21.4.07

AMERICA LATINA (Considerações pessoais)



Estes anos de Europa me proporcionou muitas coisas, e dentre elas destaco uma ampla modificação no aspecto de ver o mundo e muitas outras coisas.

Esta minha primeira afirmação baseia-se principalmente em minha oportunidade pessoal de poder conviver não somente com outra cultura, mas principalmente compartilhar idéias com outros de outras nacionalidades. E em meio a este mundo tão globalizado, vivendo em terras de Espanha, passei a conviver com outros sul-americanos hispano descendentes.

Tenho companheiros argentinos, venezuelanos, colombianos, etc. Muitos dos laços que os une a Espanha, são muito parecidos como os que nos une a Portugal. Mas a realidade política atual modificou, e muito, todos estes laços. Para isto há inúmeras causas tais como a imigração oriunda destes países, bem como esta união européia.

Continuando, e ainda falando das relações entre Espanha e os demais países da fala hispânica, muito também tem mudado, para se ter uma idéia chegou-se neste momento a se exigir vistos de entrada para entrar em Espanha. Isto é forte, e é como se de repente os brasileiros necessitassem de um visto para entrar em Portugal. O que até não seria má idéia depois de tantas injustiças e desencontros no aeroporto de Lisboa.

O que eu quero dizer com tantos comentários é simplesmente afirmar que essa balela de laços históricos e outras coisinhas na prática não servem de nada. Os europeus construíram o seu bloco e o que vem de fora pouco está interessando.

Os brasileiros historicamente mal olhavam aos seus vizinhos. Durante séculos era como se não existissem. Do lado de lá tudo também era muito parecido. Felizmente em estes dias mais atuais a mentalidade democrática e novos governos estão abrindo caminhos para que tenhamos vida e projetos comuns. Descobriu-se de ambos os lados que temos a necessidade de fazer a nossa parte pois assim teremos uma oportunidade história de mostrar ao mundo que não somente existimos, mas que também somos fortes tanto na política como economicamente.

Para o leitor ter uma idéia, imagine uma união completa entre Brasil, Argentina e Venezuela. Já dá o que pensar...

Primeiramente, temos que resolver o dever de casa. Diminuir nossas desigualdades, promover nosso crescimento econômico principalmente livre do capital internacional.

Tudo que falo não é um sonho, é acreditar que temos capacidade e potencial. É triste ver uma terra que no passado recebeu tanta gente e a quem deu tantas oportunidades hoje ter que ver seu jovens emigrarem para Europa ou Estados Unidos para trabalharem em subempregos e serem explorados por aqueles que nem sequer reconhecem a sua existência.

Realmente, não necessitamos passar por isto! Temos que integrar para não entregar...


Texto: Paulo Medeiros
Webmaster: Paula Medeiros
Foto: http://www.marxist.com/bolivia-peoples-assembly090605.htm

Sem comentários: