12.9.09

Seleção Luso Brasileira de futebol


Esta semana nunca este assunto esteve tão em evidencia. A seleção nacional de futebol de Portugal praticamente renasceu das cinzas, quando sua desclassificação já era considerada como certa.
Tudo seria normal, até porque o time de Portugal é um dos melhores da Europa e possui o melhor jogador da atualidade (Cristiano Ronaldo). Entretanto, nas semanas que antecederam aos jogos , ocorreu a naturalização de mais um brasileiro, o Liedson jogador do Sporting de Lisboa.
Assim, a equipe portuguesa passaria a contar com três brasileiros naturalizados. O Deco, Pepe e o Liedson.
A imprensa portuguesa deu destaque ao assunto e recomeçou a polêmica. Basicamente os portugueses se perguntam se há mesmo a necessidade, pois se sentido patriótico deixa a desejar, dentro das quatro linhas o trio foi o responsável pelo renascimento do selecionado português.
Nas duas ultimas partidas, o empate diante da Dinamarca, e a vitoria contra a Hungria, todos os gols foram feitos pelos brasileiros.
A grande maioria dos argumentos que são contrários a presença de estrangeiros, deve-se ao fato puramente emocional, pois na verdade quando um cidadão passa a ter outra nacionalidade, é porque há um profundo relacionamento com a terra de adoção. Estes jamais deixarão de ser brasileiros, porém são novos portugueses naquilo que estão a construir. Assim não vejo maiores problemas.
Sei que os brasileiros também teriam igual comportamento, embora digam que não, e até me recordo quando numa época que tínhamos deficiência com Guarda-redes, se falou na possibilidade de naturalizar o argentino Andrada, aquele que levou o milésimo gol de Pelé. Recordo-me perfeitamente que foi o suficiente para uma grande discussão.

Aqui desejo uma boa sorte ao Anderson Luis de Sousa(DECO), o português natural de são Bernardo do Campo , Kepler Lima Ferreira(Pepe), e ao Liedson da Silva Muniz, e que façam o melhor pela seleção das quinas.


Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Blogger
Webmaster: Paula Medeiros


Sem comentários: