5.8.13

PORTUGAL CHEIO DE FESTAS E A VIDA CONTINUA







Em Agosto milhares de emigrantes portugueses espalhados por todo o mundo regressam às suas aldeias e vilas de norte a sul do País para festejarem, profana e tradicionalmente, os seus inventados “santos” e “santas” com grandes comezainas bem regadas por vinho e cerveja.

A música regional e os cantores populares dão alegria aos palcos e terreiros, acompanhados de “coristas” com muito corpo para mostrar aos olhos gulosos e desejosos de “carne” portuguesa saltitante, sensual e risonha.

Os festivais de música “rock” repetem-se de norte a sul e os jovens aproveitam estes eventos para ir dormir e copular com os namorados e as amigas íntimas em tendas onde só há espaço para um e mal.

As largadas de touros e as touradas enchem vilas e praças tradicionais onde os cavalos, bois e vacas são tidos como “cultura do povo” local.

As praias, com ou sem sol de Verão, enchem-se de homens, crianças e jovens vestidos e despidos. E, apesar da fome causada pela atual política do governo ladrão da Direita, há cada vez mais mulheres gordas a “derreter banha” pelas areias douradas.

Os jogos do futebol de pré-época 2013/14 já chegaram e todos já podem aplaudir, alegrar-se, zangar-se, gritar contra os árbitros e aplaudir e assobiar o Benfica, Porto, Sporting, Braga e os outros clubes de todas as dimensões clubistas e bairristas.

Apesar de toda esta alegria e liberdade de viver as férias de Agosto, há dois “gajos” que só podem sair à rua protegidos por mais de duas dezenas de polícias e guarda-costas: o presidente da República da República (Cavaco Silva) e o primeiro-ministro (Passos Coelho) que são os fazedores da desgraçada vida dos portugueses e de Portugal.

Mesmo assim, com diversos montes de Portugal a arder, tanta pobreza e fome, mais tantas dificuldades para viver com dignidade e como europeus iguais em direitos e salários, estamos a viver e a morrer num mês de sol, alegrias e diversão…



Texto de Marques Pereira (04.Ago.2013).
Fotos: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros




Sem comentários: