![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQl46SrxMBuw3EK8SEPTbWwdodjRXiV1ijqRooUF9-4GVF5vnvMl5hQbQ__kQBOD2jHqgr72DnZd_Mw4FTeA0eCG47U8rmm1aLSL96Jl6VJDREYyhue5fdv6v6SvNAJRAdUqCp2g/s320/tsunami-japao-2011-fotos.jpg)
Não há como não comentar o que aconteceu no Japão.
Todos os meios de comunicação do Brasil estão dando espaço destacado a tragédia que assolou o nordeste daquele país. Mesmo como toda estrutura e disciplina deste povo que tem muitas afinidades históricas com o Brasil, sua população foi alcançada pelos efeitos do terremoto. Um Tsunami varreu uma vasta região e que deixou em alerta até a costa oeste das Américas
Para que o nosso leitor da Europa entenda, a tragédia tem grande comoção no Brasil devido a quantidade de brasileiros envolvidos. Vivendo no Japão há cerca de 240 mil dekasseguis, são nipo-brasileiros que nos anos 80/90 fizeram o caminho contrario de seus ancestrais que vieram viver no Brasil. Convém também informar que hoje vivem mais de 1 milhão e meio de nipo-descendentes por aqui. A comunidade brasileira no Japão é responsável pela maior colônia de falantes de língua portuguesa na Ásia, sendo superior ate mesmo que em Macau.
Voltando a tragédia, aliás, a mais acompanhada pelas Tvs de todo o mundo, o Tsunami ocorreu uma hora após o terremoto. Todos os alertas foram acionados, mas pelo visto não deu tempo para uma evacuação satisfatória. Vimos mesmo, carros e containers serem lançados como se fossem de brinquedos.
Ate o momento desta edição, contabiliza-se aproximadamente 500 mortos, porém sem registro de nenhum de nacionalidade brasileira . Um alivio para muitos que aqui estão impossibilitados de receber noticias. Ao que parece os serviços de comunicação já estão normalizando e em pouco tempo teremos mais noticias.
Mas o que já se sabe, a maioria dos brasileiros residem mais ao sul do Japão, e na região mais afetada apenas vivem 2 a 3 mil compatriotas. Chamou-me a atenção a entrevista via internet, do jogador de futebol Max Carrasco, que defende a equipe Vegalta Sendai da primeira divisão. Ele explicou que sua família saiu ilesa por residir na parte alta da cidade. Uma sorte já que os que moravam na parte baixa , em sua maioria não tiveram a mesma sorte.
Tenho a certeza que um povo organizado e que é um exemplo de planejamento e disciplina , conseguirá superar estes momentos e que sua bravura sirva de exemplo a outros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQjSrZviJbwd2e4FJVsJq5zLZoeQ_XdbQxIfqqlMGUP4wP4DXEBPu08G_rMfmqE45601-uYLlPwHdUJCWvS4BFZzbnacduXGS-c2dQVc68Ic_-gvy5SxFSWYjegGrLmBnUJO37aQ/s320/Jap%25C3%25A3o-Tsunami006.jpg)
Texto:Paulo Medeiros
Fotos: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros
Sem comentários:
Enviar um comentário