31.5.14

Novo Rock Nordestino


Por: Paulo Medeiros( Brasil)



Em uma rede social recentemente fiz uma afirmativa  que em alguns dias se traduziu em muitas perguntas de amigos  e colaboradores. Eu dizia que  me sentia feliz de estar presente em um evento, mais especificamente na gravação do DVD do cantor Bhiyra Mariano na cidade de Camalaú - PB, bem no centro do Cariri nordestino.

O que  me chamou a  atenção, foi não apenas ser participativo, mas sim de estar testemunhando um rock, que não é muito comum naquelas paragens e bem diferente dos outros similares pelo Brasil afora.

Vi canções, grande parte do cantor, mas também de  outras de compositores  da região. As mesmas apresentaram um forte conteúdo poético, onde através de uma linguagem simples, e pelo som foi permissível  transmitir um grande conteúdo ao vasto auditório. 

Trata-se de um rock de aspecto sui- generis, onde a balada nos  envolve de forma  impar com um conteúdo forte, forte como o Nordestino brasileiro , e que nos  passa muito.

Acredito que um dia teremos oportunidade de ouvir falar por este país afora muito do que foi apresentado ali e até mesmo quem sabe nas comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo.

Cabe- me aqui apenas apresentar ao nosso leitor para que tire suas próprias conclusões, afinal o mundo da musica é extremamente complexo, mas também criativo a ponto de um momento para outro podermos estar diante de uma joia rara.

Outro argumento forte que trago nesta  apresentação, é que a musica que ao final vou lhes deixar para apreciação é de autoria de um antigo colaborador do Lusitânia Perdida , o João Aurélio, que por alguns anos viveu nos arredores do Porto, em Portugal. O João Aurélio, hoje aqui não apresenta nenhum texto mas apresenta na voz do Bhiyra Mariano  a musica "Combinação Perfeita", assim como a vida é perfeita em nos proporcionar o tempo certo para se apresentar as combinações.

Espero que gostem! 

1 comentário:

João Aurélio disse...

Obrigado pelo belo texto meu caro Paulo e pelo apoio dado ao trabalho de Bhyira e à música Combinação Perfeita. Como pessoa exigente e de bom gosto em relação à música como a outras artes, seu elogio é motivo de orgulho e sei que é genuíno. Abraço