18.6.11

JUNHO DE 2011 EM PORTUGAL

Para os leitores portugueses e também para os brasileiros que se interessam pela vida em Portugal, começamos por citar e comentar uma opinião escrita num voto de alguém nas últimas eleições que ditou a passagem de um Governo de Esquerda moderada (PS) para uma governação bipartida de Direita (PSD+CDS/PP.

Políticos: vós sois uma vergonha! escreveu um eleitor no seu voto (nulo) das eleições legislativas e houve outros que votaram em Salazar, mostrando a sua nostalgia e tristeza por verem Portugal na actual situação de devedor sem dinheiro para pagar aos credores financeiros do Estado e a ser governado por estrangeiros.

GOVERNO PSD/CDS “MAIORIA PARA MUDANÇA” de quê? Para o pior que está a chegar, é o que o povo-povo tem de mais certo. Tomou posse no dia 21, ficando constituído pelos seguintes 11 ministros com idades entre os 36 e 59 anos, sendo quatro do PSD, igual número de Independentes e três do CDS/PP: Negócios Estrangeiros (Paulo Portas), Administração Interna (Miguel Macedo, o único “velho”), Justiça (Paula Teixeira da Cruz), Defesa (José Pedro Aguiar Branco), Finanças (Vítor Gaspar), Economia (Álvaro Santos Pereira), Saúde (Paulo de Macedo), Agricultura e Ambiente – (Assunção Cristas), Assuntos Sociais (Pedro Mota Soares), Educação (Nuno Crato) e Assuntos Parlamentares (Miguel Relvas). Este Governo é o mais pequeno de sempre. Irá aguentar-se com o serviço inerente às suas funções e responsabilidades, o FMI, o BCE, a UE e o desespero dos portugueses?





ELEIÇÕES 2011: RESULTADOS OFICIAIS foram publicados em 17 de Junho no jornal oficial do Estado Português. Segundo este documento, o PSD obteve 2.159.181 votos (38,66% e 108 deputados). O PS teve 1.566.347 (28,04% e 74 deputados). O CDS-PP recebeu 653 888 (11,71% e 24 deputados). O PCP conseguiu 441.147 (7,90% e 16 deputados). O Bloco de Esquerda (BE) conseguiu 288.923 votos (5,17% e 8 deputados). Estavam inscritos 9.624.354 eleitores e votaram 5.585.254. A abstenção foi de 41,97%. Houve 148.638 votos brancos (2,66%) e 79.399 nulos (1,42%).

EMIGRANTES QUE VOTARAM FORAM APENAS 33 059. Votaram nulo 260. Votaram em branco 4 957. Estavam inscritos 195 109. Apesar de tão pouco interesse pelo política portuguesa e de tão fraca votação, como já informámos anteriormente o PSD ganhou três deputados e o PS um para as Comunidades da Emigração. Na França, Alemanha e Suíça ganhou o PS. No continente americano, desde o Canadá ao Brasil, e na Oceânia, Ásia e África ganhou o PSD.

PORTUGAL TEM 382,5 TONELADAS DE OURO. Tome nota, Leitor, para no fim deste Governo ver quanto deste “vil metal” ainda ficou armazenado. Ouro e dinheiro parados não fazem progresso nem vida melhor. Mas temos de ter em conta que o ouro é a garantia do dinheiro em circulação. Mais nos bolsos e contas bancárias dos ricos do que na vida dos mais desfavorecidos pela sociedade. Aos preços do mercado, se este ouro guardado no Banco de Portugal fosse distribuído por todos os portugueses, daria 1215 euros a cada um.

INFLAÇÃO ESTAVA NOS 3,7% EM MAIO. Aumentam os preços. Aumentam os impostos. Aumenta o desemprego. Aumenta a fome. Aumentam os cortes nas ajudas sociais. Para que miséria vamos, Governo “Laranja-Azul”?

GÁS AUMENTA 3,9% A PARTIR DO COMEÇO DE JULHO. O novo Governo PSD/CDS já começou a “lixar mais” os consumidores domésticos. E não vão ficar por aqui…

EDP ESTÁ A INVESTIR NO BRASIL 621 MILHÕES. “Esfola” os consumidores de electricidade portugueses e vai meter os lucros num país amigo do outro lado do Oceano Atlântico. É por isto e outras fugas de capital que Portugal não tem um bom futuro.

30% DOS PORTUGUESES SÃO GALAICOS. Esta etnia Galega de que descendem os actuais alto-minhotos é a maior de Portugal, sendo oriunda dos invasores Ligures, Celtas e Germânicos pré-Romanos que se instalaram e viveram nas regiões entre os rios Douro e Minho até à Galiza, Astúrias, Leão e Castela. Quanto à etnia dos Lusitanos ela representa apenas 15% da nossa demografia. A etnia dos Portugueses é muito menor (13%) e destaca-se por serem “mestiços e culturalmente neo-latinos” descendentes dos Romanos e das tribos dos Francos e Germanos.

CARNE DE VITELA BARROSÃ DÁ BOM DINHEIRO. É gado dos montes das regiões do Minho e de Trás-os-Montes, no extremo norte de Portugal. A produção de cerca de 135 mil quilos anuais é consumida a 17 euros, o que contribui para o êxito de um negócio pecuário que rende 2,5 milhões de euros por ano. Os montes do Alto Minho têm boas condições para a criação deste gado bovino. Para resistir à crise há que voltar à agro-pecuária de sobrevivência, pegar na enxada para ter de comer na horta e ir pastar uma vaquinha e duas ovelhas, sem deixar de ter um porco no chiqueiro e umas galinhas na capoeira…







…E JÁ ESTAMOS NO VERÃO DE 2011. Desejamos-lhe umas boas férias, Leitor, inclusive aos brasileiros que vêm visitar a Europa começando por aterrizar em Lisboa. Mas tenha cuidado: a Morte está insaciável e anda a procurar vítimas nas estradas e nas praias de mar e rio!

Texto de Marques Pereira

Fotos: ANI

Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: