14.7.07

EDITORIAL




Depois destes alguns anos de Europa, é chegado o momento do retorno. Muitas coisas aconteceram, mas a mais importante foi conhecer a realidade atual entre os continentes e principalmente sentir o que pensam e o que acham e principalmente a visão que têm do mundo sul-americano.

Como passei a maior parte do tempo em terras de Espanha, percebi que a simpatia um pouco melhor para com os brasileiros, se deve mesmo aos ritmos musicais do Carlinhos Brown e ao futebol do que mesmo pelo conhecimento sobre o nosso povo.

Em Portugal, passa um fenômeno diferente, os antes simpáticos brasileiros, são hoje mais conhecidos pelas prostitutas e gente desqualificada imigrante do que qualquer outra coisa. O antes respeitado Brasil, não passa hoje de um mero país do terceiro mundo, que alem do exposto acima envia marginais e bandidos. Foi-se o tempo da chegada dos profissionais qualificados, como os dentistas que para lá foram na década de 80.

Se terei saudades, claro que sim! Afinal tive uma oportunidade, pertencente a poucos, que me deu experiência de vida incomparável e ao mesmo tempo me fez descobrir ainda mais que temos uma nação que em muita coisa não fica em nada a dever a lugar algum. Que somos um gigante, de muitas potencialidades e principalmente ver o que a falta de informação proporciona. Dá-me vergonha ver jovens de meu país passar humilhações, por buscar empregos que encontraria no Brasil. Um país com tantas potencialidades não necessita que seu jovens saiam.

Por outro lado, vi também que é possível ter uma sociedade multicultural, é o que a comunidade européia esta demonstrando apesar das sua facetas ainda por estudar.
Também há muita hipocrisia por parte dos europeus quando das soluções para a pobreza no mundo, e que a soluções não são apenas enviando migalhas ou levantando muros. Há necessidade de algo muito mais concreto, que se chama determinação nas soluções.

Explanações a parte, devo me ausentar em escrever no Blog por uns 30 dias, devido ao tempo que necessito para por em ordem a vida privada. Neste meio tempo, o Marques Pereira com certeza seguirá com o nosso “Lusitânia perdida” e manterá o nosso leitor sempre com novidades.

De momento meus agradecimentos a minha filha e hoje nossa Webmaster Paula Medeiros e a exemplar parceria e sem fronteiras de meu amigo MP.

Sigo para o outro lado do Atlântico, feliz pelo dever cumprido e principalmente orgulhoso pelo espaço conquistado.

Um até breve!




Texto : Paulo Medeiros

Sem comentários: