27.8.11

CRISE EM PORTUGAL: GOVERNO VAI TAXAR OS RICOS?


Os trabalhadores e reformados portugueses, fartos de ser “esfolados” com impostos e taxas pelo Governo da direita PSD+CDS, têm vindo a manifestar a sua pobreza e fome ao ponto de muitos sectores da religião e sociedade temerem por uma revolta popular e dos militares, também estes insatisfeitos com as decisões que não têm ido ao bolso dos ricos.

Mas… no IRS (imposto sobre os rendimentos singulares) quem ganha mais do que o SMN (salário mínimo nacional) é considerado “rico” e começa a levar machadadas nos salários, reformas e pensões. Serão estes os “ricos” que vão ser taxados? Ou serão os “pobrezinhos” dos milionários portugueses que têm metido muitos milhões do Estado nas suas empresas e transferem os ganhos para os paraísos fiscais?

Este Governo foi colocado no Poder pela Direita do capital e da religião dominante, os que mais “enchem a pança” com os dinheiros e favores do Estado.

Os ricos foram feitos pelo esforço e suor dos pobres escravizados e explorados por uma salários de miséria. Como recompensa, os detentores do dinheiro fizeram a fome e a pobreza humilhante e assassina.

Em Portugal “as coisas” pareceram que tinham mudado após o golpe militar de 25 de Abril de 1974, mas afinal voltámos a um tempo parecido com o da Ditadura salazarista em muitos aspectos sociais, onde a sopa dos pobres e a senha de alimentos voltam a ser hoje o suporte da vida de muitos idosos, desempregados e marginalizados.

O que parece não é em Portugal para o povo-povo, nem para os imigrantes.

Se questionámos no título deste comentário se o Governo “laranja-azul” vai mesmo taxar os ricos é porque o Primeiro-Ministro falou disto mas só para vigorar em 2012. Até lá o número de pobres e os efeitos da miséria vão causar uma maior desgraça nacional. E até pode ser que o anúncio de tal decisão possa ter sido feito para acalmar agora os portugueses amargurados, famintos e revoltados.

Texto de Marques Pereira

Foto: MP

Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: