20.5.12

Sêca no Nordeste Brasileiro




Depois de uma pausa de alguns anos, o fenômeno natural que sempre assolou a região do Nordeste Brasileiro, voltou com toda força.
Estamos diante  de um ano em que parece mesmo que  de janeiro a dezembro não teremos quase nada de chuvas, e isto já se reflete  na agricultura , na  alimentação do gado, enfim até mesmo na sobrevivência no campo. Percorre-se quilômetros  e só vemos aquela  vegetação acinzentada e um calor causticante que  retira a alegria de até  mesmo  os mais  otimistas.
Todo este quadro já é possível se  ver ao se afastar do litoral, sendo esta  a única região relativamente imune, devido a aproximação com o mar. Outro aspecto preocupante para ser considerado , é o abastecimento de água potável de qualidade para as residências. Não é tarde  lembrar  o quanto é ruim o racionamento de água, e quando ainda se tem, porque há muitas cidades  pequeninas  em que já não há mais nada.
Felizmente o Brasil já esta  com um pouco mais de munição para enfrentar o problema , apesar que  eu particularmente só achar que uma solução mais  definitiva para enfrentar a natureza só vai ser possível com  a transposição das águas do Rio São Francisco. Esta transposição(já foi tema de nosso blog) é um ambicioso projeto, que apesar de estar  longe da  conclusão vai trazer as águas do rio para as regiões secas.
Na verdade o agravante é  mesmo o desequilíbrio social que o fenômeno causa . Adicione-se  a isto muitos anos de descaso e corrupções governamentais. Por enquanto cabe as pessoas tentar conviver e esperar que a natureza tenha piedade dos menos desfavorecidos.








Texto: Paulo Medeiros
Foto: Valter Casianeto
Webmaster:Paula Medeiros

Sem comentários: