10.8.13

Quando falta Educação.



Não me canso de falar, mas,  as  enormes dificuldades que  encontramos no Brasil, se baseia na terrível deficiência educacional que proporcionou a um país tão rico, ter ainda tanta gente pobre.

Acho engraçado quando dizem que há muitas oportunidades e não se  consegue  explicar tanta corrupção e tanta roubalheira e pessoas que se acostumaram com a mendicância e o envergonhante "jeitinho brasileiro". 
Esse " jeitinho', nada mais é do que valorizar a cultura  de se tentar levar vantagem em tudo e não importando os métodos utilizados.

Passamos nas ultimas gerações perdendo muitos princípios culturais, e em sua  maioria  proporcionais  ao desequilíbrio educacional onde os governantes  com sua politicas equivocadas faziam de conta  que  ensinavam , começaram a remunerar mal  os educadores  e priorizaram outras coisas na sociedade.

Em cerca de 50 anos desencadearam tantas coisas que superaram talvez ate  mesmo os  anos  anteriores  reunidos. Nas grandes  cidades, nas  favelas que  se formavam nada  foi feito em infra estrutura, politicas de presença  do estado, enfim nada. Daí , é o filme que já  conhecemos , as gangs e os  traficantes  começaram a  substituir o estado.

A violência  aumentou, e as gerações  ali nascidas no período, só aprenderam com a  criminalidade. Nada foi feito, e até  nos  anos 90 tentaram uma  ocupação com tropas das forças armadas. Resultou em um  conflito ainda  mais  perigoso, e  depois  foi  suspenso.

Não necessita  ser um grande  expert, mas dá  para desconfiar enormemente destas atuais  ocupações  do estado, com UPPs etc. Querem nos  iludir  com a  mensagem que naquelas regiões  não acontece mais  nada , que  esta  tudo resolvido e  que  a Copa  do  mundo vai ser uma maravilha, e que nada  vai acontecer.

Isso é  espetáculo pra  estrangeiro ver. querem criar uma  aureola de paz onde não existe. Não gosto de ser pessimista, mas é não acredito em magicas. Acredito em um processo continuo  e disciplinado de educação e apego de nossos  governantes, assim talvez e o futuro  meus  netos possam viver  numa  sociedade melhor. 

Se faz necessário investir nos pilares da sociedade, e neste  contexto priorizar a educação, pois sem ela  vamos  continuar  a ver a hipocrisia  que  nos rodeia!


Texto:Paulo Medeiros
Foto: Web
Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: