![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTIhbsR3x3jmqpvdvUThv28q2y-7R9EnH2W9fth6h1k0t4-w9brcYsR4YEmgRkzWf1Ubin2N57tNokSfui5c9NZZeDvMeDUblybdyEz9nbaaU3OfHxj0HNBOBbfUTap8Bez-CRiA/s320/fado+carlos+saura.jpg)
Na ultima semana, conforme anunciado aqui no nosso Blog, o Fado foi elevado a categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da humanidade, pela UNESCO.
Um fantástico reconhecimento a este estilo musical de Portugal, que enche de orgulho a todos falantes de nossa língua. Para os brasileiros que em sua maioria desconhecem o real significado do fado, tenho a dizer que o mesmo vai muito além do que se ouve.
Há a injustiça de se dizer que ele só representa tristeza, melancolia e saudades . Apesar de estar cheio de todos estes sentimentos, o fado também representa a esperança, a força e a importância do que necessitamos alcançar, daí se dizer que ao ouvi-lo também é necessário ter alma de poder compreende-lo.
Por ter esta relação próxima a Portugal, é que certa feita me perguntaram aqui no Brasil , qual em minha opinião seria o fado mais bonito. Eu não sei se escolhi especificamente o mais bonito, mas acho que minha escolha é a que consegue explicitar o que é verdadeiramente um fado e quem sabe assim o torna também o mais bonito.
O fado chama-se Lágrima e é de Dona Amália Rodrigues em parceria com o guitarrista Carlos Gonçalves.
Eis a sua letra:
Cheia de penas me deito
E com mais penas me levanto
Já me ficou no meu peito
Jeito de te querer tanto
Tenho por meu desespero
Dentro de mim o castigo
Eu digo que não te quero
E de noite sonho contigo
Se considero que um dia hei-de morrer
No desespero que tenho de te não ver
Estendo o meu xaile no chão
E deixo-me adormecer
Se eu soubesse que morrendo
Tu me havias de chorar
Por uma lágrima tua
Que alegria me deixaria matar
A interpretação a seguir , é a que considero mais fidedigna ao que comentei e ao que vi, e também uma comprovação que o fado está mais atual do que nunca.
Estamos todos de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário