esta “república das bananas” da lama suja, corrupção e da possível ingovernabilidade que surgiu com este facto político? O povo-povo português vai sofrer mais, porque a situação começa a estar mais negra e pode levar o Governo PS a declarar ao Presidente da República que “não pode governar” contra a Oposição da Direita “laranja-azul”, a qual parece pretender arruinar a vida do Estado e do País.

TEMPO POLÍTICO DE HOJE: PS 38,5%. PSD 26,9%. CDS/PP 12,7%. PC 7,7%. A oposição, porque o PS perdeu a maioria, tornou-se arrogante e “peixeira” na forma de se dirigir o Governo. A nossa Assembleia da República continua a ser um teatro de espectáculos por vezes muito reles.

PSD ESTÁ A CAMINHAR PARA UM LENTO SUICÍDIO. Afirmou Pinto Balsemão, militante “laranja” nº 1. O PSD há muito que está feito num “partido de cacos” e agora enveredou pela prática de uma política de paralisação do País. A jornalista Cláudia Cardoso comentou na RTP/Antena-1 Açores: “Balsemão soprou as 35 velas dum partido moribundo e esmurrou o bolo a seguir”.

SE UM PAÍS TÃO PEQUENO TEM 16 MINISTROS 38 Secretários de Estado e 230 deputados nacionais, ninguém se pode admirar que para abrir e tapar um buraco em Portugal sejam necessários 16 trabalhadores. Esta foto pode servir para mostrar que não estamos na Europa nem nos USA do trabalho. E estes empregados não devem ser altominhotos nascidos de 1960 para trás, pois nesse tempo nós começávamos a aprender a trabalhar aos quatro anos tomando conta dos bácoros e das perdezes.


SALÁRIO MÍNIMO: SÓCRATES PROPÕE AOS PATRÕES 475 EUROS PARA 2010. Os patrões das empresas grandes, médias, pequenas e minis não querem. As centrais sindicais acham razoável, mas os trabalhadores que não, que é pouco. Portugal continua a ser o país europeu que pior paga aos trabalhadores que trabalham, mas paga bem aos calões que pouco ou nada produzem.

FUTEBOL: BENFICA E SPORTING FIRMES NA 2ª DIVISÃO EUROPEIA disputam os 16 avos da “Copa Europa UEFA League”. Na fase final do Campeonato do Mundo a realizar na África do Sul com 32 equipas divididas por 8 séries de quatro, os “tugas” vão jogar na 1ª. fase com Brasil, Coreia do Norte e Costa do Marfim, sendo o nosso primeiro jogo com os africanos a 15 de Junho. As nossas equipas vão outra vez “medir forças” entre si, com Portugal reforçado por três brasileiros (Deco, Pepe e Liedson) que o Brasil nunca aproveitou. Será que irão passar à fase seguinte? Esperemos para ver com alegria ou sentir uma enorme desolação.

NATAL ESTÁ A CHEGAR NÃO SÓ PARA AS CRIANCINHAS. Para os jovens e idosos que ainda sonham ter uma noite de Natal com uma “boneca” assim vestida ao rigor natalício para viver e gozar com ternura, alegria e felicidade esta época que deve ser mais uma de caloroso amor à próxima, olhem só que gostusura. Mas nada de dar beijos à menina, por causa da gripe A...



Texto de Marques Pereira

Fotos: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: