12.12.09

Lula e Zelaya


Em toda sua historia, o Brasil sempre teve uma característica em suas relações internacionais, a de nunca interferir em assuntos internos de outros países e principalmente manteve sua constante neutralidade.

Sempre foi assim até nos mais delicados assuntos, por exemplo quando do conflito da guerra das Malvinas, bem como do reconhecimento do governo do MPLA em Angola.

O que vemos desde a entrada do governo Lula da Silva, vemos verdadeiras trapalhadas e que podem nos levar ao ridículo perante a comunidade internacional, cujo ápice sem a menor duvida se deve a este apoio ao presidente deposto de Honduras o Sr. Manuel Zelaya.

Para que o nosso leitor compreenda, vamos fazer um pequeno resumo sobre a historia recente deste pequeno país da America Central. O Sr Manuel Zelaya, foi eleito presidente em novembro de 2005. Apesar de aparentemente ser de direita, seu governo apresentou características de esquerda , principalmente com sua aproximação com O presidente Chavez da Venezuela. A constituição de Honduras não permite a re-eleição e o Sr. Zelaya articulava uma consulta popular para se perpetuar no poder. Assim o que aconteceu, por sua desobediência a constituição do pais , o mesmo foi deposto pelo exercito de seu pais, e o presidente do congresso assumiu o poder até a realização das eleições. Tudo seguiria normal, se depois de algum tempo e em plenas negociações o presidente deposto não tivesse retornado ao país esse refugiado na embaixada brasileira.

Com este episodio o que se viu , foi o envolvimento de nosso país em um desgastante processo no qual só quem tem a perder é o Brasil por se expor em um assunto que não é nosso e que não nos traz nenhum bônus diplomático.

O que se vê é que na pratica é que mesmo que veladamente em alguns momentos o governo “Lula” tende em se alinhar ao Chavez, Morales da Bolívia e simpatizantes, bem como a ânsia e a ganância de obter uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU.

O nosso leitor pode ter uma certeza o Presidente Lula só não tenta se perpetuar também no poder porque nossa constituição não permite, e ainda não ousou modificar devido estarmos muito atentos e vigilantes. O Lula posa de democrata, no caso de Honduras , mas é extremamente contraditório quando convida o presidente Mahmoud Ahmadinejad do Irã e reconhece seu governo , quando sabemos a forma em que ganhou as eleições em seu país.

Uma verdadeira trapalhada!

Texto: Paulo Medeiros
Fotos: ANI
Webmaster:Paula Medeiros

Sem comentários: