12.7.08

ONDE ESTÃO AS CASAS DE FAMÍLIA DO PASSADO?



O Ser Humano primitivo instalava-se com toda a família em grutas e cavidades rochosas. Evoluindo, começou a abrigar-se em choças. E criaram, assim, o princípio de “família unida, família mais forte, família economicamente produtiva”.
Ainda hoje, na selva amazónica, tribos e comunidades nativas deste território brasileiro, em parte maior, vivem assim em família.
Os Romanos ricos e os políticos do seu Senado, como os faraós Egípcios, construíram grandes palácios e vilas para viverem com os seus familiares.
Na Europa, na Idade Medieval, tal tradição manteve-se entre os monarcas e as classes altas, enquanto os camponeses e artesãos viviam em barracas cujas dimensões iam aumentando com barracas à medida que a família crescia.
Numa rápida síntese sobre a habitação do Ser humano, foi isto que aconteceu.
Mas o que está acontecendo hoje para as famílias dos chamados países evoluídos se terem fragmentado tanto? Quem casa quer casa, libertação e independência das amarras familiares? Negócio imobiliário? A família é coisa do Passado? A família, como era, está em decadência?
Eu continuo a acreditar que as famílias são o elo mais forte da sociedade, vivendo o Ser Humano onde quer que viva e em qualquer era da nossa vida.
Mais ainda há cidades do mundo onde a família pensa nos seus membros como um todo e se conserva unida.
Na cidade árabe-muçulmana Sidi bou Saíd, próximo da capital da Tunísia, as famílias ainda vivem em grandes casas, mantendo-se unidas. A união faz a força, a entreajuda sentimental, a ligação económica, seja para o que for.
Seria bom que todas as famílias do mundo vivessem debaixo do mesmo tecto, mas isso já é uma utopia.
No presente, pelo menos não deixem acabar a consanguinidade, o amor e a descendência, nem que para tal Deus tenha o dever de assumir o seu papel de Pai e dar às lésbicas e aos homossexuais a possibilidade de fazerem filhos, tendo em conta que a Terra está a ser povoada por esta gente numa mutação prolífera que se desvia das regras da Natureza que fez do Homem e da Mulher os iniciadores das casas de família.

Texto de Marques Pereira
Foto: MP
Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: