20.2.11

NO INVERNO DE PORTUGAL HÁ FLORES AMARELAS

Se em algumas regiões brasileiras o Verão foi calamitoso, destruidor e assassino, em Portugal aconteceu o mesmo neste Inverno mas sem grandes dramas e perdas de vida.

À normal chuva para a época juntaram-se nevões nas terras altas, trovoadas, relampejos, inundações e pequenos tornados que destruíram tudo e arrancaram árvores por onde passaram.

Enquanto o Verão continua a ser a época que impera no Brasil, aqui em Portugal dá-se o contrário com o Inverno a cumprir as vontades da Natureza.

Mas as árvores já começaram a acordar e algumas, como as amendoeiras, já estão cobertas de flores que rivalizam com a neve da serra da Estrela.

Estamos em Fevereiro, a um mês do início da Primavera que é o renascer da vida natural em Portugal. E pelas manifestações meteorológicas em curso é óbvio pensar que este ano não vai faltar água e as culturas agrícolas irão ser boas.

Fui almoçar leitão assado da Bairrada (Mealhada) com um amigo, na sua casa de campo, na serra de S. Julião, em Torres Vedras, onde há vestígios da História de Portugal, aquando das invasões francesas. Ali fiz a fotografia do Inverno ao norte de Lisboa num dia cinzento e com algumas flores campestres amarelas espalhadas pelo chão.

Desafio o co-autor deste blogue a mostrar o sol do Verão do seu luminoso Nordeste, para sentirmos o contraste da distância entre as estações do ano entre Portugal e Brasil…


Texto de Marques Pereira

Foto: Marques Pereira

Webmaster: Paula Medeiros





Sem comentários: