9.2.07

A IGREJA DE JESUS CRITO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS


A Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias (mórmons) está em Portugal desde a década de 80 do século passado e no Brasil há muito mais tempo chegando hoje a cifra invejável de quase 1000000 (um milhão) de membros.

No caso em particular Portugal, a igreja conta atualmente com cerca de 35000 (trinta e cinco mil) membros, com crescimento notável.

Para que o leitor tenha um conhecimento mais global sobre esta entidade religiosa é necessário fazer algumas explicações. Do ponto de vista religioso os membros seguem às normas de conduta e trabalho sociais que considero impecáveis. Projetos como “Mãos que Ajudam” têm proporcionado melhoria de vida a muitos pelo mundo afora.

Tudo começou em 1823, no estado de Nova Iorque. Joseph Smith, um filho de fazendeiros, recebeu uma revelação de um anjo que o disse onde estavam enterradas placas de ouro com ensinamentos da verdadeira fé, escritos em egípcio reformado. Joseph Smith traduziu com a ajuda de Urin e Tumin (acredito serem lupas especiais ou divinas). Quando terminou a tradução o profeta mandou imprimir os ensinamentos, formando o chamado livro de Mórmon que hoje é distribuído mundialmente (seria bom o leitor ler o próprio livro).

Os mórmons não se consideram uma religião a mais, e sim a igreja restaurada de Jesus e por isto segue-se também a Bíblia.

O presidente é a autoridade máxima da igreja, o profeta dos dias atuais. Abaixo do presidente, como no início do cristianismo estão os doze apóstolos.

Os mórmons acreditam que qualquer um pode receber revelação direto de Deus, mas somente o profeta poderá receber revelações que possam alterar a doutrina da igreja e as normas de conduta dos fieis.

A religião impõe, ou são orientados, por exemplo, a manter a castidade até o casamento, pois o corpo é templo de Deus e por esta razão deve ser preservado. O corpo também não deve ser maculado com chá preto, café, álcool ou drogas ilícitas.

Em Portugal há várias estacas, notadamente em Lisboa, Setúbal, Oeiras, Porto, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Particularmente destaco a estaca de Setúbal que mantém um sitio na internet:
http://www.alaum.net

Aí o leitor poderá ver com maiores detalhes todo o trabalho, mantido sempre por colaboradores e voluntários. Gosto muito do trabalho social e acredito que toda a obra deve ser lida e observada.

Se muitos concordam ou não com a doutrina, isto é outro aspecto, mas a verdade é que não temos condições de ignorar tamanho trabalho como entidade religiosa.

Texto: Paulo Medeiros
Webmaster: Paula Medeiros
Foto: Arquivos cedidos por colaboradores

1 comentário:

Rui Canas Gaspar disse...

Olá Paulo e Paula
O texto está muito bom, quase correcto.
Apenas algumas ligeiras precisões:
1. AIJCSUD está oficialmente em Portugal desde 1974.
2. Em Portugal existem 6 Estacas (correspondente a Dioceses) Porto, Porto Norte, Coimbra, Oeiras, Lisboa e Setúbal. As restantes localidades mencionadas são "distritos" (ou seja ainda não se qualificam para serem Estacas)
O www.alaum.net está de facto sedeado na cidade de Setúbal, Estaca de setúbal, mas não é um sitio oficial, é particular mantido, de facto por membros da Igreja e com colaboradores de diversas estacas de Portugal, Brasil e resto do mundo.
Com a finalidade da informação SUD, veiculada pelo ALAUM chegar mais rápidamente aos destinatários, foi criado o http://lugarmormon.blogspot.com
Um abraço para voçês e um bom Domingo
Rui Gaspar