31.12.14

O método Socrático





Apresento ao amigo leitor, o ultimo texto do ano, escrito pelo jornalista brasileiro Leonardo Coutinho, extremamente conceituado da Revista Veja, a de maior circulação no Brasil, concluindo com chave  de ouro os aspectos políticos em debates  e comprovações sobre  o que  acontece no Brasil e em Portugal. Apresentamos um complexo cruzamento entre os governos  de esquerda dos dois lados do atlântico onde em aspectos objetivos se vê enriquecimento ilícito enquanto o povo paga a conta. Comprova-se assim que minhas escolhas  e meus pensamentos estão corretos nas qualificações  apresentadas por nosso blog .  

"O Método Socrático


Preso por corrupção, o ex-premiê português José Sócrates usava a influência do cargo para fazer lobby de empresas.

O socialista José Sócrates foi primeiro -ministro de Portugal de 2005 a 2011. Em seu governo, o desemprego quadruplicou e a divida publica chegou a 97% do PIB. As falhas de gestão,somadas à crise internacional, fizeram o país mergulhar em uma situação mais melancólica que os fados. Apesar de seu fracasso, Sócrates  era incensado pelo então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva  e pelo Venezuelano Hugo Chávez. No dia 21 novembro, o que restava da imagem de estadista de Sócrates ruiu de vez. A justiça portuguesa decretou sua prisão  preventiva pelos crimes de corrupção,fraude e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de montar uma intricada rede deco tas na Suíça e empresas offshore para esconder a fortuna que amealhou quando estava no governo. Segundo as autoridades portuguesas, vários imóveis de propriedade do político em Portugal e na França estão registrados em nome de empresas sediadas nas ilhas Virgens. Uma das principais fontes de recursos de Sócrates  era o serviço de Lobby que ele prestou durante  e após seu mandato a frente do governo.

Segundo os investigadores, Sócrates tem 17 milhões de euros em contas na Suíça em nome de um empresário amigo. O dinheiro é resultado de comissão paga por uma empreiteira contratada por Hugo Chávez para construção de casas populares na Venezuela. O contrato de 998 milhões de dólares  foi intermediado por Sócrates em 2010,quando ainda era primeiro -ministro. Em 2013, o português assumiu a presidência do conselho para a América latina da farmacêutica suíça Octapharma. Os investigadores suspeitam que, além de se valer de seus bons contatos com governos de outros países para fechar negócios vantajosos, Sócrates usou o cargo na multinacional ara lavar o dinheiro que havia acumulado ilicitamente em anos anteriores. O Ministério Público português sustenta que a farmacêutica simulava o pagamento de bônus a Sócrates para justificar a origem do dinheiro escondido em suas contas secretas na Suíça. A Octapharma é velha conhecida da justiça brasileira. Em 2004, a empresa foi apontada pela policia Federal como parte de um esquema que desviou 2 bilhões de dólares do Ministério da Saúde. A operação Vampiro identificou que as empresas combinavam preços e fraudavam licitações na venda de hemoderivados destinados ao tratamento de hemofílicos e pacientes com câncer e aids. Em 2008, o Ministério Público do Brasil denunciou a Octapharma pelos crimes de fraude em licitações e superfaturamento, pediu o cancelamento dos contratos e a devolução do dinheiro desviado. O processo se arrasta na justiça. Por ironia, no mesmo ano a Octapharma voltou a vender remédios ao governo brasileiro, depois de três anos afastada. Em fevereiro do ano passado, Sócrates desembarcou no Brasil com a missão de ampliar as exportações da empresa. Foi recebido pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. Desde 2008,o governo brasileiro já pagou 880 milhões de reais á Octapharma."

 Leonardo Coutinho

Texto introdutório: Paulo Medeiros
Texto Principal: Leonardo Coutinho
Fotos : WEB

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Desejamos a todos os nossos leitores, colaboradores  e simpatizantes :


Um Feliz Ano Novo e que 2015 tenhamos um mundo melhor!




Sem comentários: