27.5.13

Médicos estrangeiros no Brasil


Todos  sabemos  que ha muito tempo que há deficiências no atendimento médico à uma parte significativa  da população brasileira, principalmente para com os mais pobres que dependem exclusivamente do SUS(Sistema Único de Saúde).

Nas ultimas semanas o governo do Brasil começou a estudar a possibilidade de importar mão de obra  estrangeira, exatamente  de médicos. Nem preciso dizer que o assunto virou logo um caloroso debate.

A iniciativa  do governo , tem por planos contratar para as áreas mais carentes ,estes  profissionais ,ou seja nos distantes  e longínquos municípios do interior do país e periferia das grandes cidades onde os nossos médicos normalmente não querem ir. 

Para que  o nosso leitor  entenda, é necessário explicar que  estas localidades não são escolhidas muito mais  pelas dificuldades  e condições de trabalho , do que  propriamente  a  questão salarial. Há cidades  no interior do Amazonas em que é oferecido um salario de  R$ 30 mil Reais (cerca de  dez mil e setecentos  Euros) e não tem nenhum interessado. E, isto acontece devido ser até inconsequente se trabalhar nestas condições.

A principio o governo pensou em trazer os Cubanos, o que seria uma temeridade, haja visto a má formação destes profissionais no que diz respeito a atualização tecnológica em seus cursos. Por fim agora, esta a se  falar em trazer médicos portugueses e espanhóis que queiram trabalhar nestas regiões e apenas no serviço publico com contrato pre-fixado. Quanto a formação, estes não teriam problemas. o que me intriga é como poderão ter profissionais  interessados, onde por exemplo em Portugal há regiões onde há dificuldades  em se ter médicos. Inclusive por lá já até contrataram médicos Cubanos, em uma  experiencia  que não  obteve-se exito.

Talvez pensem até em salários, mas antes de tudo deve-se  empregar o principio da reciprocidade onde estes profissionais  devem obrigatoriamente  realizar exames  de equivalência para poderem exercer sua profissão.

O importante é que  nenhuma destas ações são realmente soluções, o que  percebo é que  a isso deve se chamar incompetência pois são medidas populistas . De que adianta importar mão de obra sem  dar as devidas condições  de trabalho, onde não ha hospitais em quantidade suficiente e onde se faz de conta  que pratica saúde. A verdade é que no Brasil, ou se tem dinheiro para um tratamento digno ou se sofre nas filas intermináveis  de  atendimento. O pouco que é  feito é  apenas no atendimento basico, pois  na necessidades de tratamento mais especializado, é um horror. A unica  exceção é  feita ao tratamento da SIDA, onde realmente se conseguiu um destaque  a nível mundial.

Assim , médicos de  Portugal, se vierem ao Brasil, não imaginem praias e belezas naturais. imagine  em municípios isolados onde ate internet é um artigo de luxo, ou postos  de saúde das periferias e  em locais onde até a policia tem receio até em circular.

Mais uma vez, o nosso povo fica  a espera onde solução simples, como o próprio conselho federal de medicina  propõe , a criação do cargo de carreira do Medico a nível federal, pois ao nível que esta  tudo vai ficar na  mesma.

E na mesma o Brasil esta, faz tempo!


Texto: Paulo Medeiros
Foto: WEb
Webmaster: Paula Medeiros


Sem comentários: