21.8.06

Jacarandá do Brasil floresce em Portugal




Nada poderia marcar melhor o retorno do nosso blog do que testifica esta foto, sem dúvida uma linda imagem luso-brasileira. Um autentico jacarandá florido com toda a sua pujança e nobreza em Portugal. Esta árvore abre um tema já tanto debatido, mas tenta retratar a união quase harmoniosa entre os dois povos irmãos de mesma língua, mas com diferenças que o oceano provocou. Essa união harmoniosa tem sido em muito ofuscada nos últimos 30 anos, principalmente depois com a irreparável degola econômica do Brasil e a guinada portuguesa para a Europa. E ai começaram os problemas... (Paulo Medeiros)
Esta árvore tem um significado para mim: é do Brasil, um grande e belo país irmão com pessoas bonitas, alegres, amigas, que falam a mesma Língua e com uma vasta descendência dos lusitanos. Foi plantada por mim no jardim da minha casa há 37 anos, após um violento tremor de terra que me obrigou a mudar de residência. Esta jacarandá tem, portanto, o duplo significado da minha vida e da amizade bem retratada nesta parceria bloguista que mantenho com o Paulo Medeiros. No mastro onde flutua a bandeira de Portugal já esteve hasteada a bandeira do Brasil. Os cinco mil quilómetros de Oceano Atlântico que separam o Brasil de Portugal não nos impedem de hastear e honrar a nacionalidade portuguesa e brasileira do nosso coração e da nossa identidade histórica. (Marques Pereira)

Sem comentários: