27.11.10

RIO DE JANEIRO A FOGO, TIROTEIOS, SANGUE E MORTOS


Como diria o meu pai se fosse vivo, no Rio de Janeiro “a vida não está nada católica” com aquele movimento de polícias e bandidos aos tiros, viaturas a arder, homens abatidos, mães a fugir e a gritar com os filhos ao colo, tudo num cenário de miséria onde se acoitam violentos bandidos e homicidas narcotraficantes.




Eu gosto muito da cidade do Rio de Janeiro e dos seus maravilhosos arredores, pelo que me dói vê-la neste estado de “guerra civil nas favelas” a ser mostrada com pena e como notícia de violência e medo pelos canais de todo o mundo. E fico a perguntar a mim mesmo:

Para onde está a caminhar este mundo de Deus e dos homens?






Lula da Silva, presidente do Brasil nos últimos dias do seu mandato, não merecia uma “festa de despedida” destas, pois governou sempre com a intenção de melhorar a vida dos pobres. Mas cometeu um erro: não arrasou as favelas, não deu ao seu povo-povo novas habitações sociais numa zona arquitectada para o começo de uma nova vida com condições e protecção social melhores. Em Lisboa, a câmara municipal destruiu o Casal Ventoso e deu motivos de esperança a muitas famílias que estavam a ser inundadas pelo comércio e consumo da droga.

Mas o Governo brasileiro tomou uma atitude certa: reforçou as acções policiais dos “bopes” com elementos do Exército, Aviação (paraquedistas) e da Marinha, estes últimos utilizando seis carros de combate blindados com fuzileiros navais, estando no terreno mais de cinco mil militares a perseguir e patrulhar, prender e a abater os marginais, além dos cerca de vinte mil que ficaram de prontidão. E no ar voam helicópteros da polícia em perseguição dos criminosos em fuga de favela em favela.






Um cenário de guerra civil que não agrada aos habitantes do Rio de Janeiro e afasta os turistas estrangeiros e portugueses. A eliminação e “limpeza” dos narcotraficantes tem de ser feita até um ano antes da realização do Campeonato do Mundo de Futebol. E é isto que está a preocupar os governantes do PTB que ainda estão no Poder e a equipa de Dilma Roussef que vai entrar em 2011.

As pessoas civilizadas apoiam esta “guerra civil” contra os covis dos bandidos que proliferam na mais linda cidade do mundo!

Texto de Marques Pereira

Foto: A.N.I

Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: