25.3.12

A greve geral em Portugal



A greve geral deflagrada em Portugal,  nesta quinta-feira serve para demonstrar a insatisfação da população portuguesa contra as famigeradas medidas de austeridade apresentadas pelo governo, em  que se  caso sejam implantadas, vai  proporcionar um retrocesso histórico a todos  os trabalhadores portugueses.

 Entre estas medidas destacamos uma flexibilização de jornadas de trabalho, facilitações de  demissões, supressão de feriados e redução de férias. Um verdadeiro pacote de perseguição aos trabalhadores, e que  leva  a mais pobreza, mais desemprego, aumento de criminalidade etc.  E assim, toda a sociedade padece.Estes acontecimentos já acompanhamos   na Grécia recentemente  onde o  resultado não foi  nada animador.

Teve repercussão internacional  a foto acima que foi posta em acordo com nossa ótica em relação ao movimento grevista, onde a truculência  exagerada das forças policiais ao agredir jornalistas   e manifestantes   sem observar que do outro lado não havia bandidos  e sim trabalhadores.






A greve  desta  vez não foi adotada  pelas duas grandes centrais  sindicais de Portugal, a UGT e a CGTP, o que  de certa  forma  diminuiu a sua  intensidade. Mas uma  coisa é certa ,  qualquer medida do governo  irá sempre agradar   comunidade européia  e nunca as conquistas dos trabalhadores, Por isto é que por aqui sempre repetimos, que o grande erro de Portugal foi  fazer a escolha pela  zona do Euro em detrimento a sua historia de um passado de glorias.

É melhor ser um pobre com dignidade  do que um rico dependente!

Texto: Paulo Medeiros
Foto1: Hugo Correia - REUTERS
Foto 2 : Internauta Rennan Rodrigues ( Flagrante pessoal)
Webmaster: Paula Medeiros




Sem comentários: